Ramiro Guedes

AVISO AOS NAVEGANTES

Esse escriba, sem achar que isso é virtude, avisa a possíveis futuros e presentes difamadores (difamadores e não defamadores) que não participamos de complôs para derrubar quem quer que seja de qualquer cargo, público ou não. Complô é coisa de bandido, de gente desonesta, de invejoso. Nada disso é  de nossa índole.

Aliás, o cargo de quem comenta esse fato é tão ridículo quanto o próprio comentarista: alguma coisa abaixo de zero.

7 DE SETEMBRO NO DUQUE

No Duque de Caxias, o desfile de 7 de setembro aconteceu na parte da tarde. Sobrou desorganização e falta de acompanhamento. Como o trânsito não foi acompanhado, uma garota foi atropelada em pleno circuito do desfile. Pais reclamam que apenas 3 funcionários da Secretaria de Educação lá estiveram, deixando o evento sem estrutura apropriada.

Esperam  mais capricho da próxima vez.

7 DE SETEMBRO EM TEIXEIRA

Como acontece em todo desfile de 7 de setembro, o povo esteve em massa no desfile do Dia da Pátria. As escolas compareceram, também as representações militares e os segmentos culturais. Notou-se a ausência da Orquestra 9 de maio, que sempre participou do desfile. Os responsáveis do ICED afirmam que só receberam o convite para desfilar na tarde de 6 de setembro, o que não deixou tempo para ensaios.

A Orquestra fez muita falta.

FECHAMENTO

Pais estão reclamando muito do fechamento do noturno na escola Clélia, no Santa Rita. Segundo eles, a alegação da Secretaria de Educação é que os poucos alunos não justificam a manutenção das séries, tanto pedagógica quanto economicamente. Perguntam os pais: e a função social da escola?

Respostas em aberto.

FUROR

Causou furor nos meios políticos da Bahia a operação policial Opinião, que investiga empresas do deputado Marcelo Nilo. Uma delas, a agência de pesquisas Babesp, seria de propriedade do deputado, ainda que ele negue isso,  e estaria sendo usada para lavagem de dinheiro de Caixa 2. A Babesp também teria falsificado pesquisas,  buscando influenciar resultado de eleições.

Aguardemos as apurações.

LÁ EM CURPIOBA MIRIM

Lá em Curpioba, especula-se muito os motivos de tantas viagens de D. Brígida. Dizem que ela está acometida de grave doença e as viagens são por conta de tratamento, já que a prefeita não quer passar o cargo ao vice, atual desafeto seu. Só há uma maneira de matar tais boatos: a prefeita vir a público admitir ou desmenti-los.

O resto é fofoca.

AINDA EM CURPIOBA MIRIM

O nosso correspondente Sóstenes Cauim Velásquez mandou avisar que, nos próximos dias, uma bomba de alto teor explosivo político irá sacudir os ares de Curpioba Mirim.

Segundo Sóstenes, é coisa de dar cassação.

Vixe!

VIVIANE MOREIRA

Circula nas redes sociais um vídeo em que a repórter Viviane Moreira dirige ofensas a uma criança de nove meses. Depois da postagem, uma pergunta é feita no vídeo: “qual a confiança que uma repórter assim pode ter?” Postada por desafetos políticos de Viviane, a mensagem comete um erro brutal de avaliação: o que tem a ver a atitude da repórter com suas matérias jornalísticas? Se forem verdadeiras as imagens mostradas no vídeo, a atitude da repórter é reprovável, mas não compromete a qualidade ou não de suas matérias. Delas, o que tem que ser debatido é se são verdadeiras ou não.

O resto é mágoa de quem se sente atingido.

PREVISÃO

Ainda que muitos não acreditem, Lula, com provas ou não, deve pegar em torno de 50 anos de cadeia. Para moro et caterva, provas são detalhes, o necessário é alijar Lula da disputa de 2018.

