Ramiro Guedes
FELICIDADES
Apesar de saber que “felicidade é brinquedo que Papai Noel não tem”, segundo Assis Valente, a coluna deseja a todos um Natal cheio de renovação e um Ano Novo em que o homem seja a medida de todas as coisas: que nosso bom velhinho seja Karl Marx e que prevaleça seu ideário: “Trabalhadores do mundo, uni-vos”.
Viva e esperança equilibrista, a verdadeira.
ADÃO VENTURA
“Minha carta de alforria
não me deu fazendas
nem dinheiro no banco,
nem bigodes retorcidos.
Minha carta de alforria
Costurou meus passos
Aos corredores da noite
de minha pele”.
Adão Ventura, falecido jovem, foi um poeta negro, mineiro e lutador. Da cor de sua pele fez a denúncia da dívida que o Brasil tem com os negros, ainda que alguns não acreditem.
Excelente poeta.
O NEGRUME DO TEMPO
Várias ruas da Urbis estão às escuras. Na rua 10, por exemplo, um mísero poste apenas ilumina alguns metros. Na 11, nem isso. Na passagem para o Bonadiman e no próprio Bonadiman, a escuridão é total. A explicação é sempre a mesma: as lâmpadas estão chegando e tudo vai ficar normal. Praticamente um ano se passou da nova gestão e o negrume continua. Isso aumenta a insegurança, pois a bandidagem gosta das sombras para atuar. Enquanto isso, a população continua a pagar a Taxa de Iluminação Pública.
É justo pagar ficção?
FALTA DE ASSUNTO
Uma matéria na UOL mostra e discute uma foto de Bruna Marquezine em que ela se roça em uma porta de vidro. A matéria discute o que a artista estava fazendo ali e as considerações vão de “coçando a checa” a “tirando o atraso”.
Que importância pode ter uma reportagem desse tipo?
RECORDE SINISTRO
A carga tributária do Brasil chegou, em 2016, a 32,38% do PIB. Esse é o maior nível a que chegamos desde 2013.
Na TV, Temer, o líder do golpismo, vê a economia crescendo.
Rabo de cavalo também cresce.
QUEDA
Depois de pouco mais de um mês da aprovação da reforma tributária, o índice de desemprego no país volta a crescer. Por conta disso, o ministro do trabalho, Ronaldo Nogueira (PTB), pediu demissão, alegando precisar trabalhar sua candidatura a deputado federal. A verdade é que o fechamento de 12 292 vagas de emprego em novembro foi uma ducha de água fria no governo. Josias de Souza, comentando a demissão de Nogueira e a posse do deputado Pedro Fernandes (PTB), novo ministro, afirmou:
“Saiu o nada e entrou o coisa alguma”.
Na mosca.
O MISTÉRIO DO PAGAMENTO
Esse escriba conversou com entendidos em finanças públicas, buscando explicação para o súbito pagamento do 13º. Salário da municipalidade teixeirense, que acabou saindo dia 21 de dezembro, depois de verdadeira guerra dos servidores nas redes sociais. Explicou-nos ele, que o pagamento só saiu porque e Câmara de Vereadores fez o repasse de recursos a serem devolvidos. Não fosse o repasse, não teria havido o a quitação do 13º.
Para o salário de janeiro, persiste a situação de crise.
PREVISÃO
“A ABL ainda há de premiar Alexandre Frota e Bolsonaro”.
A previsão é do pitaqueiro político (que não se diz estrategista) Totonho Cunha. Pergunta: e a ATL, vai premiar quem?
Respostas à redação.
LÁ EM CURPIOBA MIRIM
A prefeita D. Brígida enviou carta à coluna, desmentindo que pretendesse vir a Teixeira de Freitas, conversar com o prefeito Timóteo Brito sobre a lagoa pluvial que, quando chove, toma conta de um centro comercial, lagoa que ela pretendia importar para Curpioba. Indignada, avisou na carta que jamais pretendeu tal obra e que Sóstenes Cauim Velásquez era “mentiroso e malandro contumaz”. Enviamos a carta para Sóstenes, que promete resposta para breve, provavelmente na próxima edição.
Estamos esperando.
AINDA EM CURPIOBA MIRIM
Segundo Sóstenes Cauim Velásquez, nosso indigitado correspondente em Curpioba Mirim, o motivo do inusitado e atual nervosismo da prefeita D. Brígida é que o cerco da Federal começa a apertar. Janeiro pode ser um mês difícil para a prefeita, pois as licitações favorecendo parentes começam a explodir e a apuração é certa, daí, afirma o correspondente, o nervosismo brigidiano, principalmente contra o repórter e a coluna.
Até agora, Sóstenes não deu um tiro fora.
NOMEAÇÃO
Sem adentrar quaisquer aspectos legais, a coluna saúda a indicação de Luciana, esposa do Dr. Paulo Américo, para a direção da UPA, em Teixeira de Freitas. Dinâmica, trabalhadora, com alto senso de inovação, Luciana deve fazer ali um bom trabalho – tem uma visão humanitária excelente e, entre outras graduações, é enfermeira.
Que faça um bom trabalho: a saúde precisa.
FECHANDO A NICA COM MARX
“Eu sei que o silêncio muitas vezes tira a vontade de alguém ouvir uma palavra, mas tem hora que as palavras doem mais do que o silêncio.”
“O medo cala a boca dos inocentes e faz prevalecer a verdade dos culpados.”
“Sem sombra de dúvida, a vontade do capitalista consiste em encher os bolsos, o mais que possa. E o que temos a fazer não é divagar acerca da sua vontade, mas investigar o seu poder, os limites desse poder e o caráter desses limites.”
- -
“Jesus faz milagres e dá, o homem não faz milagres e vende.”
“A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa”.