Ramiro Guedes
MARIANANDO
“Na arquiepiscopal cidade de Mariana, onde mais triste ainda é a triste vida humana, a contemplar eu passo o dia intero, absorto, tudo que em minha alma está de há muito morto”.
Os versos acima, sem título, vêm do triste poeta Alphonsus de Guimaraens Filho. Quem morou em Mariana, ainda que por pouco tempo, sabe do que o poeta está falando.
PINGO NOS IIS
O blog Opinião Pública, em nota emitida por Leo Feitosa, dá conta de uma polêmica surgida por denúncia feita na última coluna da Nica da Liberdade sobre a saúde em Teixeira de Freitas. A denúncia avisa que resultados de exames médicos feitos pela Policlínica estão sendo enviados para a Secretaria de Saúde, que não os divulga, guardando tais resultados para uso eleitoral. A denúncia da Nica é essa- o que mais o Opinião Pública divulgou é de sua inteira responsabilidade.
A César o que é de César.
MAIS PINGOS
Sobre a nota anterior, o nome do denunciante está conosco e o consideramos sigilo da fonte.
Aliás, como nos garante a Constituição.
FINALMENTE...
Em sua nota, o sr. Leo Feitosa informa que vai ao Ministério Público contra o fato denunciado na Nica. Além de não ter sido convidada para acompanhar a atitude de Feitosa, se fosse , a coluna não o acompanharia, entendendo que nossa função jornalística está cumprida. Também reafirmamos que qualquer contradita das autoridades de saúde citadas, terá a devida consideração e apreço.
A verdade será sempre a senhora da razão.
TABAJARA
O meu conspícuo amigo Dr. Flávio Rodrigo solicitou a esse escriba que fizesse uma nota nessas Nicas, louvando o trabalho e a atenção do secretário Tabajara Soares Marques. Segundo o Dr. Flávio, em sua casa houve um problema de entupimento de fossa. Recorreu ao secretário, solicitando o equipamento e o serviço. Tabajara, rapidamente, deu retorno e providenciou a limpeza, atendendo a demanda com a presteza que deve ter um funcionário público.
Para o escriba, o prazer pelo registro é duplo: elogio um grande amigo e um servidor público atencioso.
Que outros fossem assim.
LÁ EM CURPIOBA MIRIM
Recebo do correspondente da coluna em Curpioba Mirim, Sóstenes Cauim Velásquez, alentada correspondência de como foi o reinício das aulas no município. Narra Sóstenes que, durante toda a semana que antecedeu ao dia 1º., o Secretário de Educação, professor TrimegistoTinga, propalou que tudo estava pronto, que as escolas estavam reformadas, que havia vagas para todos os alunos e que os professores sabiam onde estariam lotados. Não foi o que se viu, conta Sóstenes. Deu-se um bate-cabeça grande, com 5 escolas sem condições de receber o alunado, com professores sem saber onde dariam aulas. Na avaliação de Trimegisto Tinga, tudo correu bem, sendo que as falhas foram pontuais e sem importância e que tudo entrará nos eixos nos próximos dias.
É o mínimo que se espera.
AINDA EM CURPIOBA MIRIM
Segundo Sóstenes Cauim Velásquez, o governo de D. Brígida é um portento de perseguição. Refere-se ele ao caso dos servidores em desvio de função na Prefeitura de Curpioba Mirim, na Secretaria de Educação. D. Brígida decretou que esses funcionários voltassem as suas funções de origem. São cerca de 70 e tiveram prazo estipulado para a volta. Vencido o prazo, a verdade: apenas dez foram reconduzidos, permanecendo os outros (cerca de 60) onde estavam. Cauim fez um levantamento minucioso e constatou: todos os reconduzidos eram da gestão anterior, gestão contrária e combatida por D. Brígida.
Para os amigos tudo, para os inimigos os rigores da Lei.
A SAÚDE EM CURPIOBA
Segundo Sóstenes Cauim Velásquez, que tem suas fontes na própria Secretaria de Saúde, são falaciosas as informações que a administração curpiobense vem passando à imprensa sobre a melhoria da saúde no município. Um funcionário da saúde passa a seguinte realidade:
- desde o final de novembro não se contrata qualquer funcionário para a Saúde;
-os salários dos médicos voltaram a atrasar;
-desde o final de novembro não se compra mais medicamentos;
-medicamentos já começam a faltar nos postinhos;
-não há previsão para a marcação de exames;
-na unidade oncológica, nem biópsias estão sendo autorizadas;
-até a alimentação para funcionários está sendo racionada no Hospital Municipal.
Esse, segundo o profissional, é o verdadeiro retrato da saúde em Curpioba Mirim.
ACORDO
Passarinhos em revoada comentam um novo acordo acontecido entre partes desacordadas da administração municipal e determinado grupo político.
Parece que vão pedir a Silvio Santos que ceda, para celebrar tal acordo, o quadro “Tudo por dinheiro”.
O povo está sabendo de tudo.
APEQUENAMENTO
A presidente do STF, Carmen Lúcia, afirmou que o STF se apequenaria se julgasse a questão da prisão em segunda instância em função do caso Lula. Opinião de um advogado teixeirense: o STF já está apequenado desde que levantou a questão e não decidiu sobre ela.
Na mosca.
PASSAPORTE DE LULA
Um juiz do TRF 1 mandou devolver o passaporte de Lula, afirmando que não há indícios de que ele queira fugir para outro país. A medida é tão inócua quanto foi a de recolher o passaporte do ex-presidente. Se ele quisesse fugir, bastava escolher um país que não tem tratado de extradição com o Brasil, ir para Brasília e solicitar abrigo político na embaixada desse país. A embaixada de qualquer país é considerada território do país representado e não pode ser invadida: o abrigado, desde que aceito, fica inviolável.
Simples assim.
JUSTIFICATIVA
O juiz Sérgio Moro, mesmo tendo um imóvel em Curitiba, recebe auxílio moradia. Como o penduricalho foi referendado pelo Supremo, Moro e outros acham que têm razão em receber o mimo. Terrível foi a justificativa do juiz Moro: recebe o auxílio moradia porque os juízes federais não receberam aumento há dois anos – é uma compensação.
No Brasil, juízes justificam um erro com outro erro – e depois julgam.
NA MOSCA
O jornalista Fernando Brito afirmou que quando juízes (por exemplo, o casal Bretas, no caso do auxílio moradia que recebem em dobro, mesmo morando juntos em imóvel próprio) recorrem à Justiça, não recorrem à juízes, recorrem a amigos.
Bingo.
PESQUISAS
Depois do verdadeiro massacre midiático e da condenação, Lula continua com o dobro do seu adversário mais próximo.
É difícil dobrar a vontade do povo.
É MUITO
O índice de 6% de aprovação do governo Temer, o vendilhão do Brasil, é imenso.
Devem ter feito a pesquisa na Transilvânia, terra do Mordomo do Drácula.
FECHANDO A NICA COM ZÉ SIMÃO
“Crianças no banco dianteiro podem causar acidentes... Acidentes no banco traseiro podem causar crianças.”
“Marido é igual a menstruação: Quando chega, incomoda; quando atrasa, preocupa...”
“As três fases da vida de um homem
1. Acredita em Papai Noel
2. Nao acredita em Papai Noel
3. Parece com Papai Noel.”
“A verdadeira bravura do homem está em chegar em casa bêbado, de madrugada, todo cheio de batom, ser recebido pela mulher com uma vassoura na mão e ainda ter peito pra perguntar: vai varrer ou vai voar?”
CORRESPONDÊNCIA
enan Marquez Almeida
O pior de tudo é ouvir na rádio o locutor dizer que meu perfil é fake e que eu serei intimado, pois ele sabe quem é kkkkkkk. Se precisar Sr. Vice Prefeito, eu te passo meu cpf e rg inbox pelo facebook, outra coisa, não adianta ameaçar dizendo que o Ministério Público já foi alertado sobre minha existência, e que as autoridades competentes farão buscas por mim, pois acredito na liberdade de expressão e desde que o Sr. se tornou figura pública tem que assumir seus atos e criticas, não sabia que críticas são tão complicadas de serem digeridas por uma pessoa considerada tão blindada. Não fale o nome Deus em vão em seus programas, Deus se envergonha de pessoas como vocês, políticos que fingem estar do lado do povo!
RESPOSTA: Reservaremos ao editor da coluna o direito de veto a determinado tipo de comentários.
Renan Marquez Almeida
O melhor de tudo é saber que o Sr. Vice, leu a matéria do liberdadenews e os comentários. Ou alguém leu pra você? Fique tranquilo, você ainda tem chance de mudar e fazer algo verdadeiro, basta querer.
Resposta: O tempo sempre será o senhor da razão.