Ramiro Guedes
Em Bodas de Sangue, peça de teatro de Federico Garcia Lorca, uma fala do personagem Leonardo:
“Calar e queimar por dentro é o maior castigo que a gente pode se impor. De que me serve ter orgulho e desviar os olhos, e deixá-la acordada noites e noites? De nada. Só serviu para aumentar o meu fogo. Porque você acha que o tempo cura e que as paredes tampam, e não é verdade, não é verdade. Quando as coisas chegam mais ao fundo, não se arrancam mais.”
Contra o fascismo, Lorca é eterno.
VERSÕES
Em Alcobaça, em um dos dias de Carnaval, aconteceu violenta altercação entre o vice-prefeito de Teixeira de Freitas, Lucas Bocão e sua esposa, Tainah Coelho contra o deputado estadual Robinho. Da briga, três versões já apareceram. Seja qual for a verdadeira, qualquer uma poderia ter sido evitada.
O povo não merece.
PRIMEIRA VERSÃO
Lucas e esposa teriam chegado ao camarote da festa. Lá já se encontrava o deputado Robinho. Lucas chamou o deputado para uma foto juntos e Robinho recusou o convite, afirmando que apanhava direto do programa do Bocão. Lucas não gostou e jogou um copo de whisky no rosto do deputado. Depois de bate-boca. Robinho teria deixado o local.
Essa é a primeira versão.
SEGUNDA VERSÃO
Lucas e a esposa chegaram ao camarote, onde Robinho já estava. Desafetos políticos de há muito, conta-se que o deputado provocou a esposa de Bocão, que jogou um copo de cerveja no rosto de Robinho, que, em seguida, deixou o local.
Essa é a segunda versão.
TERCEIRA VERSÃO
Ao ver o pedido da foto feito por Lucas a Robinho ser recusado pelo último, Lucas teria jogado whisky no deputado, sendo que a esposa do vice-prefeito atirou no parlamentar um copo de cerveja.
De qualquer maneira, cenas lamentáveis, seja qual for a versão verdadeira.
COMENTÁRIO
Sobre o assunto da confusão, um político alcobacense, derrotado nas últimas eleições e agora oposição ferrenha a Leo Brito, não hesitou em comentar: “Os dois são convidados de Leo Brito. É saruê comendo saruê”.
Vixi!
LÁ EM CURPIOBA MIRIM
O correspondente dessas Nicas em Curpioba Mirim, progressista burgo do país de Nenhures, Sóstenes Cauim Velásquez, em despacho à coluna, afirma que repercutiu muito mal o caso de nepotismo de um parente de D. Brígida, com vários familiares empregados na Prefeitura.
A lista já foi encaminhada ao Ministério Público por um vereador de oposição.
AINDA EM CURPIOBA MIRIM
Informações do correspondente Sóstenes Cauim Velásquez dão conta de que a prefeita D. Brígida tem aparentado, ultimamente, sinais inequívocos de insônia e nervosismo. O motivo de tanta excitação são informações que, na semana posterior ao carnaval, a PF pretende fazer uma incursão em cidades do Extremo Sul, incluindo Curpioba. O problema são licitações em alguns municípios (Curpioba presente) e que são rigorosamente vencidas por parentes dos gestores e, curiosamente, apresentando flagrantes sinais de irregularidade.
Dizem que a rebordosa é feia.
SERÁ?
A casa grande brasileira está indignada com a mensagem do pessoal das favelas paulistas e cariocas, que colocaram faixas nos morros, afirmando: “Se prenderem Lula, o morro vai descer”. Melhor seria que o pessoal citado se preocupasse realmente com o descer do morro, se alguma injustiça for cometida com o ex-presidente.
O que se quer é justiça.
EXÉRCITO NO RIO
A intervenção de Temer, colocando o exército para assumir a segurança no Rio de Janeiro, não passa de jogada de efeito do golpismo que se instalou no país, agora que a Reforma da Previdência escoou definitivamente pelo ralo. Como ele, Temer, está se insinuando candidato a Presidente em outubro, resta tentar resolver a crise de segurança no Rio, usando o exército.
É o que resta.
GLOBEIJAFLOR
A desfaçatez da vitória da Beija Flor no carnaval carioca, deslavadamente patrocinada pela Globo (a escola de Nilópolis venceu a Tuiuti por 1 décimo) é a demonstração de quanto o carnaval e o desfile das escolas regrediram. A temática da escola vencedora, toda ela dedicada à Lava Jato, mostra uma escola basicamente apoiada por bicheiros e contraventores com discurso contra a corrupção.
Mais antagonismo que isso...
IRONIA?
É duro ouvir um golpista como Temer, afundado em denúncias de corrupção, falar em contenção ao crime.
Só pode ser gozação.
JUÍZES SEGUNDO UMA JUIZA FRANCESA
“A justiça é um reflexo da sociedade. É preciso temer os superpoderes dos juízes. Quando a sociedade é desigual, a justiça é desigual”. O pensamento é de Isabelle Reghi, presidente da Associação Francesa de Juízes Democratas e magistrada aposentada.
Na mosca.
ESCURIDÃO
Conversando com um colega de rádio, ciclista juramentado e renitente, recebemos uma informação preocupante: vindo de noite da Estância Biquini até o Posto GEF Prêmio, ele contou 100 lâmpadas apagadas em postes.
E segue a polca...
FECHANDO A NICA
A excelente revista Bula publica frases de escritores famosos em seu leito de morte. Assim:
“”Só quero morrer.” (Jane Austen)
Esta foi a resposta da autora de “Razão e Sensibilidade” quando, pouco antes de morrer, suas irmãs perguntaram-lhe o que queria.
“Mata-me! Ou serás um assassino!” (Franz Kafka)
As últimas palavras do autor de “A Metamorfose” e “O Processo” foram para um médico que não queria dar-lhe uma dose letal de morfina. Ele estava morrendo de tuberculose (aos 41 anos) e mal conseguia falar.
“Eu devo ir, o nevoeiro está aumentando.” (Emily Dickson)
A poetisa norte-americana sofreu severos desmaios e esteve prostrada, em sua cama, nos últimos sete meses de vida.
“Agora eu irei dormir.” (Lord Byron)
O autor de “As Peregrinações de Childe Harold” morreu na Grécia — vítima de uma febre —, enquanto lutava contra os otomanos.
CORRESPONDÊNCIA
Gracilian Escobar ·
Üsteğmen em Estudante
Cada dia mais aumento meu léxico lendo a coluna.
Seria bom Teixeira ter um coluna inteligente tipo está da nica".
A base de Teixeira está em frangalhos
Que venha a campanha eleitoral.
Resposta: Obrigado pela referência elogiosa à Nica. Rapaz, a campanha eleitoral já está nas ruas. Até a próxima.