Ramiro Guedes

PALAVRAS

Miguel Ávila um dia escreveu: “Como pombas sujeitas ao desejo, ao doce ninho com a asa alçada, vão pelo vento do querer levadas”,

Alberto Tusán complementou: “esses olhos cansados que não entendem porque as pedras afundam na água”.

As palavras constroem o eterno.

GEDDEL, FILHO DE AFRÍSIO E A DELAÇÃO

O mundo político da Bahia está em polvorosa com a notícia de que Geddel, filho de Afrísio, está prestes a fazer delação premiada. As conversas de Geddel, filho de Afrísio, com a Procuradoria Geral da República teriam sido intensificadas nesse sentido.

As bases estão em cólicas.

ULDURICO JR.

Em entrevista à Rádio Câmara, o deputado federal Uldurico Jr. afirmou claramente que não será candidato a deputado estadual, mas buscará a reeleição. Na mesma entrevista, reafirmou o apoio a uma candidatura do vice Lucas Bocão a estadual, afastando qualquer possibilidade de rompimento dos Pinto com Bocão.

Cessarão os boatos?

E POR FALAR EM BOATOS...

Boatos e divulgação de mentiras oportunistas são coisas semelhantes e armas usadas por quem está em declínio de opinião pública. Espalharam pelos meios políticos (todo mundo sabe quem foi) que Uldurico e Timóteo estavam se reagrupando com vistas às eleições de deputado em 2018. O acordo previa a saída de Bocão do ar e as rádios dando total apoio à gestão Timóteo Brito. Em troca, Timóteo apoiaria Uldurico Jr. em Teixeira para estadual e Lúcio Pinto em Porto  para federal. Uldurico Jr. desmentiu o acordo e avisou: só se  candidata à federal e não abre mão de apoiar Bocão para o cargo que ele quiser.

Antes de funcionar, desmentiu-se o tal reacordo.

OUTRO GOLPE

Prece que esqueceram de avisar ao radialista e vice Lucas Bocão do acordo entre o grupo timotista e o de Uldurico Pinto, se é que houve isso. Segundo o tal acordo, se fosse verdadeiro, Bocão não deveria mais bater na gestão  atual e deveria até sair do ar. Lucas recrudesceu os ataques e viu seu nome referendado pelo deputado Uldurico Jr. para ser candidato a deputado estadual ou a prefeito, se assim o quiser.

Bocão segue em seu programa com a mesma linha crítica.

SERÁ?

Comenta-se que ACM Neto pode não sair candidato a governador, cedendo a vaga da majoritária ao vice Bruno Reis. Neto, então, sairia candidato a vice-presidente na chapa do DEM ou de algum partido aliado. A síndrome de Neto é a visão da dureza que será a disputa a governador, tendo Rui Costa como adversário.

Também se chama síndrome do 1º. Turno.

LÁ EM CURPIOBA MIRIM

Sóstenes Cauim Velásques, correspondente dessas Nicas na gloriosa cidade de Curpioba Mirim, conta-nos, em seu últimos despacho, que na abertura dos trabalhos do segundo ano do Legislativo daquela cidade, a sessão se deu em caráter solene. Vários secretários compareceram, entre eles o Secretário de Educação e Cultura, Trimegisto Tinga, designado pela prefeita D. Brígida para representá-la.

Na ocasião, o professor discursou em nome da prefeita.

O DISCURSO TINGUENSE-BRIGIDIANO

Segundo Cauim Velásquez, vários professores estavam na solenidade e não gostaram nada do discurso do Secretário. Uma professora, Maria José Quillermann, professora de Artes, anotou alguns pontos que ela julga criticável. Tinga colocou que a educação de Curpioba está falida e precisa de muito dinheiro, sendo esse o item mais importante para o avanço educacional. D. Maria José ponderou: “dinheiro é importante, mas a competência para a aplicação de recursos é essencial”.

A professora é fera.

MAIS VERBALIZAÇÕES TINGUENSES

O PROFESOR Tinga, em sua fala,  mostrou a necessidade de uma “educação empreendedora e com disciplina”. Reparo da professora: “empreendedorismo e disciplina são fatores importantes, mas ter uma sólida proposta pedagógica é muito mais”.  A professora ainda anotou: “o professor Trimegisto Tinga se preocupou em elogiar demais a prefeita D. Brígida, mas nada colocou de prático que pudesse mostrar o traçado de metas para a Educação.”  Definitivamente, para a professora, a fala de Tinga se resumiu a uma mera e gasta carta de boas intenções, pouco para os problemas que acometem a educação curpiobense.

Vixi!

PERSEGUIÇÃO EM CURPIOBA

Até o reino mineral (obrigado, Hélio Fernandes) sabe que a perseguição de D. Brígida e seus áulicos contra pessoas da administração passada é a regra em Curpioba Mirim. Um exemplo? Um funcionário da gestão passada  está em desvio de função, prestando serviço em outra repartição. Pois a Administração Atual baixou uma portaria, determinando que todos os funcionários em desvio de função voltassem aos cargos de origem. Eram cerca de 70 nessa situação. Pois o prazo correu e apenas 10 voltaram às funções de origem, dentre eles o funcionário citado.  Coincidência; todos esses funcionários eram da gestão passada, os outros são da cota da atual prefeita. Sessenta  permanecem em desvio de função.

Aos amigos tudo, aos inimigos os rigores da Lei.

MORALIDADE SELETIVA

No debate sobre a moralidade ou não do auxílio-moradia para o Judiciário, um dado avassalador: 85% dos trabalhadores brasileiros ganham menos que o valor do tal auxílio (quatro mil e poucos reais).

Um assombro para quem trabalha.

BAIANA CIDADÃ

O título de cidadania  honorária concedido à Baiana do Espaço Cultural da Paz, foi do maior mérito e oportunidade. Agente cultural do maior valor, pessoa que realmente trabalha pela Cultura, Teixeira se agraciou com a honraria.

Distinção mais que merecida.

ATHYLLA BORBOREMA

Também agraciado com o título de cidadão honorário de Teixeira de Freitas, o jornalista Dr. Athylla Borborema avisou que cada pedaço do prémio pertence a um colega de imprensa.

Sempre coletivista, Borborema ama a profissão.

SUGESTÃO

O Espaço Cultural da Paz vive uma situação econômico-financeira das mais delicadas. Além de honrarias,  não seria hora do Espaço ser contemplado com algum subvenção pelos poderes públicos?

Seria da maior oportunidade e justiça.

RATIFICANDO

A pessoa que precisa do Doppler para determinar a extensão de seus problemas de circulação e que não tem recurso para pagar o exame, continua precisando.

E, sabe-se lá até quando, esperando.

FECHANDO A NICA

“Tu sabes vencer, Aníbal, mas não sabes aproveitar tua vitória”. (Maharbal)

“Libertemos os romanos dos terrores que lhes causa um velho”. (Aníbal)

“Cidade à venda, só te falta um comprador”. (Jugurta)

“Até quando, Catilina, abusarás de nossa paciência?” (Cícero)

CORRESPONDÊNCIA

Gracilian Escobar · 

Üsteğmen em Estudante

A saber a Escola Nossa Lar está faltando docente e sobrando discente.
As chuvas que caem na cidade é um tormento para os Gestores municipais. Os buracos que ficam é o reflexo de suas gestões.
Gestante às vezes dão bons filhos.
A gestão de Teixeira de Freitas só dar dor de cabeça.
E vaza aves danosas de nossas cidades.
Cuidado escriba falou em ( Nica) o vice gestor pode querer pegar.
A boca dele é grande abarca é contempla só notícias levianas.
Dizem as más línguas que a boca dele é de lobo.
Pois sabemos que ele não é Cordeiro.

RESPOSTA: Os conceitos emitidos pelos missivistas não são necessariamente os da coluna. De qualquer maneira, agradecemos a atenção.

Raquel Brito: A Gari que sonha em representar Teixeira de Freitas no

Teixeira de Freitas: Raquel Brito, uma mulher de 38 anos, nascida em Boca do Córrego, município de Belmonte/Ba, é mais do que uma simples gari.

PL 5.009/2019 sancionado: “Uma vitória para a cultura brasileira e

Brasília: Em uma grande vitória para a cultura brasileira, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira (26) três

Google proíbe publicidade política para as eleições municipais

O Google informou nesta quarta-feira (24) que, a partir de maio, vai proibir a veiculação de anúncios políticos para as eleições

Teixeira de Freitas celebra Emancipação com antecipação de

Teixeira de Freitas: A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas anuncia uma alteração no calendário de feriados locais: o feriado municipal

Trajetória de Lucas Bocão: De Radialista a Político

Teixeira de Freitas: Regionalmente conhecido como Lucas Bocão, Ubiratan Lucas Rocha Matos nasceu em 13 de janeiro de 1973, em Itabuna/BA. Criado

Mulheres Fortes e Novos Nomes Emergem na Pré-Campanha de Teixeira de

Teixeira de Freitas: Na pré-campanha fervilhante de Teixeira de Freitas, diversos nomes se destacam com determinação rumo à possível

Kátia Oliveira lamenta falecimento do ex-prefeito de Teixeira de

Bahia: A deputada estadual Kátia Oliveira (União Brasil) lamentou neste sábado (20) o falecimento do ex-prefeito de Teixeira de Freitas Temóteo

Morre o ex-prefeito Temóteo Brito: Conheça sua trajetória marcada

Teixeira de Freitas: Com imensa tristeza, comunicamos o falecimento do ilustre político e agropecuarista Temóteo Alves de Brito, aos 82 anos.

PF deflagra operação contra fraude em contratação de empresa por

Uma operação da Polícia Federal (PF) foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (18) em Ilhéus e Itabuna, no Sul; e Salvador. Intitulada de

Com saída do DC, o vereador Ronaldo Cordeiro deixa a base aliada do

Teixeira de Freitas: Ronaldo Alves Cordeiro, conhecido pelo apelido “Baitakão” e admirado por seu jeito simples e habilidoso de lidar com as

Nossos Apoiadores: