Ramiro Guedes
CECÍLIA
Encontro, entre velhos guardados, uma preciosidade. É o livro Cecília de Bolso, conjunto de poemas de Cecília Meireles, organizado e apresentado por Fabrício Carpenejar. É uma cuidada edição pocket da L&PM, e Carpenejar teve a sensibilidade de selecionar os melhores poemas de Cecília e dela todos são melhores. “O amor sozinho vagava/sem mais nada além de mim.../numa eternidade inútil.”
Ao final da coluna, mais Cecília.
LÁ EM CURPIOBA MIRIM
Relata-nos o nosso correspondente em Curpioba Mirim, Sóstenes Cauim Velásquez, que esteve conversando com o vereador João Incisivo, edil daquela Câmara de Vereadores, e a ele perguntou se havia possibilidade de um pedido de impeachment da prefeita D. Brígida. Incisivo admitiu que sim e que, na altura dos acontecimentos atuais, era uma hipótese bem viável. Sóstenes então perguntou se o pedido aconteceria e acabou surpreso com a resposta do vereador: “precisamos agir com muita responsabilidade, pois a emenda da sucessão pode ficar pior do que o soneto que aí está”.
Velásquez ainda não entendeu.
AINDA EM CURPIOBA MIRIM
O que Incisivo admitiu a Velásquez é que vai acionar o MP para saber se a merenda escolar servida em Curpioba está de acordo com os preços de licitação praticados para sua compra. Para o vereador, um mísero cubinho de achocolatado e três pífias bolachas, além de serem insuficientes para a alimentação dos alunos, não condizem com os preços das licitações. E cita: só de carne foram licitados 7 milhões. Onde está essa carne na merenda escolar?
A questão é pertinente e basta ser respondida.
LA PREGUNTA
No enunciado da LOAS em Teixeira de Freitas, dá-se uma redução de 11 milhões de reais no quesito EDUCAÇÃO, enquanto na verba da Procuradoria e do Gabinete do Prefeito há significativo aumento. Pergunta-se: se está havendo um déficit nas verba para a educação, como é que se pensa ainda em cortar no orçamento desse item?
Muita gente quer saber.
APLB
A queda de braço entre o vereador Marcílio Goulart e parte da diretoria da APLB-Sindicato pode ser facilmente resolvida. É só a entidade mostrar que sua diretoria trabalha a favor da classe do magistério (toda ela) e as coisas ficam esclarecidas.
Estaria a APLB se omitindo na luta a favor de seus filiados?
OLHA A LÍNGUIA, GENTE
Antes de pessoas irem à emissoras de rádio dizer que outras estão cheias de processos de corrupção, é melhor verificar a verdade de tal afirmativa. Vai que a pessoa não tem tais processos e quem acusou fica na mão do acusado.
Acusar sem provas dá processo.
TACLA DURÁN
Caiu como bomba nas redes sociais o depoimento do ex-advogado da Odebrecht, Tacla Duran, na CPMI da JBS, no último dia 30. As acusações de Durán dão conta de que foi a exibido a ele por um advogado ligado a Moro um amplo menu de “delação à la carte”, com listas de políticos a
denunciar, além da rolagem de milhões. Se o advogado provar cabalmente o que está dizendo, fica mortalmente ferida a isenção da República de Curitiba e comprometidas as delações premiadas.
Ele precisa provar...
OMISSÃO
Sobre o depoimento de Tacla Durán à CPMI da JBS, não se nota a mínima cobertura pelos jornalões e grandes redes. A não ser uma tímida nota da UOL, um silêncio tumular cerca a fala do advogado. A Globo, depois que migrou do “é mentira” para “fomos enganados” no caso das propinas para conseguir eventos, nem toca no assunto.
Segundo Millor Fernandes, temos a pior imprensa do mundo.
FECHANDO COM CECÍLIA
“Eu não tinha este rosto de hoje, Assim calmo, assim triste, assim magro, Nem estes olhos tão vazios, Nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força, Tão paradas e frias e mortas; Eu não tinha este coração Que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança, Tão simples, tão certa, tão fácil: — Em que espelho ficou perdida a minha face?”
CORRESPONDÊNCIA
Newton Neto
Muito apropriada sua fala Ramiro para esse momento em que estamos vivendo na nossa cidade,eu já esperava que haveria um retrocesso na nova política de Teixeira de Freitas,mais não achava que era tanto. Realmente o coronel Saruê supera minhas expectativa como gestor, Cesar Menote e Fabiano calculando por baixo deva ficar em torno de 100.000 há 150.000 para os cofres públicos,e como é do feitio dele usar migalhas para a atrair o povo mais carente para ouvir suas mentiras no palanque com o sorteio de 30 bicicletas,e essa de realocar os estudantes? Agora de 40 alunos por sala,vai passar a ser ..
RESPOSTA: uma radiografia do que há na rede municipal de ensino e a criação de um plano de reordenamento com a participação da comunidade é essencial. Sem isso, tal reordenamento será apenas uma imposição de corte de gastos e a população não aceitará.
Gracilian Escobar · Üsteğmen em Estudante
O despota que temos era de se esperar. Formularam na radio do pinto uma ojeriza para João e temos aqui o retrogado na gestão. O ditador é que dita as regras, (maq)
RESPOSTA: A coluna agradece sua participação.
Gracilian Escobar · Üsteğmen em Estudante
Inicio do artigo, uma sapiencia que só e finaliza com a frase do lider Anarquista. Mikhail AleksandrovitchBakunin (1814–1876) foi um revolucionário russo que contribuiu, determinantemente, em teoria e prática, para o desenvolvimento do anarquismo na Europa ocidental e que teve influência significativa nos rumos do movimento de trabalhadores, em nível mundial.
RESPOSTA: Bakunin era um grande pensador e foi um pensador da liberdade e do inconformismo. Volte sempre. The Unforgiven
BOLSONARO O deputado federal Jair Bolsonaro deve pagar 150 mil da sentença que o condenou por homofobia. Alguma surpresa? Ele é obrigado a gostar de viado?
RESPOSTA: Estrategista, a gostar não, mas a respeitar o direito que as pessoas têm sobre decidir a própria sexualidade, sim.