Ramiro Guedes
AMARO SANT’ANNA
“Já reparou que,
quando o perigo passa,
a roupa está amarrotada,
os cabelos desajeitados,
o corpo trêmulo
e a sensação
de que falta alguma coisa”.
Amaro Sant’anna é um amigo querido, que hoje trabalha em Porto Seguro, um artista e intelectual de teatro e poeta em tempo integral. Trabalhou conosco no Departamento de Cultura e consagrou o teatro de bonecos como uma oficina preciosa, presente em todos os momentos. Com a vitória dos novos fascistóides, preferiu se mudar para outras plagas, onde dá vazão a seu gênio criativo e a sua teatralidade muitas vezes incompreendida. Os versos acima são do seu livro Fragmentos. Salve, companheiro.
Ao final da coluna, mais Amaro.
UNIVERSIDADES
O desmonte das universidades públicas brasileiros não passa só pela atuação violenta e midiático-sensacionalista da Polícia Federal, quando alguma denúncia surge. Sem que se queira qualquer isenção de investigação em qualquer órgão, é suspeita a sistemática atuação da PF quando se trata das universidades, com a condução coercitiva de professores, muitos dos quais posteriormente liberados de qualquer responsabilidade no inquérito, mas com a reputação já atingida. O buraco é bem mais embaixo: Levantamento realizado pelo jornal O Estado de S. Paulo aponta que o orçamento dessas instituições caiu R$ 3,4 bilhões nos últimos 3 anos.
Esse é o verdadeiro desmonte.
O CALVÁRIO GOLPISTA
O governo golpista de Temer está comemorando a nova pesquisa IBOPE/CNI, que mostra uma leve melhora na popularidade do presidente, de 3 a 6%. Mostra a pesquisa que 74% dos brasileiros acham o governo péssimo. Na última, eram 77%.
Os caninos vampiros estão rebrilhando de alegria.
Ridículo.
IPSOS/ESTADÃO
Enquanto isso, para desespero da moraria, Lula melhora pela sexta vez em pesquisa e alcança 45% de aprovação. Ainda é grande a reprovação do barbudo, que está em 54%, mas é a sexta queda seguida, em avaliação da IPSOS/ESTADÃO. A pesquisa só avalia a aprovação e a rejeição dos nomes postos à disputa de 2018.
E aí, fakes News?
MURMÚRIOS E MURMÚRIOS
Murmura-se no breu das tocas que o atual Secretário Municipal de Saúde em Teixeira de Freitas, Rodrigo Kuada, está em adiantado estado de fritura e deve sair do cargo em Janeiro. Até defensores do Secretário admitem o fato. Para o seu lugar, viria Geraldo Magela, que foi secretário no tempo do governo Apparecido Staut. Quais motivos estariam ocasionando a troca? Sabe-se lá. Como nem se sabe oficialmente o motivo da saída de Archângelo Delpizzol, é ilusão querer saber o que motiva a saída de Kuada e a vinda de Magela, se isso acontecer.
Muita gente só quer que a saúde funcione.
ELOGIO
Muita gente afirma que esse escriba nada enxerga de bom na atual gestão municipal e que vive só para criticar. Nada disso: na coluna não pegamos empreitada contra ou a favor. Como temos a maioria de nossos órgão de imprensa elogiando, quando aparece alguém criticando vem essas afirmativas estultas. Vai aqui um elogio: se não tiver nada de estranho ou cabudo, excelente o projeto do Executivo, já aprovado pela Câmara, que absorve as dívidas dos pequenos agricultores junto ao Banco do Nordeste até 30 mil reais. Muita gente acha 30 mil pouco, nossos pequenos agricultores é que sabem o quanto uma dívida desse porte os escraviza.
Bem pensado.
LÁ EM CURPIOBA MIRIM
O repórter Sóstenes Cauim Velásquez, correspondente dessa coluna em Curpioba Mirim, afirma que D. Brígida marcou um encontro de trabalho com o prefeito de Teixeira de Freitas, Timóteo Brito. Afirma Sóstenes que D. Brígida está entusiasmada com a imensa lagoa pluvial, obra do prefeito teixeirense, que, quando chove, toma conta da região do Teixeira Mall. Ela quer uma em Curpioba, de preferência permanente, para ser a grande atração turística do seu burgo.
Vem que tem.
MERENDA
Por falar em Curpioba, Sócrates Cauim Velásquez afirma que D. Brígida está virada na ziza com o site de lá, o Sacana News. Pois não é que o indigitado veículo voltou a levantar a triste situação da merenda escolar em Curpioba? Continuam as três bolachas de sal e um achocolatado, sendo a base da tal merenda. O que não se consegue explicar é que houve uma licitação em que se aprovou 7 milhões de reais para a compra de carne.
Seria a Operação Carne Tosca?
BENDITOS RECIBOS
O MPF (Ministério Público Federal) achou desnecessário periciar os recibos originais que a defesa de Lula apresentou a Moro. Alegam os ilustres delegados que os recibos são falsos, isso sem qualquer perícia. Lula mandou fazer a dele e deu que os recibos são verdadeiros. Já o MPF não quis fazer. Alega a defesa de Lula que não quiseram fazer por saberem que os recibos são verdadeiros.
Assim funciona a Justiça de Curitiba –Guantánamo.
DON’T CRY FOR ME, ARGENTINA
Temos muito a aprender com nossos irmãos portenhos. Lá, a Reforma da Previdência acabou aprovada, mas houve manifestações de rua e até confrontos com a Polícia, que não se envergonhou em agredir manifestantes. Aqui, o povo assiste calado ao estupro dos direitos trabalhistas que os golpistas querem produzir, fazendo a população carente pagar uma conta que não é dela.
Cada país tem o povo que merece.
COBRANÇA
Será que os partidos populares vão assistir em silêncio, aqui em Teixeira de Freitas, o verdadeiro absurdo que será o julgamento do recurso de Lula, dia 24 de janeiro, pelo TRF-4 em Porto Alegre?
Será que até o PT vai se calar?
ESPAÇO AÉREO
Há uma comissão internacional se organizando para ir para Porto Alegre assistir o julgamento do recurso de Lula, dia 24. Mujica deve vir, Bono Vox já confirmou, artistas nacionais estarão lá. As autoridades planejam fechar o espaço aéreo da região para impedir tais presenças. Aliado ao ridículo, fica a pergunta: o que farão com os Sem Terra de Stédile, que chegarão a pé, arrastando suas sandálias de dedo?
Todos a Porto Alegre... Afinal, “eleição sem Lula é fraude”.
O INEFÁVEL GILMAR
Como já soltou uma turma nesses últimos 3 dias, é preciso tomar cuidado para Gilmar não soltar o Maluf, que acabou de se entregar à Polícia Federal. Cheio de orgasmos patrióticos, Gilmar decretou o fim das conduções coercitivas.
Pois é: a de Lula, ele gostou.
AINDA AMARO SANT’ANNA
“Sempre se esvai
por entre meus dedos
aquilo que entrego de mim
que ainda desconheço.”
“Todas as minhas
Contradições
Foram unânimes”.