Ramiro Guedes

PERDÃO, LEITORES E EDVALDO

Mais uma semana em que atraso a postagem dessas Nicas. Mais uma vez, a culpa é do diabetes e da insidiosa ferida da perna esquerda, que novamente se abespinhou. Tenho procurado manter terça-feira de cada semana como o dia limite para postar a coluna, mas, desta vez, não deu.

A barca de Caronte está cada vez mais próxima.

O TAL REORDENAMENTO

A cidade de Teixeira de Freitas apresenta, em determinados momentos, uma face mais do que risível. Por exemplo: fala-se muito em reordenamento da Educação Municipal. Ora, o prefixo “re” significa fazer de novo algo que deixou de ter significado ou que se esgotou no tempo, refazer. Quando foi que a educação teixeirense teve algum ordenamento para poder agora ser reordenada?

Uma coisa não existe sem a outra.

MAIS REORDENAMENTO

Os professores e demais atores do processo educacional em Teixeira nada mais querem do que ser ouvidos. Querem o poder de decisão nas participações que vão ser tomadas no processo. Aceitar decisões complexas sem quaisquer discussões consequentes, é penas transferir os problemas para adiante.

A coisa só vai na conversa.

O GARGALO

Um professor teixeirense, técnico na área, afirmou para quem quisesse ouvir, que o grande gargalo educacional de Teixeira de Freitas são os salários dos professores. Para ele, a questão das escolas alugadas não traz impacto quase nenhum nas despesas. O problema é o salário dos mestres, que, sem serem abichornantes, compõem o gargalo. Como resolver a questão, se salários são frutos de direitos conquistados? Com a palavra a APLB.

O MOTE

De um “analista político” teixeirense, em uma tarde calorenta em Tonho Barbeiro: “a gente sabia que a administração Timóteo Brito ia ser ruim, mas não esperávamos que fosse ser tão ruim assim”.

Tonho Barbeiro, timotista, ouviu, não gostou, mas se calou.

SEBRAE

Nas redes sociais, muita gente se mostra indignada com o SEBRAE, que está gastando mais de 1 milhão de propaganda no Domingão do Faustão, tudo para gritar que está ajudando o pequeno e médio empresário.

Não haveria maneira mais efetiva de ajudar?

LÁ EM CURPIOBA MIRIM

O correspondente da coluna em Curpioba Mirim, Sóstenes Cauim Velásquez, em nutrido despacho, publica que D. Brígida tem cólicas biliares só de ouvir falar em 20 de dezembro. Segundo o nosso indigitado, a Justiça Federal vem pra cima, nessa data, de diversas prefeituras, entre elas a de Curpioba. O caso são licitações fora do prumo, que, ilícitas e de favorecimento de empresas de parentes e aderentes, estão na mira da Justiça. Dizem que o caso pode gerar até impeachment.

Depois do dia 20, a jurupoca pode piar.

Aguardemos

MAIS CURPIOBA MIRIM

A respeito das licitações em Curpioba, Sóstenes Cauim Velásquez aponta que as firmas sérias da cidade e do entorno estão se recusando a participar das licitações. O problema é que as comissões (propinas) para vencê-las no

município estão chegando a 40% e as empresas mais sérias estão correndo longe.

Tem sentido?

PF: POLÍCIA FEDERAL OU POLÍCIA FASCISTA?

Depois de uma ação que levou ao suicídio o reitor da UFSC, a PF encetou outra ação, dessa vez contra autoridades da UFMG. Claro está, antes que os radicaizinhos de cabeça de cocô nos ataquem, que não se trata aqui de defender impunidade alguma. O que se defende é que não haja esse ataque da PF de maneira extrema, sem que ao menos haja elementos que justifiquem o exagero. A ação faz parte da investigação da construção do Memorial da Anistia, onde existe a suspeita do desvio de 4 milhões de reais. Sem qualquer pedido prévio de investigação, os acusados sofreram condução coercitiva e foram impedidos de ter acesso ao próprio processo. Alguns deles nem sabiam se eram levados como testemunhas ou suspeitos, em flagrante atentado à cidadania. A comunidade acadêmica está, em peso, revoltada com a metodologia investigativa, que primeiro acusa, depois sai em busca de provas.

No nazismo funcionava assim.

CONDUÇÃO OU PRISÃO?

A condução coercitiva de qualquer pessoa só se justifica se essa pessoa tiver sido intimada a comparecer à autoridade e se recusado a isso sem qualquer motivo. Hoje, não é assim que acontece. No caso da UFMG, o reitor Jaime Ramirez e outros foram conduzidos sem qualquer aviso ou intimação. Pior: a PF deu à operação o nome de “Esperança Equilibrista”, expressão tirada da música “O Bêbado e a equilibrista”, de João Bosco e Aldir Blanc. Imediatamente, João Bosco repudiou a iniciativa e foi direto: “a operação da PF me toca de modo mais direto, pois foi batizada de “Esperança equilibrista”, em alusão à canção que Aldir Blanc e eu fizemos em honra a todos os que lutaram contra a ditadura brasileira. Essa canção foi e permanece sendo, na memória coletiva do país, um hino à liberdade e à luta pela retomada do processo democrático. Não autorizo, politicamente, o uso dessa canção por quem trai seu desejo fundamental”, completou.