Se ele for candidato, será presidente.

SAMARCO E A INDENIZAÇÃO

A SAMARCO, responsável pelo maior desastre ambiental do Brasil em todos os tempos, ainda não cumpriu sua parte na indenização das vítimas do rompimento da barragem, fato que causou o desaparecimento da povoação de Bento Rodrigues, próximo a Mariana. Alega a SAMARCO dificuldades financeiras. Só que fez um acordo milionário (61 milhões) para pagar comissões a uma advogada por uma contestada venda de créditos tributários há 17 anos. Para isso, a SAMARCO tem dinheiro.

Como dizia uma personagem de Chico Anysio, “povo é só um detalhe”.

GEDDEL, FILHO DE AFRÍSIO

Muita gente aposta que Geddel, filho de Afrísio, vai negociar em breve uma explosiva delação premiada. Quem conhece a figura afirma que ele não agüenta pressão.

Sobre isso, o Planalto tem calafrios intermitentes.

DUPLO ABSURDO

A prisão da prefeita de Santa Luzia (MG), acusada de participar do assassinato de um jornalista, ainda abriga mais um absurda. Através de uma manobra ilícita, a prefeita teria desviado 20 mil reais da saúde para bancar o crime. Matou com dinheiro público.

O Brasil, cada dia mais, se esmera no surrealismo.

FECHANDO COM FERREIRA GULLAR

Madrugada

Do fundo de meu quarto, do fundo
de meu corpo
clandestino
ouço (não vejo) ouço
crescer no osso e no músculo da noite
a noite

a noite ocidental obscenamente acesa
sobre meu país dividido em classes.

Raquel Brito: A Gari que sonha em representar Teixeira de Freitas no

Teixeira de Freitas: Raquel Brito, uma mulher de 38 anos, nascida em Boca do Córrego, município de Belmonte/Ba, é mais do que uma simples gari.

PL 5.009/2019 sancionado: “Uma vitória para a cultura brasileira e

Brasília: Em uma grande vitória para a cultura brasileira, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira (26) três

Google proíbe publicidade política para as eleições municipais

O Google informou nesta quarta-feira (24) que, a partir de maio, vai proibir a veiculação de anúncios políticos para as eleições

Teixeira de Freitas celebra Emancipação com antecipação de

Teixeira de Freitas: A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas anuncia uma alteração no calendário de feriados locais: o feriado municipal

Trajetória de Lucas Bocão: De Radialista a Político

Teixeira de Freitas: Regionalmente conhecido como Lucas Bocão, Ubiratan Lucas Rocha Matos nasceu em 13 de janeiro de 1973, em Itabuna/BA. Criado

Mulheres Fortes e Novos Nomes Emergem na Pré-Campanha de Teixeira de

Teixeira de Freitas: Na pré-campanha fervilhante de Teixeira de Freitas, diversos nomes se destacam com determinação rumo à possível

Kátia Oliveira lamenta falecimento do ex-prefeito de Teixeira de

Bahia: A deputada estadual Kátia Oliveira (União Brasil) lamentou neste sábado (20) o falecimento do ex-prefeito de Teixeira de Freitas Temóteo

Morre o ex-prefeito Temóteo Brito: Conheça sua trajetória marcada

Teixeira de Freitas: Com imensa tristeza, comunicamos o falecimento do ilustre político e agropecuarista Temóteo Alves de Brito, aos 82 anos.

PF deflagra operação contra fraude em contratação de empresa por

Uma operação da Polícia Federal (PF) foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (18) em Ilhéus e Itabuna, no Sul; e Salvador. Intitulada de

Com saída do DC, o vereador Ronaldo Cordeiro deixa a base aliada do

Teixeira de Freitas: Ronaldo Alves Cordeiro, conhecido pelo apelido “Baitakão” e admirado por seu jeito simples e habilidoso de lidar com as

Nossos Apoiadores: