Em comunicado transmitido pelo canal de televisão local, a presidente da Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela anunciou a decisão.
Venezuela ordenou neste sábado, 23 de dezembro de 2017, a expulsão do embaixador do Brasil, Ruy Carlos Pereira, ao declarar que ele é 'persona non grata' no país. A decisão foi anunciada por Delcy Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional Constituinte venezuelana.
"No âmbito das competências da Assembleia Nacional Constituinte, em que está justamente a soberania, nas nossas bases de comissão, decidimos declarar 'persona non grata' o encarregado de negócios do Canadá, e declarar 'persona non grata' o embaixador do Brasil, até que se restitua o fio constitucional que o governo de fato vulnerou, no caso deste país-irmão", afirmou ela, em comunicado transmitido pelo canal de televisão estatal.
A fala de Dercy sobre o Brasil foi uma resposta a um dos jornalistas sobre como outros países tratam a participação de partidos no processo eleitoral.
Ela então anunciou que a Venezuela decidiu declarar 'persona non grata' tanto ao encarregado de negócios do Canadá quanto ao embaixador brasileiro. Os motivos que levaram às duas decisões, porém, são distintos.
Dercy explicou que o motivo da declaração contra o embaixador do Brasil é o fato de o país ter "vulnerado" o "fio constitucional".
"A chancelaria venezuelana fará os trâmites para iniciar este processo declaratório de 'persona non grata'", completou ela.
Com informações:G1