Ramiro Guedes

Em Bodas de Sangue, peça de teatro de Federico Garcia Lorca, uma fala do personagem Leonardo:

“Calar e queimar por dentro é o maior castigo que a gente pode se impor. De que me serve ter orgulho e desviar os olhos, e deixá-la acordada noites e noites? De nada. Só serviu para aumentar o meu fogo. Porque você acha que o tempo cura e que as paredes tampam, e não é verdade, não é verdade. Quando as coisas chegam mais ao fundo, não se arrancam mais.”

Contra o fascismo, Lorca é eterno.

VERSÕES

Em Alcobaça, em um dos dias de Carnaval, aconteceu violenta altercação entre o vice-prefeito de Teixeira de Freitas, Lucas Bocão e sua esposa, Tainah Coelho contra o deputado estadual Robinho. Da briga, três versões já apareceram. Seja qual for a verdadeira, qualquer uma poderia ter sido evitada.

O povo não merece.

PRIMEIRA VERSÃO

Lucas e esposa teriam chegado ao camarote da festa. Lá já se encontrava o deputado Robinho. Lucas chamou o deputado para uma foto juntos e Robinho recusou o convite, afirmando que apanhava direto do programa do Bocão. Lucas não gostou e jogou um copo de whisky no rosto do deputado. Depois de bate-boca. Robinho teria deixado o local.

Essa é a primeira versão.

SEGUNDA VERSÃO

Lucas e a esposa chegaram ao camarote, onde Robinho já estava.  Desafetos políticos de há muito, conta-se que o deputado provocou a esposa de Bocão, que jogou um copo de cerveja no rosto de Robinho, que, em seguida, deixou o local.

Essa é a segunda versão.

TERCEIRA VERSÃO

Ao ver o pedido da foto feito por Lucas a Robinho ser recusado pelo último, Lucas teria jogado whisky no deputado, sendo que a esposa do vice-prefeito atirou no parlamentar um copo de cerveja.

De qualquer maneira, cenas lamentáveis, seja qual for a versão verdadeira.

COMENTÁRIO

Sobre o assunto da confusão, um político alcobacense, derrotado nas últimas eleições e agora oposição ferrenha a Leo Brito, não hesitou em comentar: “Os dois são convidados de Leo Brito. É saruê comendo saruê”.

Vixi!

LÁ EM CURPIOBA MIRIM

O correspondente dessas Nicas em Curpioba Mirim, progressista burgo do país de Nenhures, Sóstenes Cauim Velásquez, em despacho à coluna, afirma que repercutiu muito mal o caso de nepotismo de um parente de D. Brígida, com vários familiares empregados na Prefeitura.

A lista já foi encaminhada ao Ministério Público por  um vereador de oposição.

AINDA EM CURPIOBA MIRIM

Informações do correspondente Sóstenes Cauim Velásquez dão conta de que a prefeita D. Brígida tem aparentado,  ultimamente, sinais inequívocos de insônia e nervosismo. O motivo de tanta excitação são informações que, na semana posterior ao carnaval, a PF pretende fazer uma incursão em cidades do Extremo Sul, incluindo Curpioba. O problema são licitações em alguns municípios (Curpioba presente) e que são rigorosamente vencidas por parentes dos gestores e, curiosamente, apresentando  flagrantes sinais de irregularidade.

Dizem que a rebordosa é feia.

SERÁ?

 A casa grande brasileira está indignada com a mensagem do pessoal das favelas paulistas e cariocas, que colocaram faixas nos morros, afirmando: “Se prenderem Lula, o morro vai descer”. Melhor seria que o pessoal citado se preocupasse realmente com o descer do morro, se alguma injustiça for cometida com o ex-presidente.

O que se quer é justiça.

EXÉRCITO NO RIO

A intervenção de Temer, colocando o exército para assumir a segurança no Rio de Janeiro, não passa de jogada de efeito do golpismo que se instalou no país, agora que a Reforma da Previdência escoou definitivamente pelo ralo. Como ele, Temer, está se insinuando candidato a Presidente em outubro, resta tentar resolver a crise de segurança no Rio, usando o exército.

É o que resta.

GLOBEIJAFLOR

A desfaçatez da vitória da Beija Flor  no carnaval carioca, deslavadamente patrocinada pela Globo (a escola de Nilópolis venceu a Tuiuti por 1 décimo) é a demonstração de quanto o carnaval  e o desfile das escolas regrediram. A temática da escola vencedora, toda ela dedicada à Lava Jato, mostra uma escola basicamente apoiada por bicheiros e contraventores com discurso contra a corrupção.

