Ramiro Guedes
VIVER PODE VALER A PENA
“You must remember this
A kiss is still a kiss...
A sigh is just a sigh
The fundamental things apply
As time goes by...”
(Dooley Wilson, em “Casablanca”.)
A canção “As time goes by” é considerada uma das mais lindas do mundo e é tema do filme Casablanca, com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. O filme é uma expressão maior da sétima arte e ler Saudades do Século XX, de Rui Castro, é outra delícia.
Viver até que vale a pena.
PELEGUISMO
Não, o vereador Marcílio não chamou a sindicalista Brasília Marques de pelega na sessão da Câmara, dia 22 de novembro. O que ele disse é que há sindicatos que não se perfilam do lado do trabalhador e isso é peleguismo.
A APLB está nesse caso?
BLACK FRIDAY
Existe coisa mais ridícula do que o que aconteceu em São Paulo, onde milhares de pessoas se acantonaram às portas das lojas, passando a noite à espera de que elas abrissem para, em um parecido estouro da boiada, darem vazão ao seu espírito consumista? Será que compensa, depois que muitos comerciantes aumentam o preço para depois darem desconto?
Black Friday: invenção consumista para tirar mais grana do bolso de quem tem tão pouco.
NA INAUGURAÇÃO DA POLICLÍNICA
Causou admiração o tanto de aplauso que o ex-prefeito João Bosco recebeu quando seu nome era citado na inauguração da Policlínica. Bosco não cabia em si de felicidade e pode entender como o povo compreendeu quem trouxe a obra para Teixeira.
A sabedoria popular é também reconhecimento.
CONFIRMAÇÃO
João Bosco confirmou a esse escriba que o prefeito TB lhe deu dois encontrões quando ele, João, estava mais próximo do governador Rui Costa, na inauguração da Policlínica. Em umas das agressões, o governador viu e perguntou: “O que é isso, o que é isso?”
Hanna Arendt explica, ela e o totalitarismo.
REFORMULAÇÃO DA REDE
Em conversa com vários vereadores, alguns até da oposição ao prefeito Timóteo, fica claro que há necessidade da reformulação da rede municipal de ensino. O fato é que a decisão de fazer esse processo foi tomada de forma autoritária, sem consulta ao povo, sem audiências públicas e contato com as escolas. Como o povo não aceita mais autoritarismo, a atitude pegou mal e granjeou antipatias sobre as medidas.
O povo quer saber até onde vai levar na substância albugiminosa.
PEGOU MAL
Em uma fala em determinada emissora de rádio, às vésperas da inauguração da Policlínica, o prefeito TB solicitou ao ex-prefeito João Bosco que não fosse à inauguração, pois teria sucateado a saúde e não seria bem-vindo. João foi e foi aplaudido veementemente.
Teria sido o efeito da fala?
ALEGRIA...
Vó Augusta anda toda prosa, cheia de alegria. Afinal, quem cravou uma média de vida de 140 anos para o brasileiro foi o presidente Temer.
Ele pode. Afinal, Temer é famoso como mordomo do Drácula e entende de imortalidade.
LÁ EM CURPIOBA MIRIM
Segundo o correspondente da coluna em Curpioba Mirim, Sóstenes Cauim Velásquez, a prefeita D. Brígida anda furiosa com algumas postagens que estão surgindo na INTERNET, nas redes sociais. Segundo Sóstenes, pessoas têm postado várias fotos com a prefeita usando várias perucas, cada uma mais engraçada que a outra. A prefeita fala em processar, em mandar para os eucaliptos e outras vinganças mais. O difícil, pela quantidade postada, é descobrir quem é o autor.
D. Brígida quer saber.
OUTRA DE CURPIOBA MIRIM
O vereador que se tornou pedra no sapato da prefeita D. Brígida é o vereador João Incisivo. Como vem cobrando muito da administração municipal e não tem poupado críticas à prefeita, essa se encheu de ódios. Tida como dona de uma mentalidade de coronela, D. Brígida ameaçou Incisivo de proibi-lo de entrar em qualquer repartição pública municipal. O vereador esta adorando a pinimba da prefeita contra ele, pois o nome Incisivo só faz crescer na boca do povo.
D. Brígida está se tornando o maior cabo eleitoral de João Incisivo em Curpioba Mirim.
APELIDO
Afirma o nosso correspondente em Curpioba Mirim que a prefeita fica com mais raiva quando a chamam de prefeita pinta pau.
Receita-se à mandatária mais senso de humor
PANO PRA MANGA
Aves de arribação segredaram a esse escriba que não é boa a situação da administração TB quando se trata da questão da contratação e dispensa da S3, aquela que assumiu a saúde depois da PROVIDA. Para o tribunal, “há muito mais coisa entre o céu e a terra do que supõe a nossa vã filosofia.
Vixi!
ALCKMIN
Conhecido como O SANTO nas planilhas da Operação Lava Jato, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, está sendo alvo de investigação pelo STJ. Qual o motivo da investigação não se sabe, pois o inquérito corre em segredo de justiça. Na semana que passou, parlamentares do PT foram à PGR reclamar da lentidão da investigação contra Alckmin em outro inquérito, onde o governador foi citado por delatores da Odebrecht. Tais delatores informaram que pagaram cerca de 10 milhões em caixa 2 para campanhas do governador em 2010 e 2014. Os valores teriam sido recebidos por um cunhado do governador.
A lentidão das investigações assusta.
TEMER E O CATETERISMO
O presidente Temer passou por um procedimento cirúrgico no último dia 24 e segue internado no Sírio Libanês. Muita gente, ao saber da notícia, desejou, nas redes sociais, a morte do presidente. São os mesmos imbecis que desejaram que Lula morresse quando foi diagnosticado seu câncer de garganta. Política não se faz assim, desejando o mal para os outros. Saúde, presidente, nem eu seja para que o senhor possa pagar pelo que tem feito de mal contra o Brasil.
Não desejar o mal para as pessoas só nos pode trazer coisas positivas.
A IMPUNIDADE SEGUE
Mais um mês se completa sem qualquer notícia de qualquer tentativa de apuração do assassinato de Jeolino Lopes Xavier. A nova delegada em Teixeira de Freitas prometeu, da tribuna da Câmara, ao vereador Jóris de Geo, que as investigações seriam retomadas com rigor.
Disso não temos notícias e a impunidade continua.
Para nossa indignação e vergonha.
FECHANDO A NICA COM ADONIRAN BARBOSA “Eles pensam que eu não sei falar nós vamos... são uns coitados! Eu também falo nós vamos, se eu quiser. Mas eu falo nóis vai, nóis fumo,etc. como fala o povo.”
“Bom de briga é aquele que cai fora”.
“A tristeza é um bichinho que pra roer tá sozinho. E como rói a bandida. Parece rato em queijo parmesão.”