Ramiro Guedes

MURILEANDO

Murilo é um garotinho de 4 anos, filho do Dr. Flávio Rodrigo e D. Maria José. Educado, bem falante, super  inteligente, Murilo é a alegria da casa. Bem criado, o garotinho tem uma tarefa imposta a ele  por ele mesmo: todos os dias, pega o regador e vai molhar a hortinha que o pai cultiva no fundo do quintal. Ninguém manda, ninguém precisa lembrar: pequeno e ativo, Murilo rega a horta como se estivesse regando o Jardim de Alá.

Persista, pequeno Murilo: a vida sempre vai lhe agradecer.

ROLANDO A NICA

Informações nos chegam de que a última Nica causou alguma repercussão nas hostes governistas municipais. Até ser chamado de fracassado e miserável por não ter boa situação financeira fui, me avisaram. Ao mesmo tempo, há uma turma que está fazendo campanha para que eu fique desempregado: “Ele vai passar fome”, vaticinam.

 O que fazer?

ROSQUEANDO

Ora, esse escriba agradeceria por demais se fatos de sua vida pessoal, no caso,  financeira, por absoluta desimportância, fossem deixados de lado. Uma discussão política, de fatos levantados nessa coluna, sempre serão bem vindas e tratadas com o devido respeito. Continuamos a afirmar: não temos empreitada para criticar ou elogiar a atual gestão. Já critiquei (e muito) e elogiei também (bem menos do que critiquei). Acho esse fato normal e não me movem razões pecuniárias para elogios ou críticas. As questões são ideológicas e tratadas assim. Esse escriba procura não ter inimizades por ideias e nem ter desafetos por questões políticas.

As ideias ficam, as pessoas passam: apenas restam os pensamentos na história.

FALSIDADE

O que é, o que é? Absolutamente suspeitas e mais falsas do que notas de 3 reais?

Respostas à redação.

LÁ EM CURPIOBA MIRIM

Sócrates Cauim Velásquez, nosso correspondente em Curpioba Mirim, nos envia uma correspondência no mínimo assustadora. Segundo ele, na Policlínica criada em Curpioba pelo governo do estado, estão acontecendo fatos misteriosos.  Todos os exames marcados pela regulação do município, feitos na Policlínica, têm seus resultados não enviados ao paciente, mas sim à Secretaria Municipal da Saúde. Sócrates entrou em contato com um informante dentro da Policlínica e este confirmou o fato, além de afirmar que a entrega dos resultados à secretaria é para que a Prefeita D. Brígida e seu grupo possam fazer uso político das informações.

No mínimo execrável, tal prática.

MAIS EM CURPIOBA MIRIM

E A SAÚDE, Ó!

Em Teixeira de Freitas, o amigo que está necessitando de um exame chamado Doppler, de extrema urgência, está tentando marcar o tal há quase dois meses. A resposta, invariavelmente, é a mesma: não está no sistema.

Será que a doença pode esperar?

MAIS SAÚDE

Viralizou na Internet o áudio de um cidadão apelando a repórteres teixeirenses para que fossem à UPA, pois a mãe desse cidadão ali faleceu por deficiência de atendimento. O que mais pegou foi o pranto do rapaz, lamentando o fato.

A indignação é geral e esclarecimentos são aguardados.

EXPLICAÇÃO

Ainda não estão claros os motivos que levaram à saída de J. Mendes do Jornal do Meio Dia.

Esclarecimentos, só para que a população entenda os fatos, seriam importantes.

Ô LELÊ!

Mesmo pobre e doente, esse escriba  é feliz pela vida e família que tem. O amor da companheira é riqueza de inestimável valor e é bom demais viver em estado de poesia.

Talvez seja essa a causa de tanta inveja.

NEGATIVA SUMÁRIA

A quem aposta na candidatura do Presidente da Câmara, Agnaldo da Saúde a Deputado Estadual: ele não quer se envolver nessa disputa. Talvez em outra ocasião sim; agora não se julga preparado par tal cargo. Quem nos disse isso foi o próprio Agnaldo, em particular e não se isentou de repetir o pensamento em entrevista à Rádio Câmara.

Seus planos são outros.

PLANOS

Agnaldo da Saúde conta com a aprovação do projeto que instituirá a reeleição para a Presidência da Câmara para concorrer ao cargo novamente. Isso acontecendo e ele fazendo uma gestão de sucesso, poderá buscar voos mais altos, como candidato a vice ou a prefeito.

São planos.

DOENÇAS DA MISÉRIA

A volta da incidência da febre amarela ao país, dada como extinta desde os tempos de Oswaldo Cruz, mostram o quanto o país vem regredindo no combate às causas desse tipo de doença. A falta de política ambiental, o descompromisso com as mais usuais regras de higiene e a ausência de plantões de vigilância que monitorem a doença, tudo faz com que ela volte com força, apavorando as pessoas.

O povo, como sempre, ao desamparo.

AMBIVALÊNCIA

Ao mesmo tempo em que recomenda vacinação em massa contra a febre amarela no Rio de Janeiro, o Secretário da Saúde daquele estado afirma que ninguém precisa ter medo ou correr para vacinar. Ora, se não há urgência, para que a vacinação em massa? Esperemos que as autoridades de saúde mantenham a população informada e que não venham com a besteira de que não se pode disseminar o pânico, divulgando dados. Pior do que informar à população da situação real é mantê-la na ignorância e ver as pessoas morrendo por essa falta de informação.

O povo não pode ser tratado como imbecil.

EM PRISCAS  ERAS

Nos idos do golpe de 64, um surto de meningite atingiu o Brasil. O governo militar da época, temendo o pânico da população, se recusou a divulgar os dados reais. Resultado: muita gente morreu por falta de tratamento, por desconhecer que a doença acontecia.

Desinformação mata.

AINDA A FEBRE

Um dado vazou do Ministério da Saúde nesses últimos dias em que o fantasma da febre amarela volta a assombrar o Brasil: o governo golpista cortou 30% da verba de prevenção de epidemias ano passado.

Vai gastar muito mais agora.

DESEJO

Os jornalões brasileiros publicam uma frase do presidente golpista: “Vou me dedicar a minha recuperação moral”.

Difícil, muito difícil.

JÁ MORREU GENTE, GLEISI!

Os jornalões e as revistonas (Época, Veja e Isto é) demonizaram a fala de Gleisi Hoffman, presidente do PT, que afirmou que se Lula for preso vai morrer gente. Depois dos ataques, Gleisi tentou contemporizar e amenizar suas declarações. Elas estão bem claras. Daisi não disse que vai morrer gente, mas que isso pode acontecer, até pela emoção que o absurdo pode causar. Outra coisa: Gleisi errou foi ao pedir desculpas pelo que disse, pois já morreu gente por causa da perseguição da Lava Jato a Lula. Ou não foi pela verdadeira caçada ao ex-presidente que D. Marisa Letícia faleceu? Ou não foi o vergonhoso espetáculo midiático contra o reitor Cancellier, da UFSC, que causou o suicídio dele? E os desempregados, aos milhares, que a Lava Jato produziu, punindo empresas,  ao invés de punir apenas os malfeitores que delas se locupletaram?

A realidade está aí e pode piorar ainda mais.

FECHANDO A NICA

“Vocês não sabem como é divertido o absoluto ceticismo. Pode-se brincar com a hipocrisia alheia como quem brinca com a roleta russa com a certeza de que a arma está descarregada.” (Millôr Fernandes)

“Um mérito se deve reconhecer na hipocrisia: aprendeu a falar com sinceridade.” (Emanuel Wertheimer)

“A hipocrisia existe, e existirá, como soberano absoluto de todos os poderes humanos, porque precisamos do tecido felpudo e opaco das mentiras para cobrir tudo o que por baixo da roupa nos resta ainda de hircino, de viloso e de selvagem.” (Paolo Mantegazza)

“Uma virtude simulada é uma impiedade duplicada: à malícia une-se a falsidade.” (Santo Agostinho)

