Agora jovens de até 29 anos podem viajar de ônibus pelo país sem pagar nada. Alguns teixeirenses já começaram efetivar o cadastro e viajam pagando apenas o valor da taxa de embarque. O novo passe livre é chamado de Identidade Jovem, mais conhecido como ID Jovem. O benefício é um programa do governo que permite que jovens entre 15 e 29 anos tenham direito a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual ao redor do país.
Além de viajar, o beneficiário pode pagar meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos. O direito foi instituído pelo Estatuto da Juventude e garante que duas vagas gratuitas sejam disponibilizadas para os jovens em cada ônibus de transporte interestadual. Após o preenchimento destas, mais duas vagas com desconto de 50% são cedidas para os passageiros que possuem a ID Jovem.
Para ter direito ao ID Jovem, é preciso estar dentro da faixa etária beneficiada pelo programa, possuir renda mensal de até dois salários mínimos e estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses. Caso seja necessário atualizar os dados do Cadastro Único, o usuário pode procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou o setor responsável pelo Cadastro Único em sua cidade.
O uso da ID Jovem não permite deslocamentos entre municípios ou dentro do próprio município, apenas trajetos entre estados diferentes. O desconto é válido para ônibus da linha convencional, trem ou embarcação. Além de atender os pré-requisitos, é preciso ter o Número de Identificação Social (NIS) impresso no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na Carteira de Trabalho. O cadastro pode ser feito pela Internet ou diretamente no aplicativo.
Pela Internet, é só acessar o site da ID Jovem, preencher os dados solicitados e gerar o cartão. Na hora de utilizar, é preciso imprimir a imagem do cartão e apresentar no momento da compra do bilhete ou entrada no ônibus, junto a um documento oficial com foto. O cartão tem validade de 180 dias após a data da emissão. Quando expirar, é necessário fazer novamente a verificação dos dados e emitir um novo cartão.
Para poder viajar, o jovem deve solicitar o bilhete com antecedência de no mínimo 3 horas antes da embarcação. Vale ressaltar que a isenção ou o desconto valem apenas para o valor da passagem, a taxa de embarque, pedágios ou quaisquer outras despesas são cobrados a parte.
A compra deve ser feita apenas e diretamente no guichê.
Fonte: Sulbahianews