Ramiro Guedes
EXEMPLO
Um homem que se tornou exemplo como artista e como ser humano foi o genial Mário Lago. Lutador pela liberdade, esteve preso por inúmeras vezes no governo ditatorial de Getúlio Vargas e pelo golpe de 1º. de abril de 1964, o famoso golpe da mentira. Radialista, ator de teatro e televisão, poeta e prosador, cantor e compositor, Mário Lago fez de tudo bem. Lembrar Mário é lembrar da inteligência e do homem sóbrio e bom, sempre preocupado com os colegas. É dele a frase: “Tenho um acordo com o tempo. Nem eu fujo dele, nem ele me persegue. Um dia, a gente se encontra”.
Mário Lago, um brasileiro essencial.
LÁ EM CURPIOBA MIRIM
Segundo nosso correspondente em Curpioba, Sóstenes Cauim Velásquez, com o governo de D. Brígida a cidade deixou de ser séria nas mínimas coisas. Em alentada correspondência, Sóstenes avisa que nem o desfile de 7 de setembro está sendo encarado com a devida seriedade. Cauim pontifica: “Como a educação está à deriva, com o secretário Trimegisto Tinga apenas querendo mostrar autoridade, temia-se um fracasso de público no dia da Independência. Os alunos estão largados, os professores perdendo direitos, os pais insatisfeitos e nem uniformes a Prefeitura forneceu ao corpo discente. Para evitar o fracasso, a Prefeitura resolveu fazer um concurso entre as escola desfilantes e premiar as vencedores. O desfile, uma data cívica, comenta Cauim, “virou competição, para garantir a ida de pais e alunos ao evento.”
Para Cauim, coisas da mentira.
ESCURIDÃO
Em dia de reunião do Coletivo das Artes, esse escriba, levado de carona pelo amigo Cil Farney, pode avaliar a escuridão que toma conta de Teixeira de Freitas. De cidade bem iluminada no tempo de João Bosco, nos deparamos agora com uma cidade alcouce de bandidos e marginais, que se aproveitam das trevas pAra praticar suas estrepolias ilegais. O Bairro Santa Rita, por exemplo, é uma escuridão só.
É urgente que a administração faça alguma coisa, além de inaugurar as obras que João deixou.
AINDA EM CURPIOBA MIRIM
Na nossa progressista cidade, assim como em Teixeira de Freitas, a escuridão campeia e a iluminação pública é uma quimera. Sóstenes Cauim, nosso beligerante correspondente em Curpioba, avisa que o insano passou por lá. A Prefeita mandou comprar duas mil lâmpadas para minorar a escuridão. O caso é que as lâmpadas entregues à administração são de segunda qualidade. Acesas, não duram uma semana e apagam de vez. Cauim afirma que a Prefeitura está tentando voltar o negócio atrás e trazer lâmpadas de qualidade melhor.
Por enquanto, não conseguiu.
GEDDEL E OS 51 MILHÕES
O ex-ministro Geddel, filho de Afrísio, está todo agradecido à PF, que localizou o dinheiro (51 mi) que, segundo ele, Geddel, filho de Afrísio, não sabia onde estava.
Afinal, são apenas 51 milhões e alguma coisa...
POR FALAR NISSO...
Quando a gente lembra de Geddel, filho de Afrísio, quando aconteceu o impeachment de Dilma, e ele falava que ninguém aguentava tanto roubo, ele sabia exatamente do que estava falando.
Será que são apenas 51 milhões?
FAZENDO CONTAS
51 milhões rendem na poupança, a 0,5% ao mês, a bagatela de 255 mil limpinhos.
Boa grana mensal, né pessoal do salário mínimo?
PREVISÍVEL
Depois da trapalhadas de Janot,é bastante previsível que ele, para despistar, ataque Lula e Dilma. Mas, daí a reviver o powerpoint de Dellagnol chega a ser ridículo e risível. Janot acaba de ressuscitar Temer.
E de naufragar, definitivamente.
SÓ MORO PODE?
“No rompimento da barragem de lama da Procuradoria Geral da República ficamos sabendo, com grande escândalo, que as gravações feitas por Joesley Batista foram solicitadas e orientadas pelo Ministério Público. Muito bem, isso é correto? Se não é, porque o Tribunal Regional Federal da 4ª Região referendou a atitude do “juiz-investigador” Sérgio Moro em fazer o mesmo com um dos delatores do caso Banestado, como se lê no voto do desembargador José Paulo Baltazar Junior, em caso em que o juiz, defendido por sua mulher Rosângela, era parte nos embargos de um pedido de nulidade?”
A parte citada é do Tijolaço e a pergunta se transforma em afirmação: Moro pode, por mais ilegítima que seja a ação.
OS PESOS
50 mil encontrados no apartamento de Lula geram escândalo. 51 milhões encontrado no apartamento de Geddel, filho de Afrísio, geram repetidos pedidos de moderação.
Esse é o Brasil independente de hoje.
ESCLARECIMENTOS
O ex-prefeito João Bosco foi entrevistado por uma rádio de Itamaraju e perguntado sobre os motivos da derrota nas últimas eleições em Teixeira. Bosco foi firme e acusou parte da mídia teixeirense (Rede Sul Bahia, esclareça-se) por ter feito, durante todo o seu mandato, críticas e calúnias contra ele. Bosco também admite erro na condução da campanha, pois preocupou-se mais em administrar do que fazer política.
Disse o que achou que era e usou seu direito de dizê-lo.
FECHANDO COM MÁRIO LAGO
“Eu fiz um acordo com o tempo... Nem ele me persegue, nem eu fujo dele...
Qualquer dia a gente se encontra e, Dessa forma, vou vivendo Intensamente cada momento...”
“Três coisas pra mim no mundo Valem bem mais do que o resto Pra defender qualquer delas Eu mostro o quanto que presto É o gesto, é o grito, é o passo É o grito, é o passo, é o gesto”
“Gosto e preciso de ti,
Mas quero logo explicar,
Não gosto porque preciso.
Preciso sim, por gostar.”
“Quando o homem perder a esperança, pode apagar o arco-íris.”