Ramiro Guedes

INTIMAÇÃO

Ao bagual sem alma que se apossou do meu “Carta Poema”, livro imortal de Cynara Novaes, autografado por ela, favor devolver o volume até próxima lua cheia comanche, ou a esse degenerado será rogada uma praga tamanha que ele jamais terá paz. Tipo: “que as pulgas de mil camelos façam ninho debaixo das axilas criminosas do larápio e que ele jamais tenha o sossego de um minuto de sono”.

Tremei...

NOTA REBAIXADA

“A agência norte-americana de classificação de risco Standard & Poor’sb  rebaixou a nota de crédito da dívida soberana do Brasil de BB para BB-.

A grande notícia neste fato, porém, não está no rebaixamento propriamente dito, mas no que ele significa no contexto político internacional.

Por mais que possa parecer,  agências de risco como a S&P, Moody’s e Fitch medem muito mais a capacidade política dos governos em atender os interesses de seus financiadores do que a saúde econômica das empresas e países que avaliam.” A nota vem na coluna Tijolaço e mostra que os golpistas ao menos fizeram o dever de casa exigido pelo FMI.

Ou seja, as reformas estão demorando.

LÁ EM CURPIOBA MIRIM

Segundo nosso correspondente em Curpioba Mirim, Sóstenes Cauim Velásquez, D. Brígida encasquetou  agora em construir um pequeno aeroporto. A cidade está às escuras, a saúde curpiobense é a pior da região, a Educação ameaça  fechar escolas para diminuir despesas e D. Brígida só fala no tal aeroporto, que serviria apenas para abrigar o misterioso aviãozinho branco.

Aguardemos a ação entre parentes,  como estão sendo chamadas as licitações curpiobenses.

AINDA EM CURPIOBA MIRIM

A cidade vem aguardando com alguma ansiedade o novo site de notícias que deve surgir em Curpioba.  Lá já existe o Sacana News, que parece estar perdendo a força de oposição a poder de 1500 reais por mês. O novo site, capitaneado por Sóstenes Cauim Velásquez e pelo vereador João Incisivo, deverá chamar-se  A TOCHA NEWS e  terá como dístico: “O que os outros não trazem, A TOCHA traz.

Esperemos.

PAC 2

O governo municipal celebrou, com pompa e circunstância a liberação dos recursos do PAC 2 para Teixeira de Freitas. São 193 milhões, que a gestão João Bosco, com grande competência, foi buscar nas burras do governo federal.

Os recursos chegam em boa hora.

PONTUANDO

A liberação desse tipo de recurso é burocrática e cheia de trâmites. Agora, por exemplo, as empresas que ganharam a licitação vão confeccionar o Projeto Executivo. Depois de pronto o Projeto, ele será entregue ao Comitê Gestor do PAC 2, que o aprovará ou não. A empresa que ganhou  licitação para o Projeto calcula 7 meses para entregá-lo, isso se não houver qualquer denúncia que atrase a entrega.

As obras não começarão amanhã.

NOVAS ESTRATÉGIAS?

Circulam pela cidade conversas de que Uldurico Jr. não mais será candidato a deputado federal. Preocupado de onde irá arrancar os votos para a reeleição de Jr, Uldurico Pai vê mais facilidades na eleição para estadual. Nas próximas eleições municipais, ele, Jr., viria como candidato a Prefeito, tendo Lucas Bocão como vice. Se as pesquisas mostrarem Bocão mais forte, esse será cabeça de chapa municipal e Jr será vice.

Por enquanto, só  especulações.

LUTO

De Teófilo Otoni,  recebemos a notícia infausta do falecimento do radialista Noca Pechir. Irmão do patriarca Lourival Pechir, também já falecido, Noca tinha mais de 40 anos de programa sertanejo na Rádio Teófilo Otoni. Veterano e queridíssimo, Noca Pechir deixa uma lacuna impreenchível no Rádio do Nordeste Mineiro.

Estamos de luto.

TROCA

Deu-se o que se esperava. Na Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas saiu Rodrigo Kuada e tomou posse Max Almeida dos Santos.

Que seja para o melhor.

DEFINIÇÃO

Na posse do novo Secretário da Saúde, o prefeito Timóteo Brito agradeceu a Rodrigo Kuada pelos serviços prestados. O prefeito esclareceu que Rodrigo deixou o cago a pedido seu, por ter um grave problema de saúde na família.

Houve quem acreditasse.

MAIS SAÚDE

A coluna recebe correspondência de advogado teixeirense, dando conta de que Max Almeida dos Santos, agora nomeado Secretário da Saúde em Teixeira de Freitas, era assessor especial de Saúde em Alcobaça, onde exercia o cargo de Diretor do Hospital, ao tempo em que também recebia como assessor da Saúde em Teixeira.

O advogado planeja pedir que o MP solicite a devolução dos salários.

SECRETARIA REBAIXADA

Desportistas teixeirenses estão indignados com o rebaixamento da Secretaria de Esportes a mero Departamento.

A mudança, como de costume, veio sem qualquer consulta ou aviso.

LA PREGUNTA

Por qual motivo não se aproveita o rebaixamento da Secretaria de Esportes a Departamento e se promove o Departamento de Cultura à Secretaria?

Já passou de hora.

SAÚDE TEIXEIRENSE

Recebo, em meu e-mail, devidamente assinada, a narrativa de um cidadão que precisou marcar um exame na Regulação do município. Por motivos óbvios, preservaremos o anonimato do narrador. Conta-nos o cidadão que, chegando ao local para marcar seu exame, deparou-se com as mais variadas reclamações de pessoas que ali aguardavam atendimento. Muitas dessas pessoas haviam chegado à Regulação por volta das duas da madrugada do dia 10 de janeiro. Às 7:30, um funcionário começou a fazer a triagem dos exames disponibilizados pelo sistema. Para surpresa das pessoas, eram poucos os exames disponibilizados. 

A desculpa era sempre a mesma: o sistema não foi liberado.

TEM MAIS

O mais estranho foi o fato ocorrido em seguida com uma senhora. Inconformada por não estar seu exame disponível, a paciente, em pleno desespero, gritou em protesto. Foi ela apoiada por outros presentes, que também tiveram exames negados. Temendo os protestos, a funcionária recolheu o pedido de exame da mulher. Logo depois de conversar com sabe-se lá quem, a funcionária retornou com a resposta de que o exame seria marcado.

Mistérios.

ESCLARECENDO

Sobre o faro narrado acima, esse escriba, entrevistando o vereador Ronaldo Cordeiro, líder do governo na Câmara, relatou o fato a ele. Imediatamente, Ronaldo, que não sabia do acontecido, ligou para o novo Secretário. Promessa dele, secretário: estava marcando uma reunião para segunda-feira para levantar o fato e tomar providências adequadas.

Sempre vigilantes, esperemos.

PIADA PRONTA

A Ministra do Trabalho, nomeada por Temer, Cristiane Brasil, não pode tomar posse, por impedimento da Justiça. Motivo: processada em ação trabalhista, nem assinou a carteira de um motorista seu.

Ministra do Trabalho que não segue a legislação trabalhista: Brazil,  zil, zil...

MAIS PIADA PRONTA

O cidadão que foi nomeado Chefe do Detran federal é campão de multas no trânsito.

E tome polca.

DON’T CRY FOR ME ARGENTINA

Na Argentina, protestando contra a Reforma da Previdência de lá, muito mais branda que a brasileira, o povo foi para a rua e até apanhar da polícia apanhou. A reforma passou por uma margem mínima, mas o povo lutou por sua cidadania. Aqui as coisas acontecem e o povo se queda inerte.

Parece que as panelas, garfos e colheres se acabaram.

E A FOLHA, HEIN?

A Folha de São Paulo defende a nomeação de Cristiane Brasil para o Ministério do Trabalho, alegando que é ato privativo do Presidente da República, não sujeito à intervenção do Judiciário. Na época em que Dilma quis nomear Lula ministro, o jornalão se calou, só vindo a se manifestar um ano depois.

Inconfessáveis interesses, qual seja, a consumação do golpe do impeachment...

ESTÁ PERTO

Faltam poucos dias  para o julgamento do recurso que pode confirmar ou não a condenação de Lula no caso do tríplex. O ministro Thompson, aquele que elogiou a sentença de Moro, está com medo do que possa acontecer nesse dia.

É só aplicar a justiça que não precisa ter medo.

FECHANDO A NICA

“Cientistas descobre 3 buracos negros no Brasil: Um no Congresso Nacional, um no STF e outro no  Palácio do Jaburu.” (Irancop)

“Moro tem uma grande prova contra o Lula: a língua do Bonner”. (Vicente Anjos)

“O que eu quero é atitudes. Se eu quisesse palavras, comprava um dicionário.” (Sabedoria popular)

“ATENÇÃO: DEVIDO AO AUMENTO DA GASOLINA, DO AUMENTO DA ENERGIA, DO AUMENTO DO SALÁRIO DOS PLLÇÍTICOS E DA CORRUPÇÕ, INFORMAMOS QUE A LUZ DO FIM DO TÚNEL FOI CORTADA”. (Anônimo)

PF deflagra operação contra fraude em contratação de empresa por

Uma operação da Polícia Federal (PF) foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (18) em Ilhéus e Itabuna, no Sul; e Salvador. Intitulada de

Com saída do DC, o vereador Ronaldo Cordeiro deixa a base aliada do

Teixeira de Freitas: Ronaldo Alves Cordeiro, conhecido pelo apelido “Baitakão” e admirado por seu jeito simples e habilidoso de lidar com as

Mudança Política em Teixeira: Vereador Ailton Lacerda deixa o

Teixeira de Freitas: Em um movimento político surpreendente, o vereador Ailton Lacerda Ferreira anunciou sua desfiliação do partido PODEMOS e

Foco, força e fé: A inspiradora trajetória de Talitha Rendeiro

Teixeira de Freitas: Talitha Rendeiro Paranhos, CEO da revista Mulher em Foco, é uma mulher cuja vida é guiada pela fé e integridade. Nascida em

Lula veta projeto e mantém saidinhas de presos para visita a

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou parcialmente o projeto que acaba com as saídas temporárias de presos, que tinha sido aprovado

Integrantes do MST invadem área do governo federal em Itabela

Itabela: Cerca de 400 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam, na manhã desta terça-feira (9), uma área da

Jadna Paiva: Experiência e Compromisso na pré-candidata à

Medeiros Neto: Jadna Paiva, uma figura política veterana com mais de 30 anos dedicados ao serviço público, foi confirmada como pré-candidata a

Empresário Betão reafirma apoio a Marcelo Belitardo em evento do

Teixeira de Freitas: Em uma noite marcada pela política e alianças, o empresário conhecido como Betão, ex-prefeito de Lajedão, declarou seu

Vereadores Van Van e Nido perdem mandato após TSE reconhecer fraude

O colegiado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheceu, em sessão realizada na noite de terça-feira (2), que houve fraude à cota de gênero

Justiça Federal nega suspensão de leilão de área reivindicada por

Um terreno de 60 mil metros quadrados localizado em Trancoso, litoral Sul de Porto Seguro, foi colocado em leilão, na manhã desta segunda-feira

Nossos Apoiadores: