Teixeira de Freitas: Prefeitos, autoridades e técnicos acompanharam a abertura da capacitação da UPB Itinerante na manhã desta quarta-feira (18) na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas. O Prefeito Temoteo Alves de Brito prestigiou a solenidade para dar as boas vindas e ressaltar seu compromisso com a UPB.
“O poder público não é patrimônio de ninguém. Sozinho o prefeito consegue não fazer nada, por isso temos que agradecer a vinda da UPB e do Tribunal de Contas para nos trazer essas informações e nos capacitar para retribuir a população da melhor forma, saibam que, para nós é motivo de satisfação receber todos vocês”, falou o Prefeito.
O evento é promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB) em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA) para capacitar gestores e técnicos municipais da região para o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e das regras exigidas pelo tribunal na prestação de contas das prefeituras.
Durante os três dias de realização do evento, os técnicos do Tribunal de Contas vão orientar os prefeitos e servidores municipais sobre controle interno, licitações, Lei de Transparência e demais exigências as quais os entes públicos estão submetidos. “Buscamos orientar os gestores para que tenham uma boa prestação de contas, pois com isso, todos ganham, principalmente a população”, afirmou o diretor adjunto da Escola de Contas do Tribunal, Adelmo Guimarães.
Também durante a abertura o presidente da Associação dos Prefeitos do Extremo Sul (APES), o Prefeito de Alcobaça, Léo Brito, destacou a importação deste tipo de capacitação. “As administrações são muito mais técnicas e menos políticas porque requer responsabilidade, compromisso e cumprir com os deveres. Então estamos aqui como gestores e servidores para nos qualificar”.
O diretor da UPB, José Henrique Silva Tigre, agradeceu o apoio encontrado em Teixeira de Freitas. “Queremos parabenizar o prefeito anfitrião pela recepção e aproveito este evento para dizer que todos os municípios passam por grandes dificuldades, mas, precisamos entender que este momento é importante para arrumarmos a casa e para isso contem com a UPB para esta luta”.
Por: Liberdadenews/Ascom