Ramiro Guedes
ESTACIONAMENTO DO PATIOMIX
Esse amputado escriba tinha se prometido não entrar na questão da queda de braço do prefeito Timóteo com o Patiomix, por entender que era uma guerra de burguesia deslumbrada., mas depois que Peirro entrou na disputa, o jeito é pitaquear. Procuramos um advogado de alto coturno e ele nos afirmou que a Prefeitura pode entrar com decreto e isentar o cidadão do estacionamento. A lei Orgânica, em seu artigo 9, que fala da competência do município, dá esse direito.
O que pode acontecer?
DO LADO DO SHOPPING
Alegando quebra do direito do livre comércio, o Patiomix pode entrar com uma Ação de Inconstitucionalidade contra a Lei Municipal. Esse é um direito da empresa e há entendimento no Supremo favorável a outras que assim o fizeram. Sobre essa ação, não se sabe do destino dela, se vai favorecer ou não o Patiomix. A questão vai parar nas mãos da justiça, se uma das partes não concordar com a solução proposta pela outra.
Simples assim, complicado assim.
ESCLARECIMENTO
Não há nada de graça no sistema capitalista. Se a Prefeitura tiver ganho de causa e o estacionamento cair na gratuidade, os senhores acham que o Patiomix ficará no prejuízo? Nada. Simplesmente, fará suas contas, verá quanto deixará de faturar e repassará o montante para o lojista que, por sua vez, repassará ao consumidor. A conta será paga do mesmo jeito e pelo mesmo grupo: o consumidor final.
Não existe nada de graça no capitalismo.
ROMPANTE
Quanto ao prefeito afirmar que desapropriará o local do estacionamento do Shopping, se não houver as gratuidade, o advogado usou uma expressão que se usa muito no Nordeste:
S.Exa. está tendo um rompante de alagoano.
CEMELÔS
Quatro camelôs teixeirenses procuraram esse escriba, solicitando uma entrevista. Vieram reclamar que o lugar para onde foram alocados pela prefeitura (Shoppings populares 1 e 2) está sem visibilidade, sem atrair compradores e que estão passando necessidade. Uma camelô afiançou que em 20 dias faturou apenas 20 reais. Pedem que a Prefeitura reconsidere e aloque outro local, para que possam sobreviver.
O pedido é justo.
POSIÇÃO DA SECRETARIA
O secretário Flávio Guimarães alega que os primeiros dias de qualquer empreendimento são problemáticos e que sua secretaria vai promover uma ação de divulgação sobre a mudança para incrementar as vendas. Acena também com a possibilidade de ajudar a turma com cestas básicas nesse período. Alguns camelôs afirmaram que não precisam de esmolas, mas de trabalho.
A cidade é de quem?
LÁ EM CURPIOBA MIRIM
Partidários de D. Brígida estão assustados com o número de ações que estão sendo impetradas contra sua administração e que chovem dos mais diversos setores. Outro dia, a prefeita estava em uma solenidade com um secretário de estado, na celebração de um convênio de infraestrutura, quando um oficial de justiça chegou e intimou. A prefeita foi obrigada a assinar a intimação, referente a uma questão de licitação, em frente ao secretário. Pior: afirmam que ao ilustre prefeita esteve toda a manhã fugindo do tal oficial de justiça.
O oficial não desistiu até cumprir sua intransferível missão.
AINDA EM CURPIOBA MIRIM
A Secretaria de Educação curpiobense, através do Secretário de Educação, Trimesgisto Tinga, resolveu fechar alguns turnos noturnos de escolas municipais. O nosso correspondente, Sóstenes Cauim Velásquez, nos informa que a revolta dos alunos é grande, pois estamos já em final de setembro e essa súbita mudança, sem qualquer consulta prévia, traz transtornos para o alunado. A Secretaria explica que os cursos estavam com baixa freqüência, causando prejuízo ao município. Carlos Antônio, aluno de uma dessas escolas, ponderou: porque não deixar tais mudanças para o princípio de 2018? Agora apenas desorganiza nossa vida.
Tem lógica.
E O TRÁFICO DOMINA
Esse escriba recebe informações preocupantes de um membro da comunidade de segurança em Teixeira. Segundo ele, nunca a violência foi tão bem dirigida assim, com “tá dominado, tá tudo dominado”. Explicou-me que até nas questões mais simples, como mudanças de alunos de escolas, são seguidas as determinações dos traficantes. Um exemplo: a mudança ou não de alguns alunos em sair de uma escola em um bairro para ir para outra, em outro bairro, se deve á determinação do tráfico. Como a cidade está mapeada e dividida entre diversas facções, se o aluno mora em determinado bairro, é ameaçado de morte se mudar de escola que esteja em outro local, dominado por outra facção. A ameaça é de morte.
Assustador, sem dúvida alguma.
SOU DOMÉSTICO
Uma professora, assombrada com a situação, conta que um aluno seu confessou a ela, candidamente: “sou doméstico”. A resposta veio a uma pergunta da professora, que quis saber o motivo da sonolência do garoto (14 anos) durante as aulas: “Sou doméstico e trabalho demais”, explicou o garoto. Intrigada, a professora perguntou pelo salário. “Cinquenta reais por mês”, declarou o aluno.
Acontece no século XXI, em Teixeira de Freitas.
RECIBOS
Moro pediu os recibos dos aluguéis do apartamento contíguo ao de Lula, em São Bernardo, apartamento esse suspeito de ser parte da propina da Odebrecht. A defesa de Lula apresentou os recibos. Imediatamente, os fiéis leitores da Folha estão levantando a hipótese dos recibos serem falsos. Não é o caso de uma perícia nos tais documentos?
Preferível é caluniar: contra Lula, tudo.
PESQUISAS
Por falar em Lula, é bom que a corrumalha morista se apresse e condene logo o barbudo. Na última pesquisa DATAFOLHA, Lula ganhava de todo mundo no primeiro tudo. Isso, depois do depoimento de Palocci e do próprio ex-presidente ao Torquemada de Curitiba. Se não correrem logo, Lula volta tranqüilo em 2018.
Enquanto isso, a tucanada patina.
ENTREVISTA
Excelente a entrevista de Fernando Haddad ao jornalista Kennedy Alencar no SBT. Haddad mostrou porque é a principal figura do PT em eventual plano B, se Lula for impedido de se candidatar.
Muita lucidez e conhecimento.
FECHANDO COM APARÍCIO TORELLY
“Há, seguramente, um prazer em ser louco que só os loucos conhecem”.
“O emblema do médico tem duas cobras, isto significa que ele cobra duas vezes; se ele cura, cobra e se ele mata, cobra.” “Viva cada dia como se fosse o último. Um dia você acerta”.
“A sombra do branco é igual a do preto”.
“Testamento de pobre se escreve é na unha”.