Teixeira de Freitas: O prefeito de Teixeira de Freitas, Temóteo Brito, apresentou à imprensa e à sociedade nesta segunda-feira, 21 de agosto, mudanças estratégicas, e também o que chamou de rodízio nas Secretarias de Saúde e de Meio Ambiente, importantes pastas para a administração, principalmente a de Saúde, pasta mais cobrada e de maior responsabilidade. A secretaria de saúde, tinha como secretário o professor Arcângelo Depizzol, e a Secretaria de Meio Ambiente tinha como secretário, Marcelo Mattos. Com as mudanças e adequações realizadas, Marcelo Mattos volta a assumir a direção do CER IV, e o professor Arcângelo assume a Secretaria de Meio ambiente.
A expectativa era para apresentação do novo secretário de Saúde, e ela foi feita. A partir de hoje, Teixeira ganha um novo secretario de saúde, Rodrigo Kuada, graduado em Saúde Pública; ex-diretor do Núcleo Regional de Saúde do Extremo Sul e ex-diretor da 9ª DIRES. Em discurso realizado no auditório, anexo ao seu gabinete, o prefeito Temóteo afirmou: “Não é uma mudança, é um rodízio. Pois, aqui estão pessoas de confiança, pessoas honestas e capacitadas para as funções a elas designadas. O professor Arcângelo fez um belo trabalho à frente da saúde e encontrou muitos problemas e desafios, mas, bateu no peito e encarou. Assim como o secretário Marcelo, dedicado e eficaz, assumiu o Meio Ambiente e deu uma nova cara para aquela secretaria, tão criticada".
O prefeito continuou: "Chega agora para esse time o ex-diretor da DIRES, Ricardo Kuada, que tenho certeza, vai dar continuidade às melhorias já vistas na saúde do nosso município”. Em entrevista à nossa equipe de reportagem, o novo secretário foi categórico e disse: “Sei dos desafios, mas, estou pronto, e quero humanizar a saúde de Teixeira de Freitas. Quero que o povo seja bem tratado. Às vezes falta isso, respeito e carinho com o nosso povo. Quero conhecer da criancinha que nasce na UMMI, até aquele cidadão ou cidadã da melhor idade que precisa de cuidados. Conto com o apoio de todos, enfermeiros, médicos, auxiliares, a população, para que possamos juntos, mudarmos e melhorarmos a cada dia”, afirmou o secretário.
Já Marcelo Mattos, disse que retorna para um local onde conhece na essência, e falou o quão gratificante foram os meses passados à frente do meio ambiente, onde disse que aprendeu muito, e que agora retorna ao CER IV com o mesmo empenho. “Já estive no CER IV, local que conheço bem, e agora retorno com muita vontade de continuar o trabalho já realizado ali. Temóteo me deu apoio e confiança no Meio Ambiente, e garantiu total apoio nos desafios e trabalhos no CER, que é uma grande conquista e revolução positiva, não só para Teixeira, mas, para toda a região”.
Em entrevista, o professor Arcângelo fez um rápido balanço dos 07 meses à frente da saúde do município e apontou os maiores desafios enfrentados: “Encontrei a saúde com problemas na alta complexidade e também no atendimento básico. Muitas cobranças, críticas, a saída da Pro Vida, foram momentos delicados, onde medidas precisaram ser tomadas. Agora o Ricardo, estará à frente da pasta, e tenho certeza que os objetivos da administração serão alcançados. Assumo o Meio Ambiente, uma pasta bem diferente, pois, na Saúde eu tinha mais de 2.000 pessoas, no Meio Ambiente são 16. Mas, irei conhecer e desenvolver o meu trabalho, sempre voltado para a legalidade. Jamais fiz, e jamais terei meu nome envolvido em algo ilegal”.
Ainda durante a apresentação, o prefeito falou diretamente aos vereadores, pediu apoio e disse que cortes precisarão ser feitos, e que para isso, será cortado na carne. O prefeito disse que a folha está acima do ideal para que as contas sejam aprovadas, e buscará a todo o custo, uma solução. De forma dura ele afirmou: “Vamos cortar na carne, não quero que me cobrem se eu cortar os apadrinhados. Quero que vocês vereadores me entendam, pois isso é necessário, trabalhei sábado o dia todo, domingo o dia todo, e junto com minha equipe de governo, estamos vendo onde irão acontecer os cortes”. Por fim, o prefeito falou da reunião que teve com o Senador Otto Alencar, e das reuniões com o Governador Rui Costa, onde foram apresentados diversos projetos, e de início, terá a injeção de 8 milhões em investimentos voltados para a Saúde, sendo que a maior parte desse valor serão destinados á radio terapia. O prefeito disse que em setembro pretende inaugurar a Policlínica e em outubro espera fazer com que a Expô de Teixeira volte a ser um das maiores da Bahia.
Por: Rafael Vedra/LiberdadeNews