As contas da campanha eleitoral de 2016 do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e do vice-prefeito da cidade, Bruno Reis (PMDB), foram aprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), nesta terça-feira (19). O órgão, que no final do ano passado havia reprovado as contas, reverteu a decisão em favor do prefeito ao aceitar recurso interposto pelo político.
A reprovação das contas de 2016 foi assinada pelo juiz Oswaldo Rosa Filho, da 6ª Zona Eleitoral. Na época, o magistrado determinou que Neto, reeleito na ocasião, devolvesse R$ 250 mil aos cofres públicos, em função de irregularidades na prestação de contas e na utilização de recursos do fundo partidário de forma não comprovada.
Como se tratou de uma decisão de primeira instância, o prefeito pode recorrer ao Pleno da Corte Eleitoral, que agora decidiu pela aprovação das contas. Além disso, o TRE-BA diminuiu o valor a ser repassado ao Tesouro Nacional, que agora é de R$ 1.587,67.
ACM Neto foi reeleito prefeito de Salvador, em primeiro turno, nas eleições de 2016. O democrata obteve 73,99% dos votos válidos (982.246 votos). Ele foi eleito pela primeira vez como prefeito da capital em outubro de 2012 -- assumiu o cargo em janeiro de 2013.
Fonte: G1