Ramiro Guedes
NATAL QUE SE APROXIMA
Falta pouco mais de um mês para o Natal. O momento é de meditação sobre a data, considerada a mais importante da cristandade. Principalmente, é preciso meditar sobre as dores dos brasileiros mais carentes nesses duros tempos de crise e desigualdade social. Já começam a ser feitas as tradicionais coletas para as ceias natalinas dos mais carentes. Será que isso basta, ou elas são feitas mais para saciar a nossa fome de reconhecimento de caridade? Pensemos: “Dizem muito do Natal:
Pão, futebol, família.
Dizem muito do Natal:
Festa, trabalho e pão.
Quando tudo isso estiver à mesa
Então será Natal.
Mas, só então.”
CRIME MAIS UM CRIME
O atentado praticado contra a vida de Felipe Silva Costa, 20 anos, filho do companheiro radialista e jornalista Edvaldo Alves, mostra o desenfreamento da violência nessa nossa Texas. No momento, resta apenas desejar muita força ao companheiro Edvaldo e desejar que Felipe saia incólume da tentativa de homicídio.
Força, Edivaldo.
AINDA O CRIME
Antes do encerramento da coluna, esse escriba entrou em contato com Edvaldo Alves. Ele nos explicou que o estado de Felipe é muito grave, pelas várias perfurações que o rapaz sofreu e que atingiram órgãos importantes, como pulmão e estômago. O estado de Felipe é grave, porém ele está estável e deve sair da sedação nas horas próximas. Edvaldo tem muita esperança de que tudo termine bem.
Todos nós temos essa expectativa.
MOLAR
O vereador Jonathan Molar, que nos desculpem a obviedade da comparação, tem sido uma severa dor de dentes para o prefeito Timóteo Brito, inclusive, levando o alcaide a tomar atitudes politicamente incorretas. A última foi de uma pobreza franciscana. Ninguém quer que o prefeito goste do vereador Molar, mas o respeito ao mandato que o povo outorgou ao edil é sagrado. Pois não é, segundo me contaram (alguém que ouviu) o prefeito afirmou em determinado programa de rádio que Molar estava proibido de entrar em qualquer repartição pública municipal.
Pode S. Exa, fazer isso?
Molar afirmou que vai denunciar.
GREVE DOS MÉDICOS
Até segunda-feira, 12 de novembro, a paralisação dos médicos ainda não havia terminado. Como o secretário disse que o movimento já estava encerrado, fica a dúvida.
De qualquer maneira, o fato foi lamentável.
SEU DÁRIO
Seu Dário é dono do Babouche, o melhor caldo de cana da cidade. Além disso, seu Dário é um dos melhores papos que esse escriba já viu.
Engraçado, profundo, analista das coisas do mundo, uma figura. Pois um torcedor do Corínthians foi lá no Babouche comprar uns foguetes para soltar quando o Corinthians ganhasse do Palmeiras, como ganhou. Seu Dário, palmeirense convicto, vendeu os foguetes. Quando o corintiano foi comemorar, o barulho que os foguetes faziam eram de traques, aquelas bombinhas raquíticas de São João. Raciocínio de seu Dário: “você acha que eu vou vender foguete bom pro cara comemorar a derrota do meu time?”
Tem sentido.
REFORMA TRABALHISTA
Com a reforma trabalhista, que enterra de vez direitos celetistas do trabalhador, começou a balbúrdia. Na Bahia, um juiz despachou de acordo com a nova legislação, obrigando um trabalhador a pagar 8500 por litigância de má fé. Outro despachou contra a nova lei, dando razão a uma reclamação trabalhista que seria atingida pela tal reforma.
A cada dia, o golpe atinge mais o trabalhador.
REORDENAMENTO DA REDE MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
Muitos professores estão temerosos com o chamado reordenamento da rede municipal de ensino, proposta pelo secretário Hermon Freitas, sob alegação de que a educação não resistirá, econômica e pedagogicamente, ao atual esquema. Os professores acham que há graves riscos na reordenação, que, entre outras coisas, pretende economizar cerca de 480 mil mensais com aluguéis. Mas, o que irá acontecer com professores que vão sobrar no sistema? Afinal, haverá troca de alunos entre escolas, como é o caso do Raquel e do Clélia. Para isso, mais salas serão construídas no Clélia, pois o Raquel não tem estrutura física para abrigar o Fundamental 2, mas tem professores habilitados para esse segmento, que sobrarão na curva. O reordenamento fechará 11 escolas e mais salas serão construídas. Dará tempo para essa construção até o início do ano letivo de 2018? Não estará acontecendo um mero processo de enxugamento de despesas? Quais são os critérios para esse remanejamento e para a realocação dos professores? Essas são perguntas que os professores estão fazendo e que não foram respondidas no documento explicativo do reordenamento. Como a APLB participou do fazimento do projeto, os professores esperam respostas para essas importantes questões.
As dúvidas existem e precisam ser esclarecidas. O Clélia e o Raquel foram usados aqui como exemplos, é bom que se afirme.
LA PREGUNTA
O que têm a ver César Menotti e Fabiano com a inauguração da Policlínica? Que critérios foram usados para a escolha de tão cara dupla sertaneja?
O povo está perguntando.
LÁ EM CURPIOBA MIRIM
O nosso correspondente em Curpioba Mirim, Sóstenes Cauim Velásquez, leu uma nota no Bahia Notícias que dava conta que a prefeita de Itagimirim afastou um parente próximo de uma secretaria por solicitação do Ministério Público. Pergunta Cauim: O MP de Curpioba solicitou o afastamento de parentes de D. Brígida e ela, até agora, fez cara de paisagem. Quando é que o MP de Curpioba vai se manifestar contra esse desprezo?
A pergunta vale para outras cidades do Extremo Sul.
AINDA EM CURPIOBA
Existe em Curpioba Mirim pontos de alagamento que atormentam a vida dos moradores. Um deles, o maior de todos, fica próximo a um bloco comercial que é o mais movimentado da cidade. Reza a lenda que o complexo foi erguido no lugar de uma antiga lagoa que D. Brígida, em seu primeiro mandato, mandou aterrar e ali ergueu o tal centro comercial. Como o serviço foi feito errado, basta uma chuva mais forte e toda a região vira uma grande lagoa. Pois não é que outro dia a prefeita, em entrevista à rádio local, afirmou que esse tipo de inundação é comum na maioria das cidades? O professor de história, Zaqueu Zopellaro indignou-se e mandou perguntar à prefeita em qual cidade havia uma lagoa pluvial daquele tamanho.
A resposta ainda não chegou.
BOLSONARO
O deputado federal Jair Bolsonaro deve pagar 150 mil da sentença que o condenou por homofobia.
Alguma surpresa?
OUT DOOR
Por falar em Bolsonaro, apareceu todo pichado o out door que adeptos do deputado candidato á presidência afixaram ali perto do Posto ao lado do ladeirão da Urbis. Fascista, golpista e outros adjetivos foram grafados com tinta preta sobre a placa.
Não se aprova, mas entende-se.
FRANS KRAJCBERG
A morte do artista plástico Frans Krajcberg, de 96 anos, abalou todo o mundo intelectual do planeta. Artista plástico dos mais conceituados, Krajcberg praticava uma arte ecológica de denúncia, mostrando a destruição do meio ambiente através de suas esculturas.
A natureza está de luto.
COINCIDÊNCIA?
Justamente na semana em que saiu a denúncia contra a Globo e que se anuncia que Tacla Durán está pronto para denunciar a farsa da Lava Jato, surge mais uma denúncia contra Lula.
Depois tem quem acredita em coincidência.
FECHANDO COM BAKUNIN “Não acredito nas constituições nem nas leis, a mais perfeita constituição não conseguiria satisfazer-me. Necessitamos de algo diferente: inspiração, vida, um mundo sem leis, portanto, livre.” - “As pessoas vão à igreja pelos mesmos motivos que vão à taverna: para estupefazerem-se, para esquecerem-se de sua miséria, para imaginarem-se, de algum modo, livres e felizes.”
“O Estado é a negação da humanidade” .