Nova Viçosa: O Distrito de Posto da Mata encara atualmente inúmeros problemas estruturais. Através de pedidos da população e de vereadores o Liberdade News esteve no distrito nesta sexta feira, 08 de janeiro de 2018, mostrando os locais que estão abandonados e ouvindo os reclames dos moradores.
Entre vários problemas, o teto da rodoviária está muito enferrujado e prestes a cair. Segundo o vereador Robson do Peixe e o vereador Quinzinho, a Coelba chegou a fazer uma visita no local ontem (07) e irá desligar a energia para que não corra o risco de explosão caso o teto caia. Além disso, taxistas que trabalham naquele ponto disseram que lama e poeira atrapalham muito o trabalho.
“Aqui falta uma cobertura e um calçamento, quando chove vira um verdadeiro lamaçal, suja o passageiro, o carro todo e molha os bancos do veículo e quando não chove tem muita poeira”, disse o taxista, André Piseta.
Outro ponto que a população já cansou de cobrar soluções é o alagamento causado pelo transbordo do Córrego do Burrinho, que faz com que os moradores, empresários e órgãos públicos das redondezas passem por problemas como perda de móveis, obstrução das lojas e até perda de documentação oficial como no caso do Detran.
“Com essa água invadindo nossa residência toda vez que chove, acaba nos acarretando um prejuízo enorme”, declarou o empresário Eraldo Lobo. Já o empresário Carlos Benjamim, informou que o esgoto enche e desagua no Detran. ‘Eu já procurei o secretário de obras e fui até bem atendido, porém, até hoje não resolveram o problema”.
De acordo com o vereador Robson do Peixe, o município recebeu uma verba para fazer uma galeria fluvial, porém o que fizeram foi a colocação de manilhas que vivem entupindo de terra e só pioraram o problema já que não está havendo manutenção. As escolas municipais do distrito também não ficaram de fora, sendo uma das maiores preocupações dos vereadores, pois as aulas ainda não retornaram por conta da falta de reforma.
“O estado em que se encontram os banheiros da escola Professor Abel Dias de Melo, e as várias outras por onde passamos, é muito decadente. Em um ano e seis meses de governo entraram no município 143 milhões de reais e não reformaram uma escola e ainda não sabemos onde gastaram esse dinheiro”, informou o vereador Quinzinho.
A equipe de reportagem do Sistema Liberdade News de Comunicação flagrou salas alagadas, crateras, falta de lâmpadas, falta de pintura, buracos, muros caídos, esgoto voltando nos banheiros, janelas e vidros faltando nas salas, larvas crescendo em recipientes, mato alto, cadeiras sucateadas, tudo isso em três escolas visitadas e ainda fomos informados pela população que existem situações piores em outras unidades de ensino.
Tentamos contato com a Prefeitura de Nova Viçosa para ouvir os esclarecimentos, porém, não obtivemos respostas em tempo hábil para o fechamento desta matéria, o espaço continua aberto caso os responsáveis queiram se manifestar.
Por: Tatiana Novais: Liberdadenews