Teixeira de Freitas: Motoristas que transitam no trajeto entre Teixeira de Freitas e a região de Medeiros Neto, ou vice-versa, estão colocando as suas vidas em risco, em várias partes da referida estrada. Vários são os buracos, e com as últimas chuvas, eles aumentaram tanto em profundidade, quanto em largura. Entre tantos buracos, tem um trecho que tem três crateras que ocupa os dois lados da pista asfáltica, sendo que um deles tem mais de 15 metros de cumprimento, e mais de 2 metros de largura.
Neste mesmo local e espaço da via, que está localizada a referida cratera, tem outras duas menores, sendo uma no meio da pista, e a outra do lado contrário da mesma. Este trecho está sendo falado entre os motoristas que trafegam diariamente na BA 290, como, “Tragédia Anunciada”, pois só não aconteceu ainda, segundo os condutores, devido não ter pegado de surpresa algum motorista que não conheça as condições que se encontra parte da estrada. Frenagem de longa distância, já é comum se ver neste local citado, pois ele fica localizado na cabeceira acentuada em uma parte de declive, pegando de surpresa os motoristas que não conhece este trecho da estrada.
O local citado fica localizado em um ponto da estrada conhecido como Bambuzal, onde tinha outro buraco, que teria sido tampado após a nossa Reportagem por duas ou mais vezes ter feito o pedido aos responsáveis pelo o serviço de tampa-buraco que está sendo feito na rodovia, por uma empresa contratada pelo Estado. Observamos que o serviço de tampa-buraco, está sendo feito, porém, com uma única equipe, de aproximadamente 7 homens, que passam cobrindo os buracos com solo brita, e depois vem com a camada de asfalto frio, tampado.
Essa equipe já está trabalhando há mais de 4 meses, e fizeram pouco mais de 20 km, de recuperação, só que, com as últimas chuvas, alguns buracos que haviam sido tampados, reabriram, e eles, estão tampando novamente. Conclui-se, que, antes de chegar a menos da metade da estrada, já se tem que retornar para refazer o serviço. A nossa equipe esteve ainda na cidade de Lajedão, que tem o seu acesso, entre a BA 290 e a BA 693, no qual o Governo do Estado realizou a recuperação do trecho que liga a cidade de Ibirapuã, que tem como extensão 37 km, e a parte que liga o município de Lajedão, que seria apenas 12 km, não foi feito.
O prefeito Humberto Carvalho (Betão), está fazendo um paliativo, tampando os buracos com barro, os motoristas, em parte do referido trecho, estão passando por um desvio feito na lateral da pista, pois a estrada de chão se encontra em melhores condições, do que a própria pista asfáltica. Os motoristas e a população dos municípios de Medeiros Neto, Itanhém, Vereda, Lajedão, e Teixeira de Freitas, que utilizam as referidas BA 290, 693, e 994 estão se mobilizando para fechar a BA 290 no trevo que liga a referida rodovia, com a BA 693, quando o governador Rui Costa, for realizar a cerimônia de reinauguração do trecho da cidade de Ibirapuã.
Por: Cloves Neto/Liberdadenews