Ramiro Guedes

INTRODUÇÃO

“Nunca empregues uma palavra nova, a não ser que ela tenha essas três novidades: ser necessária, inteligível e sonora. Substituir uma palavra usual por outra palavra cujo único mérito é a novidade, não é enriquecer a língua, mas aviltá-la”.

Quem disse foi Voltaire.

CENSURA

Não se trata de saber se a pessoa é contra ou a favor de determinada obra de arte. Isso é questão de foro íntimo. O pior da história é querer impor a vontade única, proibindo uma obra de arte. Se a pessoa acha que a exposição de arte, se o filme, se o livro não é digno dela, simplesmente ignore-os. Proibir é abjeção, censura é coisa de nazista.

Valha para quem quiser, essa observação.

AVISO A ALGUNS NAVEGANTES E COM ENDEREÇO CERTO

Na administração do senhor Timóteo Brito há pessoas que acham que são superiores hierarquicamente ao próprio prefeito. Um deles se esmera em agredir verbalmente as pessoas e se porta como oráculo da administração. Tudo que fala é certo, tudo o que pensa é o que se pode pensar. Será que não entende que o poder é passageiro e nada há de mais enganoso do que esse falso entendimento de poder?

Nesse caso, o indigitado não passa de bobo da corte, considerado assim até pelos outros companheiros de governo.

E AÍ?

O vereador Marcílio Goulart está querendo saber o motivo que tem levado ao cancelamento de algumas cirurgias que já estavam marcadas no Regional. Mais: quer saber o motivo pelo qual algumas deles estão sendo remarcadas em hospitais particulares, com um preço purgativo.

A dúvida procede: aguardemos as respostas.

INSATISFAÇÃO

Um vereador, que não liberou para que disséssemos seu nome, em uma cantina pública, para quem quisesse ouvir, falou alto: “a coisa tá feia”. Perguntado sobre a que se referia, foi direto: o prefeito sumiu, ninguém fala com ele. Além do mais, não vem cumprindo o que prometeu na campanha”.

Nessa horas, quem paga o pato é o vereador, que avalizou o nome do candidato.

LÁ EM CURPIOBA MIRIM

Na nossa Curpioba Mirim, a estrela da vez na administração da prefeita D. Brígida é o Secretário de Educação, Trimegisto Tinga. Professores reclamam, segundo nosso correspondente Sóstenes Cauim Velásquez, que os mestres estão sendo tratados com casca e tudo. A última de Trimegisto é determinar que o professor que quiser merendar no intervalo das aulas, ou traz de casa ou vai para a fila dos meninos, pegar o pãozinho ou a sopinha de todo dia. Acabou aquela consideração de lanche na sala dos professores, coisa considerada abusiva pelo Secretário.

D. Brígida apóia.

MAIS CURPIOBA MIRIM

Os professores da Rede Municiapal de Curpioba procuraram Sóstenes Cauim Velásquez, nosso correspondente naquela progressista cidade, para dizer que estão em pânico. O fato é que os professores ficaram sabendo que, nesse mês, os salários vão atrasar: a administração não tem grana para quitar tais proventos. Os professores alegam que foi dado um aumento abusivo a diretores da escola (não que não mereçam) e que agora falta caixa. Cauim está de plantão, esperando o final do mês, para saber se o abuso se confirma.

Ele acha que o pânico é procedente.

ESTACIONAMENTO LIVRE

O prefeito Timóteo Brito sancionou a Lei que determina gratuidade de estacionamento em área de shoppings, supermercados e outros lugares. Aqui deve-se ler “estacionamento no PATIOMIX”, guerra de S. Exa. Afirma-se que o PATIOMIX até já liberou o pagamento, enquanto ingressa na Justiça, alegando inconstitucionalidade da lei.

Aguardemos os próximos rounds.

ASFALTO

Esse escriba conversou com um professor que entende do ramo sobre o asfaltamento de várias ruas de Teixeira de Freitas. O professor afirma que não é contra o asfalto, mas tem algumas dúvidas. Foi feito um estudo prévio para saber qual será o aumento de calor depois das ruas asfaltadas? Fez-se o estudo para saber se as galerias agüentarão? Com a impermeabilização do solo, para onde a água acumulada vai correr? O professor entende que essas são questões graves e que devem ser resolvidas antes do asfalto chegar.

Tem alguém preocupado com isso?

LIXÃO

Dia 12 é dia das crianças. Até quando crianças filhas de famílias carentes vão continuar vivendo no meio daquela abjeção do lixo, inclusive se alimentando dali? Só dar brinquedos e cachorro quente no dia 12 vai tapar o tamanho de nossa responsabilidade social?

É questão de conscientização.

ÁGUA VIVA

O ator Marcelo Serrado comentou que votou em Aécio nas últimas eleições porque teve que escolher entre uma idiota (Dilma) e um débil mental (Aécio): “entre em uma idiota e um débil mental, votei no débil mental.”

Como a água viva sobreviveu 650 milhões de anos sem cérebro, ainda há esperanças para Serrado.

DEFINIÇÃO DE OLAVO

Sem dúvida alguma, Olavo Carvalho é o guru adotado pela nova direita. Chamado para definir essa tendência, o guru não perdoou: “é um bando de picaretas”.

E agora, bando de sem guru?

IDEOLOGICAMENTE FALSOS

Pedidos os recibos dos aluguéis do apartamento, os advogados de Lula os apresentaram. Prontamente, os MPs retrucaram que eles são ideologicamente falsos, seja lá o que isso queira dizer. Moro agora quer os originais. O que vão querer mais, quando tais originais forem apresentados?

Será que “ideologicamente falsos” quer dizer que os recibos sairão contando mentiras por aí?

É cada uma...

FECHANDO COM DIVERSOS

“Lugares que antes eu nem conhecia, abriam-se em esquinas infinitas de ruas doravante prolongáveis”. (Antônio Cícero)

“A Fábula é uma mentira mitológica. O Romance é uma mentira literária. A Democracia é uma mentira política.” (Millôr Fernandes)

“Se Vinícius de Moraes fosse um só, não seria Vinícius de Moraes, mas Vinício de Moral”. (Stanislaw Ponte Preta)

“Quanto mais restrições são criadas contra as palavras, mais tendem elas a ser usadas catarticamente ou magicamente pelas pessoas”. (Rubem Fonseca)

CORRESPONDÊNCIA The Unforgiven

Parece ter conhecimento do "hipodromo" da politica, mas escreve sem paixão, encha a barriga com mortandela e continue apostando no cavalo errado..

Resposta: Realmente, gosto muito de mortadela, principalmente a Bolonha, comprada com dinheiro honrado. Quanto a apostar no cavalo errado, qualquer cavalo é melhor que Bolsonaro.

PF deflagra operação contra fraude em contratação de empresa por

Uma operação da Polícia Federal (PF) foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (18) em Ilhéus e Itabuna, no Sul; e Salvador. Intitulada de

Com saída do DC, o vereador Ronaldo Cordeiro deixa a base aliada do

Teixeira de Freitas: Ronaldo Alves Cordeiro, conhecido pelo apelido “Baitakão” e admirado por seu jeito simples e habilidoso de lidar com as

Mudança Política em Teixeira: Vereador Ailton Lacerda deixa o

Teixeira de Freitas: Em um movimento político surpreendente, o vereador Ailton Lacerda Ferreira anunciou sua desfiliação do partido PODEMOS e

Foco, força e fé: A inspiradora trajetória de Talitha Rendeiro

Teixeira de Freitas: Talitha Rendeiro Paranhos, CEO da revista Mulher em Foco, é uma mulher cuja vida é guiada pela fé e integridade. Nascida em

Lula veta projeto e mantém saidinhas de presos para visita a

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou parcialmente o projeto que acaba com as saídas temporárias de presos, que tinha sido aprovado

Integrantes do MST invadem área do governo federal em Itabela

Itabela: Cerca de 400 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam, na manhã desta terça-feira (9), uma área da

Jadna Paiva: Experiência e Compromisso na pré-candidata à

Medeiros Neto: Jadna Paiva, uma figura política veterana com mais de 30 anos dedicados ao serviço público, foi confirmada como pré-candidata a

Empresário Betão reafirma apoio a Marcelo Belitardo em evento do

Teixeira de Freitas: Em uma noite marcada pela política e alianças, o empresário conhecido como Betão, ex-prefeito de Lajedão, declarou seu

Vereadores Van Van e Nido perdem mandato após TSE reconhecer fraude

O colegiado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheceu, em sessão realizada na noite de terça-feira (2), que houve fraude à cota de gênero

Justiça Federal nega suspensão de leilão de área reivindicada por

Um terreno de 60 mil metros quadrados localizado em Trancoso, litoral Sul de Porto Seguro, foi colocado em leilão, na manhã desta segunda-feira

Nossos Apoiadores: