Nova Viçosa: Cansados de esperar uma posição do prefeito Manoelzinho da Madeira, os moradores do distrito Posto da Mata, pertencente à cidade de Nova Viçosa - Extremo-sul da Bahia, decidiram nesta quinta feira, 25 de janeiro, fazer uma manifestação contra o descaso da Prefeitura em relação à coleta de lixo, falta de pagamento dos funcionários municipais, caçambas, motoristas da coleta de lixo, entre várias outras reclamações.
De acordo com os manifestantes, já somam dez dias que o lixo não é recolhido no distrito e esse problema é exatamente porque a prefeitura está devendo 8 meses à empresa que fornece as caçambas. Além disso, os motoristas não recebem há mais de 60 dias e os funcionários estão com os salários de dezembro e com o 13º atrasados.
Com muito lixo acumulado, os moradores se revoltaram e resolveram agir, retirando todo o excesso de suas portas e colocando em uma praça no Centro do distrito. Cartazes, gritos de guerra, e pedidos de explicação para o prefeito Manoelzinho nortearam a manifestação. A população queria saber: onde foi parar o dinheiro depositado para os pagamentos e que não foi repassado?
Por conta de tudo isso, muitos servidores estão passando por uma situação complicada, pois, o comercio já não está mais vendendo ‘fiado’ sabendo que os funcionários não estão conseguindo honrar com seus compromissos, e os trabalhadores, sem muitas alternativas, estão passado por dificuldades até para se alimentar e cuidar de seus filhos.
O diretor jurídico do Sindlimp – Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública do Sul e Extremo Sul da Bahia, Norlandio Souza, informou que os funcionários estão indo todos os dias para a garagem, com o intuito de trabalhar, porém, enquanto não houver o pagamento, os servidores não irão para as ruas. “Não são só esses funcionários que estão sem receber, há trabalhadores que foram demitidos e ainda não tiveram seus vencimentos pagos. O trabalho só vai continuar se acertarem com todos”, informou Norlandio.
Segundo moradores, o atual prefeito vem realizando uma péssima administração, deixando a desejar em todos os aspectos. "Acreditamos muito nesta gestão de Manoelzinho, pois Nova Viçosa já não aguentava os desmandos da antiga administração, mas, infelizmente, esse prefeito tem sido a maior decepção de Nova Viçosa", disse uma moradora que não quis se identificar.
O outro lado
Nivaldo Cruz, chefe de limpeza pública do distrito, esteve no local, e em entrevista ao Liberdade News, disse que o pagamento dos motoristas e das caçambas será realizado ainda hoje, e que o depósito já foi efetuado e está com a empresa responsável. “Gostaria de pedir desculpas pelo transtorno, infelizmente tivemos dificuldade para fazer esses pagamentos, pois, com a verba reduzida, priorizamos o pagamento da sede”, disse Nivaldo.
Quando perguntado sobre os motivos do atraso, e o porquê do dinheiro ter entrado na conta, mas não ter sido entregue ao seu destino, ele disse não ter conhecimento sobre esses trâmites.
A equipe de reportagem do Liberdade News, não conseguiu contato com o prefeito até o fechamento da matéria, porém, o espaço fica aberto para maiores esclarecimentos.
Por: LiberdadeNews/Tatiana Novais