Ramiro Guedes

EMERSON

“Um partido ou uma seita é o elemento incógnito que salva a pessoa do vexame de pensar”. Quem disse foi Ralph  Waldo Emerson, filósofo e escritor norte americano. O pensamento de Waldo volta à tona e pontua uma discussão atual sobre a alienação que as seitas religiosas ou partidárias podem causar nos povos.

O mundo precisa pensar por si próprio.

PROPAGANDA

Esse escriba sempre temeu frases prontas e declarações da mídia e da propaganda. Deparei-me agora com uma propaganda do whisky Buchanan´s , que afirma: “um amigo de verdade sempre olha você de frente”. O que um dito desse tipo está fazendo em uma propaganda de bebida já é um mistério intransponível. Mais: esse ilógico escriba teve um amigo de infância, apelidado de Sura, que era cego do olho esquerdo e que só olhava os outros de soslaio.

Foi um grande amigo, apesar do Buchanan´s afirmar o contrário.

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL E A FALSIDADE DOS TEMPOS       

Um rapaz de aparência humilde perguntou a uma moça informante da Caixa Econômica Federal como faria para abrir uma conta ali. Rápida como uma metralhadora, a moçoila disparou uma extensa lista de documentos e encerrou: “-Além desses documentos, há a necessidade de um depósito de 3000 reais para a abertura de uma conta”. Intrigado, esse escriba recorreu a um gerente para checar a informação. Para abertura de uma conta corrente há a necessidade de um depósito de 3000 e a abertura só é feita na Agência. Para a abertura de uma conta poupança, a transação pode ser feita em qualquer agência lotérica e o depósito inicial é de 50 reais.

Informado, o rapaz se foi.

LA PREGUNTA

A Caixa não é um banco estatal, que existe para facilitar a vida do cidadão? Essa exigência de um depósito inicial de 3000 reais não é excludente para a maioria das pessoas? Ou a Caixa é apenas mais um tamborete de agiotagem oficial dos bancos privados, orquestrada pelo Banco Central?

Que tal facilitar a vida das pessoas?

PESQUISAS?

Um determinado veículo de comunicação de Teixeira de Freitas, vem, há dois ou três meses, publicando resultados de pesquisa sobre a aceitação do governo municipal pela população. O mistério: apenas percentuais são citados - não aparece o nome do Instituto realizador da pesquisa, a metodologia usada, o universo pesquisado, faixas etárias, grau de confiabilidade e outros dados básicos.

O autor de tais pesquisas deve ser Mandrake.

OS DESENCONTROS DA PAIXÃO

Recebemos informações de que não será mais Geraldo Magela o futuro Secretário da Saúde que substituirá Rodrigo Kuada. Combinemos: o dia que a mudança for confirmada, daremos o nome.

Nem tanta importância para o comum dos mortais tem essa notícia.

A SAÚDE

Um amigo desse escriba, da área de jornalismo, está tentando, há quase um mês, marcar um exame para verificar uma questão circulatória. A informação é que está tudo parado, sem marca para que tal atividade volte a acontecer.

E vamos que vamos.

CIRCO DAS ILUSÕES

Uma quase unanimidade no governo municipal é a excelência de serviço que o jovem Rogério Mororó está implantando na limpeza de nossas ruas. Bem educado, atencioso com as pessoas, Mororó traçou uma logística satisfatória para o serviço na cidade. O que está atrapalhando (não por culpa dele) o trabalho de Mororó é a exagerada propaganda que a administração vem fazendo de tal limpeza. Sem contemplar, como deveria, a questão, e sem dar perfeitas condições de trabalho ao rapaz, propagandeia aos quatro ventos a limpeza das ruas. A pergunta que nos fizeram: não é obrigação da Prefeitura?

Pedido: deixem Mororó trabalhar em paz.

LÁ EM CURPIOBA MIRIM

Nosso correspondente em Curpioba Mirim, Sóstenes Cauim Velásquez, em correspondência que nos envia essa semana, entoa loas à administração da prefeita Brígida Campolargo.  Como esse não um viés de Velásquez, quisemos saber o motivo que o levava a louvar as ações da prefeita. Cauim Velásquez conta que esteve outra vez com o capataz da fazenda que D. Brígida tem no Espírito Santo. O capataz, mais uma vez, estava em Curpioba para buscar o diesel que, quinzenalmente, leva para a tal fazenda e que, segundo esse mesmo capataz, sai das burras da mamã prefeitura. Segundo Cauim Velásquez, o capataz estava meio alegre, pois a prefeita havia pago suas constas particulares, inclusive o que devia a ele. Pagou a metade, de onde vinha o meio sorriso. Mas pagou e ele pode pagar os frangos que comprara na mão do irmão do dono do boteco.

1. Brígida deve a outra metade, que, pelo que se indica, está devidamente amarrado no cabo de algum veado.

AINDA EM CURPIOBA MIRIM

A cidade de Curpioba Mirim é uma cidade pequena, onde qualquer carro novo é notado. Se um carro é notado, imagine-se um avião, por menor que seja. Pois a população, segundo Sóstenes Cauim Velásquez, está intrigada com a misteriosa presença de um avião branco e de pequeno porte, que quase diariamente cruza os céus da cidade. Qual a atividade desse avião não se sabe. De quem ele é, menos ainda. Murmura-se que seja da prefeita, que recentemente o teria adquirido. Sóstenes não sustenta essa versão, mas está investigando.

Diz ele que só afirma quando tem certeza.

PESQUISA

A mais recente, feita pelo Instituto Paraná, mostra:

Cenário 1:

Lula: 48,9%/Bolsonaro: 12,9%/Marina Silva: 8,8%/Ciro Gomes: 6,2%/Geraldo Alckmin: 4,4%/Álvaro Dias: 2,3%/Henrique Meirelles: 1%/ Manuela D’Ávila: 0,5%.

Cenário 2:

LULA: 48,2%/Bolsonaro: 12,3%/Marina Silva: 9%/ Ciro Gomes: 6,4%/ João Dória: 5,2%/Álvaro Dias: 2,4%/Henrique Meirelles: 1%/Manuela D’Ávila: 0,6%.

Corram para condenar Lula em 24 de janeiro, senão...

TRISTES TRÓPICOS

Início de 2018 trágico para o governo golpista de Temer: a doença não muito bem explicada do presidente, prejudicando os puxa-saco; a troca de 3 ministros em menos de um mês.

Há algo mais no ar do que aviões de carreira.

TRISTÍSSIMOS TRÓPICOS

Das estripulias que o governo temerístico vem fazendo, das maiores é conseguir a ressurreição política de Roberto Jefferson. Réu confesso do mensalão, Jefferson indicou a própria filha, Cristiane Brasil, deputada pelo PTB-RJ, para o Ministério do Trabalho.

O homem aceitou.

QUESTÃO DE GOSTO, NÃO DE PRECONCEITO

Esse escriba conversou com um jovem músico teixeirense e ele colocou uma questão interessante sobre Pablo Vittar: para o jovem, não importa o credo sexual do cantor – importa que ele cante bem. Como acontece com Ney Matogrosso, como acontecia com Cazuza, com Caetano e Bethânia – eles cantam bem e não se discute sexualidade. A questão é que Vittar canta mal, só isso.

A questão é de talento, não de preconceito.

DA NICA COM O BARÃO DE ITARARÉ

“A televisão é a maior maravilha da ciência a serviço da imbecilidade humana.”

“O emblema do médico tem duas cobras, isto significa que ele cobra duas vezes. Se ele cura, cobra e se ele mata, cobra.”

“Não confie no provérbio que diz que cão que ladra não morde, deve haver por aí muito cão analfabeto que ainda não leu este lindo provérbio.”

“Viva cada dia como se fosse o último. Um dia você acerta...”

NAS REDES SOCIAIS

Uma mensagem de Ano Novo circula na Internet. Diz assim:

“2017 se foi – Inácio 2018”.

Aleluia.

Saiba como usar o FGTS Futuro na compra da casa própria

O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço aprovou a regulamentação do FGTS Futuro para compra de casa própria nesta

Ex-vereador Lucas Leite morre em Eunápolis aos 63 anos após luta

Eunápolis: O ex-vereador Lucas Leite morreu na tarde deste domingo (24), aos 63 anos, em Eunápolis. Ele estava internado no Hospital Ramos, onde

Teixeira de Freitas lamenta o falecimento do ex-candidato a vereador

Teixeira de Freitas: A comunidade de Teixeira de Freitas foi tomada por uma onda de tristeza nesta quarta-feira, 20 de março, ao receber a

Nova Diretoria do PSB assume em Teixeira de Freitas: Fortalecimento e

Teixeira de Freitas: No dia 18 de Março, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Teixeira de Freitas iniciou um novo capítulo no último sábado

Eunápolis: TJ-BA mantém suspensão de atos da comissão da Câmara

Os desembargadores integrantes da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) negaram provimento ao recurso interposto

Prefeitura de Alcobaça alerta população para prazo de

Segundo informações do TRE os eleitores têm até o dia 8 de maio para tirar a primeira via do título, regularizar a situação eleitoral ou

Major Barbosa firma parceria com o partido Avante e anuncia

Alcobaça: Após declarar sua pré-candidatura à Prefeito do município de Alcobaça, o ex-comandante Major Barbosa já está dando os primeiros

Das 113 assinaturas para o pedido de impeachment, 32 são governistas

Das 113 assinaturas de deputados para a abertura do pedido de impeachment do presidente Lula, 32 são parlamentares governistas. O pedido de

Dino defende expulsão sem salário de juízes e militares com

O ainda senador Flávio Dino, declarou no domingo, 18, que irá apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para a exclusão do

Deputados de oposição pedem impeachment de Lula por fala sobre

Deputados federais de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irão protocolar um pedido de impeachment contra o

Nossos Apoiadores: