Ramiro Guedes
AVISO AOS NAVEGANTES
Esse escriba, sem achar que isso é virtude, avisa a possíveis futuros e presentes difamadores (difamadores e não defamadores) que não participamos de complôs para derrubar quem quer que seja de qualquer cargo, público ou não. Complô é coisa de bandido, de gente desonesta, de invejoso. Nada disso é de nossa índole.
Aliás, o cargo de quem comenta esse fato é tão ridículo quanto o próprio comentarista: alguma coisa abaixo de zero.
7 DE SETEMBRO NO DUQUE
No Duque de Caxias, o desfile de 7 de setembro aconteceu na parte da tarde. Sobrou desorganização e falta de acompanhamento. Como o trânsito não foi acompanhado, uma garota foi atropelada em pleno circuito do desfile. Pais reclamam que apenas 3 funcionários da Secretaria de Educação lá estiveram, deixando o evento sem estrutura apropriada.
Esperam mais capricho da próxima vez.
7 DE SETEMBRO EM TEIXEIRA
Como acontece em todo desfile de 7 de setembro, o povo esteve em massa no desfile do Dia da Pátria. As escolas compareceram, também as representações militares e os segmentos culturais. Notou-se a ausência da Orquestra 9 de maio, que sempre participou do desfile. Os responsáveis do ICED afirmam que só receberam o convite para desfilar na tarde de 6 de setembro, o que não deixou tempo para ensaios.
A Orquestra fez muita falta.
FECHAMENTO
Pais estão reclamando muito do fechamento do noturno na escola Clélia, no Santa Rita. Segundo eles, a alegação da Secretaria de Educação é que os poucos alunos não justificam a manutenção das séries, tanto pedagógica quanto economicamente. Perguntam os pais: e a função social da escola?
Respostas em aberto.
FUROR
Causou furor nos meios políticos da Bahia a operação policial Opinião, que investiga empresas do deputado Marcelo Nilo. Uma delas, a agência de pesquisas Babesp, seria de propriedade do deputado, ainda que ele negue isso, e estaria sendo usada para lavagem de dinheiro de Caixa 2. A Babesp também teria falsificado pesquisas, buscando influenciar resultado de eleições.
Aguardemos as apurações.
LÁ EM CURPIOBA MIRIM
Lá em Curpioba, especula-se muito os motivos de tantas viagens de D. Brígida. Dizem que ela está acometida de grave doença e as viagens são por conta de tratamento, já que a prefeita não quer passar o cargo ao vice, atual desafeto seu. Só há uma maneira de matar tais boatos: a prefeita vir a público admitir ou desmenti-los.
O resto é fofoca.
AINDA EM CURPIOBA MIRIM
O nosso correspondente Sóstenes Cauim Velásquez mandou avisar que, nos próximos dias, uma bomba de alto teor explosivo político irá sacudir os ares de Curpioba Mirim.
Segundo Sóstenes, é coisa de dar cassação.
Vixe!
VIVIANE MOREIRA
Circula nas redes sociais um vídeo em que a repórter Viviane Moreira dirige ofensas a uma criança de nove meses. Depois da postagem, uma pergunta é feita no vídeo: “qual a confiança que uma repórter assim pode ter?” Postada por desafetos políticos de Viviane, a mensagem comete um erro brutal de avaliação: o que tem a ver a atitude da repórter com suas matérias jornalísticas? Se forem verdadeiras as imagens mostradas no vídeo, a atitude da repórter é reprovável, mas não compromete a qualidade ou não de suas matérias. Delas, o que tem que ser debatido é se são verdadeiras ou não.
O resto é mágoa de quem se sente atingido.
PREVISÃO
Ainda que muitos não acreditem, Lula, com provas ou não, deve pegar em torno de 50 anos de cadeia. Para moro et caterva, provas são detalhes, o necessário é alijar Lula da disputa de 2018.
Se ele for candidato, será presidente.
SAMARCO E A INDENIZAÇÃO
A SAMARCO, responsável pelo maior desastre ambiental do Brasil em todos os tempos, ainda não cumpriu sua parte na indenização das vítimas do rompimento da barragem, fato que causou o desaparecimento da povoação de Bento Rodrigues, próximo a Mariana. Alega a SAMARCO dificuldades financeiras. Só que fez um acordo milionário (61 milhões) para pagar comissões a uma advogada por uma contestada venda de créditos tributários há 17 anos. Para isso, a SAMARCO tem dinheiro.
Como dizia uma personagem de Chico Anysio, “povo é só um detalhe”.
GEDDEL, FILHO DE AFRÍSIO
Muita gente aposta que Geddel, filho de Afrísio, vai negociar em breve uma explosiva delação premiada. Quem conhece a figura afirma que ele não agüenta pressão.
Sobre isso, o Planalto tem calafrios intermitentes.
DUPLO ABSURDO
A prisão da prefeita de Santa Luzia (MG), acusada de participar do assassinato de um jornalista, ainda abriga mais um absurda. Através de uma manobra ilícita, a prefeita teria desviado 20 mil reais da saúde para bancar o crime. Matou com dinheiro público.
O Brasil, cada dia mais, se esmera no surrealismo.
FECHANDO COM FERREIRA GULLAR
Madrugada
Do fundo de meu quarto, do fundo
de meu corpo
clandestino
ouço (não vejo) ouço
crescer no osso e no músculo da noite
a noite
a noite ocidental obscenamente acesa
sobre meu país dividido em classes.