Teixeira de Freitas: Na última terça-feira, 11 de abril, aconteceu na Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas uma Aula Magna, realizada pela Prefeitura de Teixeira juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A Aula Magna do Curso de Residência Médica, foi o pontapé inicial de mais um avanço em busca da melhoria da saúde em Teixeira, que além de atender aos teixeirenses, atende toda uma região com mais de 600 mil habitantes.
Com o curso de Resistência Médica, médicos que já atuam em outras áreas, vieram para Teixeira, onde estão residindo e buscando novas especializações, isso foi o que afirmou a Coordenadora do curso, Dra. Simone Teixeira. Na Aula Magna estiveram presentes o prefeito Temóteo Brito, os secretários José Archângelo Depizol (Saúde) e Hermon Freitas (Educação), Rita de Cassia Pedrosa (coordenadora estadual de transplantes), Dra. Márcia Moraes (professora da UFSB) e o Dr. Evan Barreto.
Em conversa com nossa equipe de reportagem, o secretário Archângelo falou o quão é importante para Teixeira a chegada desses residentes, que além de experiência, alguns certamente irão escolher Teixeira como cidade para seguir a vida profissional, já que em breve teremos a inauguração da Policlínica. De acordo com a Dra. Simone, que também coordena a COREME, o Programa, além de trazer jovens médicos que já estão instalados na cidade, traz Ciência. Segundo a coordenadora, 15 médicos já estão em Teixeira, e completa o curso de graduação e pós-graduação, que já estão disponíveis na UFSB.
Já o prefeito Temóteo, que vem sofrendo alguns questionamentos na área da saúde foi direto: "Não adianta falar, temos que trabalhar e estamos trabalhando. Essa Aula Magna que acontece aqui hoje, mostra o crescimento e desenvolvimento da cidade. Pois, são médicos já formados que chegam para buscar especialização. Então, é algo marcante e histórico, por isso estive com o reitor da UFSB e estou e continuarei dando todo apoio para esse curso, já que a Residência Médica é um programa da Secretaria de Saúde".
O prefeito ainda disse que as denúncias sérias e críticas construtivas são essenciais, e serve até de incentivo, mas falácias, não contribuem em nada para Teixeira. O prefeito ainda disse que vem buscando um programa para incentivar o primeiro emprego, pois esse é um dos passos mais importante na vida profissional e na continuação da formação de homens e mulheres. O prefeito ainda falou sobre obras e garantiu que mais de 100 ruas serão asfaltadas, bem como disse que continua buscando indústrias e empresas para Teixeira.
Por: Rafael Vedra/Liberdadenews