Grande João Bosco, que não aceita ter sua música usada em operações perpetradas com metodologia fascista.

LA PREGUNTA

Muitos vão nos perguntar: e para onde foram os 4 milhões? Aí entra a atuação que deveria ter a PF: investigar em profundidade, descobrir se houve o desvio e, se houve, apontar os culpados, que, severamente, devem ser punidos. Tudo isso sem martirizar qualquer acusado sem que haja a conclusão de inquéritos ou a comprovação de culpas. Na democracia, age-se assim.

Temos uma Polícia Federal ou uma polícia Fascista? Como disse o reitor Ramirez, “a UFMG jamais se curvará ao arbítrio”.

Ainda bem.

A MÃE NO MEIO

Dizem estar bem próximo de Geddel, filho de Afrísio, aceitar a delação premiada. Pessoas bem chegadas a ele afirmam que as acusações contra a mãe o deixaram abatido e arrasado. Ele as considera injustas e mais: para ele é uma indignidade obrigar a mãe a usar tornozeleira eletrônica.

A partir daí, Geddel, filho de Afrísio, estaria disposto a contar tudo, já que se julga abandonado.

Tremei!

FECHANDO A NICA COM PROVÉRBIOS DE LÚLIO

“Quem engana a justiça compra a injúria”.

“Não vendas nem dês ao mau senhor a tua liberdade”.

“Foge antes do mau povo do que do mau príncipe”.

“A verdade caminha de dia, a mentira caminha de noite”.

“Tem maior pavor do teu inimigo dormindo do que acordado”. (Raimundo Lúlio (em catalão Ramon Llull; em espanhol, Raimundo Lulio; em latim, Raimundus ou Raymundus Lullus; em árabe, رامون لیول ) foi o mais importante escritor, filósofo, poeta, missionário e teólogo da língua catalã. Foi um prolífico autor também em árabe e latim, bem como em langue d'oc (occitano). É beato da Igreja Católica.

Llull é uma das figuras mais fascinantes e avançadas dos campos espiritual, teológico e literário da Idade Média. Seus provérbios são célebres e sempre usados.

CORRESPONDÊNCIA Newtton Neto · Universidade Federal Sul da Bahia

Muitíssimo obrigado Ramiro por ter respondido! (tal reordenamento será apenas uma imposição de corte de gastos e a população não aceitará.) Coronel Saruê nunca escutou a voz do povo que votou nele,e agora não será diferente, infelizmente.Espero está enganado desda vez. Não faço uma oposição cega,se ele realmente trabalhar terá meu apoio.Teixeira de Freitas sempre em primeiro lugar!

Resposta: Muito boa a sua visão de não ser oposição cega: Teixeira de Freitas está acima disso. O que há necessidade é de uma oposição lúcida, que não faça concessões a coronelismos ou saruezismos. Volte sempre.

Google proíbe publicidade política para as eleições municipais

O Google informou nesta quarta-feira (24) que, a partir de maio, vai proibir a veiculação de anúncios políticos para as eleições

Teixeira de Freitas celebra Emancipação com antecipação de

Teixeira de Freitas: A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas anuncia uma alteração no calendário de feriados locais: o feriado municipal

Trajetória de Lucas Bocão: De Radialista a Político

Teixeira de Freitas: Regionalmente conhecido como Lucas Bocão, Ubiratan Lucas Rocha Matos nasceu em 13 de janeiro de 1973, em Itabuna/BA. Criado

Mulheres Fortes e Novos Nomes Emergem na Pré-Campanha de Teixeira de

Teixeira de Freitas: Na pré-campanha fervilhante de Teixeira de Freitas, diversos nomes se destacam com determinação rumo à possível

Kátia Oliveira lamenta falecimento do ex-prefeito de Teixeira de

Bahia: A deputada estadual Kátia Oliveira (União Brasil) lamentou neste sábado (20) o falecimento do ex-prefeito de Teixeira de Freitas Temóteo

Morre o ex-prefeito Temóteo Brito: Conheça sua trajetória marcada

Teixeira de Freitas: Com imensa tristeza, comunicamos o falecimento do ilustre político e agropecuarista Temóteo Alves de Brito, aos 82 anos.

PF deflagra operação contra fraude em contratação de empresa por

Uma operação da Polícia Federal (PF) foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (18) em Ilhéus e Itabuna, no Sul; e Salvador. Intitulada de

Com saída do DC, o vereador Ronaldo Cordeiro deixa a base aliada do

Teixeira de Freitas: Ronaldo Alves Cordeiro, conhecido pelo apelido “Baitakão” e admirado por seu jeito simples e habilidoso de lidar com as

Mudança Política em Teixeira: Vereador Ailton Lacerda deixa o

Teixeira de Freitas: Em um movimento político surpreendente, o vereador Ailton Lacerda Ferreira anunciou sua desfiliação do partido PODEMOS e

Foco, força e fé: A inspiradora trajetória de Talitha Rendeiro

Teixeira de Freitas: Talitha Rendeiro Paranhos, CEO da revista Mulher em Foco, é uma mulher cuja vida é guiada pela fé e integridade. Nascida em

Nossos Apoiadores: