Ramiro Guedes
GILDÉSIO
Na casa dos 70, a Magra levou mais um caro companheiro. Falamos aqui de Gildésio Leite, o Gildésio da Vila. Grande figura, turrão e polemista, coração de ouro, talvez o único fazendeiro socialista que já conhecemos. Quando saiu a lei de regulamentação do trabalho das empregadas domésticas, ele comentou: “essa é uma lei justa, que vem libertar essas mulheres de um regime praticamente de escravidão”.
Deixa uma saudade imensa no coração dos amigos.
J. BATISTA
Internado no Hospital Municipal, vítima de um problema de próstata, outro grande amigo, o radialista J. Batista. Linda voz, imensa classe, coração do mundo: desejamos a ele toda a sorte possível e que a fé que o sustenta lhe dê forças.
Estamos aqui torcendo.
QUE FIQUE CLARO
Não adianta apelos para que se discuta nessa coluna a questão de saúde de determinada autoridade teixeirense. O embate é político e nada mais que político. Se alguém está doente, resta desejar que ele se cure. Entender que doença e morte sejam castigos para alguém é condenar toda a humanidade; um dia todos vamos adoecer e morrer, será então que merecemos todos, sem exceção, o castigo?
Saúde e longa vida para todos, correligionários e adversários.
SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Que a Secretaria de Assistência Social tem tido dificuldades para desempenhar seu papel, a cidade inteira sabe. Aliás, não é segredo para ninguém que a administração municipal padece de catatonia crônica em sua área social, apenas pensando em asfalto e limpeza. O que não sabíamos é que a Promotoria da Infância e da juventude e a 5ª. Promotoria de Teixeira de Freitas estavam de olho na Secretaria de Assistência Social. O fato é que o Conselho Municipal de Assistência Social fiscalizou serviços da secretaria e constatou dificuldade nos atendimentos, precariedade em equipamentos e falta de servidores públicos, pelo que encaminhou denúncias para os dois órgãos do MP. O Secretário Gilberto do Sindicato vem lutando com muitas dificuldades estruturais da Secretaria e ausência de apoio do Prefeito.
Até onde vai agüentar?
LÁ EM CURPIOBA MIRIM
A Câmara Municipal de Curpioba Mirim tem 11 vereadores. Majoritária, a bancada da prefeita Brígida vem aprovando o que quer, até leis que cairão por inconstitucionalidade. A chamada bancada independente tem um vereador conhecido pelo nome de João Incisivo, que vem se tornando conhecido justamente pela independência de atuação. Pois Incisivo convocou nosso correspondente em Curpioba, Sóstenes Cauim Velásquez e desabafou.
O vereador reclama que, por sua atuação independente, suas indicações e requerimentos vêm sendo discriminadas por D. Brígida.
AS DISCRIMINAÇÕES
Falando a Velásquez, o vereador Incisivo relatou que projetos seus são desconsiderados pelo executivo sob alegação de não terem interesse social e serem inconstitucionais. Entre os projetos de lei apresentados por Incisivo, 03 foram vetados: direito ao aleitamento materno em todo e qualquer estabelecimento público ou privado no município, criação do programa viveiros de mudas nas escolas e implantação de medidas de informação e proteção a gestante e parturiente contra a violência obstetrícia. Segundo informações do sistema da Câmara, os vetos dos projetos de lei do vereador Incisivo foram os únicos registrados até hoje. O vereador está indignado e indaga: o que é de interesse público para a Prefeitura de Curpioba Mirim? “Curioso é que mais de 15 municípios do país editaram e promulgaram essa lei e só aqui não tem relevância. O que será que tem relevância em Curpioba Mirim? Gastar mais de 200 mil com propaganda ou deixar as mulheres sem a reconstrução de mamas? O que é que tem relevância social para a Prefeita?”, indaga o vereador.
A prefeita nem tugiu nem mugiu, segundo nosso correspondente.
ASSASSINATO
O caso do reitor da Universidade Federal de Santa Catarina mostra como vivemos uma ditadura midiática e judiciária no Brasil. O reitor Luís Carlos Canceller foi acusado pela PF, na pessoa da delegada Erika Maria Malena, de estar envolvido em desvio de verbas. Conseguiu a prisão do reitor, posteriormente revogada por um juiz que não encontrou provas de culpa no professor. Exposto pela mídia e pelas acusações, o reitor não agüentou e se suicidou. Santa Catarina está atônita e acusando as autoridades de assassinato puro e simples.
E não é?
O DISCURSO QUE LAVA A ALMA
Um dos discursos mais aplaudidos, muitas vezes de pé, pela comunidade universitária, familiares e amigos do reitor Luiz Carlos Cancellier, durante a solenidade fúnebre do Conselho Universitário da UFSC, foi proferido pelo ex-senador e advogado Nelson Wedekin. Um pequeno trecho: “Ah, Cancellier, como você, querido amigo e querido irmão fará falta, ainda mais nesta terra brasileira nunca tão dilacerada pela dissensão e a intolerância, apequenada nos conflitos políticos de uma República
abastardada, no facilitário do ódio, na insensatez arrogante de muitas das suas elites.”
Onde eJstá a nossa indignação?
JUNINHO PERNAMBUCANO
O ex-craque vascaíno publicou em seu perfil uma mensagem pedindo que os apoiadores de Bolsonaro não o sigam. Parabéns, Juninho, pelo pedido.
Ao dispensar os bolsominions, Juninho Pernambucano mostra ter pensamento próprio, o que é importante demais.
E viva a consciência!
E POR FALAR NELE...
Bem característica de Bolsonaro a afirmativa que ele fez e que diz: “Sou a favor da tortura. Através do voto, você não muda nada no país. Tem que matar 30 mil”.
Alguém pode se surpreender com ele?
NAOMAR
Benquisto no mundo acadêmico de todo o mundo, o reitor pro-tempore da UFSB, Naomar Almeida, pediu exoneração do cargo por não concordar com diversas medidas que estão sendo tomadas na universidade. Na próxima eleição da reitoria, Naomar, se se candidatar, deve ganhar fácil.
A UFSB merece.
FECHANDO COM ROUSSEAU
“O primeiro passo para o bem é não fazer o mal”.
“A força fez os primeiros escravos, a sua covardia perpetuou-os”.
“ A cultura, quando mal compreendida, pode ser uma fonte de mal entendidos”. (Giovanni Guareschi)