Teixeira de Freitas: Em uma sessão nesta quinta-feira, 21 de setembro, comandada pelo presidente Agnaldo da Saúde, a Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas inaugurou o painel eletrônico, que possui o SEV (Sistema Eletrônico de Votação), instalado para levar uma maior transparência e também controle nas votações, com imagem ao vivo da sessão, apresentação de materiais multimídia, bem como o controle de tempo na tribuna dado a cada vereador durante os seus discursos. A novidade agradou os presentes na sessão, que além de facilitar o andamento das reuniões, de certa forma, leva diversas informações ao público presente e também auxilia o trabalho dos veículos de imprensa.
Nossa equipe esteve presente na sessão, e em conversa com os presentes, notou-se que a instalação do painel alcança o seu maior objetivo, que é também informar e levar a população que frequenta as sessões uma maior visibilidade dos trabalhos em plenário. O painel já foi utilizado nesta quinta-feira, e mostrou uma maior agilidade no processo de presença dos vereadores e também nas votações que ocorreram hoje. Em entrevista ao Sistema Liberdade de Comunicação, o vereador e presidente da Câmara, Agnaldo da Saúde, falou sobre a instalação do painel, da transparência nas licitações em sua gestão frente à presidência e também fez um desabafo na tribuna, onde confirmou ter sido chantageado por um repórter, a quem ele chamou de bandido.
“O intuito não só de Agnaldo, mas de todos os vereadores é buscar sempre o melhor para a população de Teixeira de Freitas, e também para essa casa, que é a casa do povo. Por isso, licitações agora serão transmitidas ao vivo, para a população saber como tudo é feito e também o que é feito pelos seus representantes. Temos a Radio Câmara, em janeiro iremos inaugurar a TV, e tudo poderá ser acompanhado ao vivo, pois, precisamos buscar desenvolvimento e crescimento, mas, investindo o dinheiro público com seriedade, responsabilidade e transparência”. Outro que comentou a importância da instalação do painel foi o vereador Joris de Gel, que disse que a modernização da casa é algo natural em um mundo onde a tecnologia busca sempre melhorias e transparência.
Já sobre o seu desabafo, o vereador reafirmou: “Peço a imprensa séria que faça o seu trabalho, mas, digo imprensa séria, não uma pessoa que era bandida, ou melhor que é bandido e hoje fica se exportando como repórter na cidade. Isso mancha a credibilidade de profissionais sérios, mancha a imagem, essas pessoas não podem fazer isso, apenas para tirar dinheiro. Caso queira ser sério, busque provas, denuncie, e a Justiça irá fazer o seu papel, e quem errou irá responder”, concluiu. O vereador também disse que há mais de 03 anos atrás, foi procurado uma licitação para a instalação de um painel, e na época ficou por mais de R$ 400 mil reais, e disse que a instalação do painel ficou entre R$ 130 e 140 mil reais.
“Tudo foi analisado pela comissão formada para acompanhar todas as licitações”. Agnaldo fez um rápido balanço dos seus 08 meses à frente da presidência da casa, falou sobre as mudanças na parte estrutural da Câmara, reforma na cozinha, e a luta pela valorização dos funcionários da casa.
Por: Rafael Vedra/LiberdadeNews