Mais antagonismo que isso...

IRONIA?

É duro ouvir um golpista como Temer, afundado em denúncias de corrupção, falar em contenção ao crime.

Só pode ser gozação.

JUÍZES SEGUNDO UMA JUIZA FRANCESA

“A  justiça é um reflexo da sociedade. É preciso temer os superpoderes dos juízes. Quando a sociedade é desigual, a justiça é desigual”. O pensamento é de Isabelle Reghi, presidente da Associação Francesa de Juízes Democratas e magistrada aposentada.

Na mosca.

ESCURIDÃO

Conversando com um colega de rádio, ciclista juramentado e renitente, recebemos uma informação preocupante: vindo de noite da Estância Biquini até o Posto GEF Prêmio, ele contou 100 lâmpadas apagadas em postes.

E segue a polca...

FECHANDO A NICA

A excelente revista Bula publica frases de escritores famosos em seu leito de morte. Assim:

“”Só quero morrer.” (Jane Austen)

Esta foi a resposta da autora de “Razão e Sensibilidade” quando, pouco antes de morrer, suas irmãs perguntaram-lhe o que queria.

“Mata-me! Ou serás um assassino!” (Franz Kafka)

As últimas palavras do autor de “A Metamorfose” e “O Processo” foram para um médico que não queria dar-lhe uma dose letal de morfina. Ele estava morrendo de tuberculose (aos 41 anos) e mal conseguia falar.

“Eu devo ir, o nevoeiro está aumentando.” (Emily Dickson)

A poetisa norte-americana sofreu severos desmaios e esteve prostrada, em sua cama, nos últimos sete meses de vida.

“Agora eu irei dormir.” (Lord Byron)

O autor de “As Peregrinações de Childe Harold” morreu na Grécia — vítima de uma febre —, enquanto lutava contra os otomanos.

CORRESPONDÊNCIA

Gracilian Escobar · 

Üsteğmen em Estudante

Cada dia mais aumento meu léxico lendo a coluna.
Seria bom Teixeira ter um coluna inteligente tipo está da nica".
A base de Teixeira está em frangalhos 
Que venha a campanha eleitoral.

Resposta: Obrigado pela referência elogiosa à Nica. Rapaz, a campanha eleitoral já está nas ruas. Até a próxima.

Raquel Brito: A Gari que sonha em representar Teixeira de Freitas no

Teixeira de Freitas: Raquel Brito, uma mulher de 38 anos, nascida em Boca do Córrego, município de Belmonte/Ba, é mais do que uma simples gari.

PL 5.009/2019 sancionado: “Uma vitória para a cultura brasileira e

Brasília: Em uma grande vitória para a cultura brasileira, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira (26) três

Google proíbe publicidade política para as eleições municipais

O Google informou nesta quarta-feira (24) que, a partir de maio, vai proibir a veiculação de anúncios políticos para as eleições

Teixeira de Freitas celebra Emancipação com antecipação de

Teixeira de Freitas: A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas anuncia uma alteração no calendário de feriados locais: o feriado municipal

Trajetória de Lucas Bocão: De Radialista a Político

Teixeira de Freitas: Regionalmente conhecido como Lucas Bocão, Ubiratan Lucas Rocha Matos nasceu em 13 de janeiro de 1973, em Itabuna/BA. Criado

Mulheres Fortes e Novos Nomes Emergem na Pré-Campanha de Teixeira de

Teixeira de Freitas: Na pré-campanha fervilhante de Teixeira de Freitas, diversos nomes se destacam com determinação rumo à possível

Kátia Oliveira lamenta falecimento do ex-prefeito de Teixeira de

Bahia: A deputada estadual Kátia Oliveira (União Brasil) lamentou neste sábado (20) o falecimento do ex-prefeito de Teixeira de Freitas Temóteo

Morre o ex-prefeito Temóteo Brito: Conheça sua trajetória marcada

Teixeira de Freitas: Com imensa tristeza, comunicamos o falecimento do ilustre político e agropecuarista Temóteo Alves de Brito, aos 82 anos.

PF deflagra operação contra fraude em contratação de empresa por

Uma operação da Polícia Federal (PF) foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (18) em Ilhéus e Itabuna, no Sul; e Salvador. Intitulada de

Com saída do DC, o vereador Ronaldo Cordeiro deixa a base aliada do

Teixeira de Freitas: Ronaldo Alves Cordeiro, conhecido pelo apelido “Baitakão” e admirado por seu jeito simples e habilidoso de lidar com as

Nossos Apoiadores: