Ramiro Guedes
AS PARCAS
Tecendo o novelo da vida e da morte, as parcas atacaram mais uma vez. Dessa vez, para nossa tristeza maior, levaram Jota Batista. Ultimamente, A Magra tem caprichado. Cidadão do bem, grande profissional, dono do que se costuma no rádio chamar de Voz Padrão, J. Batista era uma admiração de adolescente desse escriba em Teófilo Otoni. Muitas vezes, troquei horário de missa só para ir na que Jota cantava, admirador de sua voz potente. Aqui em Teixeira, convivemos pouco, mas com muita riqueza de momentos. Um amigo, um homem de bem.
Mais um que nos deixa, mas que permanece na saudade.
AINDA?
Recebo, em minha caixa de e-mail, uma matéria sobre a Policlínica, que deve ser inaugurada em 17 de novembro. O estranho na nota é que, ao falar da Policlínica, descamba para críticas explícitas ao prefeito João Bosco: “O Prefeito Temóteo Alves de Brito, que está erguendo o sistema de saúde do município, encontrado totalmente sucateado e, em algumas áreas, completamente largado,...” Se a nota era para exaltar a Policlínica, acabou resvalando na politicalha, com o prefeito Timóteo falando que encontrou a Saúde na UTI. Depois de 10 meses de governo, S. Exa. ainda se permite esse tipo de gracinha e afirma que a saúde hoje está apenas com 50% de aproveitamento. Há divergências nas afirmações da nota: o governo atual encontrou a saúde funcionando muito bem, com médicos nos postinhos, remédios nos PSFs, consultas e cirurgias acontecendo normalmente.
Está na hora de esquecer João Bosco e seu governo e trabalhar.
Será que conseguem?
LÁ EM CURPIOBA MIRIM
Segundo nosso correspondente em Curpioba Mirim, a canalhice que impera no Brasil político, também impera em Curpioba, Sóstenes Cauim Velásquez afirma que o vereador João Incisivo quer saber quando é que a prefeita D. Brígida vai demitir os parentes colocados na mamã, demissão recomendado pelo Ministério Público. O vereador afirma que D. Brígida está fazendo “cara de paisagem” e não liga para a recomendação do MP, que, por sua vez, inexplicavelmente se cala.
Nepotismo é ou não é para ser combatido?
AINDA EM CURPIOBA MIRIM
Segundo nosso correspondente em Curpíoba Mirim, Sóstenes Cauim Velásquez, a prefeita D. Brígida ficou nervosa com uma notícia que leu no Bahia Notícias. Afirma o blog que, em Santa Cruz de Cabrália, o MP quer que a prefeita volte a receber os salários de antes do aumento dado recentemente. Sabe-se que o valor do salário da prefeita é maior do que o salário do prefeito de São Paulo. Quantas Curpiobas cabem dentro da terra paulistana?
D. Brígida teme que o exemplo de Cabrália seja seguido em outras prefeituras.
RETIFICANDO
O repórter Sóstenes Cauim Velásquez pede que retifiquemos uma nota dada na última edição da coluna, quando foi dito que o possível atraso de pagamento dos funcionários municipais em outubro será devido, entre outras coisas, aos aumentos desproporcionais que a prefeita deu a diretores das escolas. Não foi aos diretores de escolas, retifica Sóstenes. O tal aumento abusivo foi dado a chefes de departamento e a apaniguados da prefeita, o que estourou a folha.
Sóstenes pede perdão aos diretores e continua a aguardar o final do mês.
SENADO
Dos senadores que votaram pela volta de Aécio ao Senado, 19 estão enrolados com a justiça por denúncia sobre corrupção. Quer dizer, votaram em causa própria.
Canalhas, canalhas, canalhas.
NO BRASIL PODE
Sem querer defender Delcídio, mas uma questão lógica se acende. Delcídio nem estava ainda sendo processado e foi abruptamente afastado do cargo, em ato do Supremo referendado pelos senadores. Aécio, flagrado pedindo 2 milhões e dizendo que mataria o intermediário se ele descumprisse a missão, continua leve e solto.
Depois judiciário e senadores querem que alguém acredite neles.
A VERDADEIRA ALEGRIA
Alguns senadores que votaram contra a volta de Aécio estão dizendo que a maior alegria do mineirim foi ele poder voltar à noite.
O pessoal do Leblon estava com saudade da grana do senador.
UPB ITINERANTE
Em boa hora, a UPB está indo a diversas cidades para ministrar cursos às equipes das prefeituras que cuidam das prestações de contas e fidelidade à LRF. Segundo o presidente da UPB, muitos prefeitos são punidos por suas equipes de assessores não atinarem com detalhes técnicos,
O Tribunal não perdoa.
A CARTA
Uma obra prima de sabujice a carta que Temer endereçou ao Congresso, se dizendo inocente de tudo que lhe atribuíram de errado. Ninguém divida que a canalhice política vai inocentar o presidente, mas a delação de Funaro preocupou o Planalto. Tentando contrabalançar, o presidente abriu as burras do tesouro e desandou a liberar emendas aos deputados,como da outra vez.
A sabujice a serviço da sabijice.
GOLPE, É?
Na comovedora carta que escreveu sabe-se lá a quem, Temer diz que está sendo vítima de um golpe de seus inimigos, que querem apeá-lo do poder.
Será um golpe parecido com o que ele deu em Dilma?
VERDADE
“ Para diminuir o número de desempregados, o governo agora decide inovar: passa CPOR cima da OIT e formaliza o trabalho escravo”. (João Carlos Gonçalves, da Força Sindical)
DA NICA COM ESPINOSA “Se os homens tivessem no silêncio a mesma capacidade que têm no falar o mundo seria muito mais feliz.” - “Tenho evitado cuidadosamente rir-me dos actos humanos, ou desprezá-los; o que tenho feito é tratar de compreendê-los.” - “É livre a pessoa se pode avançar abertamente sem ter de utilizar artimanhas.” -
“O homem que é conduzido pela razão é mais livre na cidade onde vive segundo a lei comum do que na solidão, onde só obedece a si mesmo.”