CORRESPONDÊNCIA

Paulo Klinger Santiago · 

Trabalha na empresa Autônomo

INFELIZMENTE A LUZ DO FIM DO TUNEL JA SE APAGOU HA MUITO TEMPO, POLITICOS HA MUTO TEMPO LEVARAM NAO SO SOMENTE AS LUZES, MAS OS POSTES E OS FIOS, O PAIS PASSAR POR UMA SITUAÇAO INSUSTENTAVEL, TODOS ELES ESTAO SE ESCONDENDO NAS BRECHAS DA LEI, INDEPENDEMENTE DE PARTIDOS OU NAO, UNS ROUBAM CINICAMENTE, OUTROS DIZEM QUE NAO VIRAM NAO E MEU, ENQUANTO ISSO O POVO CADA VEZ MAIS DISILUDIDO NAO REAGE A MAIS NADA, REALMENTE VIVEMOS UM MOMENTO DE TAMANHA ESCURIDAO QUE NEM O SOL ARDENTE DOS DIAS DE VERAO E CAPAZ DE ILUMINAR A ESPERANÇA DO POVO BRASILEIRO.

Resposta: Esse é o grande problema, Paulo. A esperança do povo está sendo morta e isso só favorece à corrupção.  As eleições estão chegando, será que não vamos reagir? Obrigado por ler essas Nicas e volte sempre.

Marcos A. Barbosa · 

Técnico Judiciário em Tribunal de Justiça do Estado da Bahia

Li todas suas 149 publicações e acompanho, quando posso, seus comentários no Jornal do Descobrimento. Parabéns pela sua inteligência, pelo discernimento e pela justa posição, embora deliciosamente bomborda. De vez em quando preciso recorrer ao Google para ter a exata compreensão das longas mensagens transmitidas em poucas escárnias palavras. Como dizem os mais novos: top.

Resposta: Marcos, agradeço suas generosas palavras, frutos apenas dessa generosidade. Volte sempre e fique à vontade para criticar.

Gracilian Escobar · 

Üsteğmen em Estudante

Que leva o galardão é a sociedade do Extremo Sul.
Palavras consisas. É um gozo ler sua edificação.

Resposta: Espero que você continue a ler essas Nicas, mas o mais importante são as críticas que o amigo possa fazer, o que muito nos ajudará. Volte sempre.

(Endereço pra correspondência: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Raquel Brito: A Gari que sonha em representar Teixeira de Freitas no

Teixeira de Freitas: Raquel Brito, uma mulher de 38 anos, nascida em Boca do Córrego, município de Belmonte/Ba, é mais do que uma simples gari.

PL 5.009/2019 sancionado: “Uma vitória para a cultura brasileira e

Brasília: Em uma grande vitória para a cultura brasileira, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira (26) três

Google proíbe publicidade política para as eleições municipais

O Google informou nesta quarta-feira (24) que, a partir de maio, vai proibir a veiculação de anúncios políticos para as eleições

Teixeira de Freitas celebra Emancipação com antecipação de

Teixeira de Freitas: A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas anuncia uma alteração no calendário de feriados locais: o feriado municipal

Trajetória de Lucas Bocão: De Radialista a Político

Teixeira de Freitas: Regionalmente conhecido como Lucas Bocão, Ubiratan Lucas Rocha Matos nasceu em 13 de janeiro de 1973, em Itabuna/BA. Criado

Mulheres Fortes e Novos Nomes Emergem na Pré-Campanha de Teixeira de

Teixeira de Freitas: Na pré-campanha fervilhante de Teixeira de Freitas, diversos nomes se destacam com determinação rumo à possível

Kátia Oliveira lamenta falecimento do ex-prefeito de Teixeira de

Bahia: A deputada estadual Kátia Oliveira (União Brasil) lamentou neste sábado (20) o falecimento do ex-prefeito de Teixeira de Freitas Temóteo

Morre o ex-prefeito Temóteo Brito: Conheça sua trajetória marcada

Teixeira de Freitas: Com imensa tristeza, comunicamos o falecimento do ilustre político e agropecuarista Temóteo Alves de Brito, aos 82 anos.

PF deflagra operação contra fraude em contratação de empresa por

Uma operação da Polícia Federal (PF) foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (18) em Ilhéus e Itabuna, no Sul; e Salvador. Intitulada de

Com saída do DC, o vereador Ronaldo Cordeiro deixa a base aliada do

Teixeira de Freitas: Ronaldo Alves Cordeiro, conhecido pelo apelido “Baitakão” e admirado por seu jeito simples e habilidoso de lidar com as

Nossos Apoiadores: