Ramiro Guedes
FORA DE ÓRBITA
Termino de ler o ótimo Fora de Órbita, de Woody Allen. O livro é uma antologia de humor do artista, desde 1980. Sobre sua visão do mundo, Allen afirma: “Estou muito aliviado em saber que o universo, afinal, é explicável. Já estava começando a achar que eu era o universo". O mundo é uma baderna generalizada, a vida uma sucessão de absurdos em que o ridículo sempre pode superar qualquer expectativa”.
Allen, com humor, nos explica esse non sense.
Essencial.
VISÃO
A atual gestão de Teixeira de Freitas comete, segundo especialistas da área, uma falha incrível na saúde. O olhar da gestão municipal nessa área é extremamente monetarista: economizar, mesmo com o sacrifício da população, é a ordem. Money, Money, Money, é sobre o que se pensa.
Na área social, a visão monetarista pode ser veneno puro.
MAIS VISÃO
Não é só a Saúde que é dominada pela visão monetarista. A Educação trilha o mesmo caminho. Fala-se em dinheiro, mas é desconhecido qualquer projeto pedagógico consistente.
E a Educação também é um momento de intenso apelo social.
IDEIA
Com a mesma rapidez com que fizeram a besteira de alterar o horário do espaço de lazer para às 16 horas, o Departamento de Educação voltou atrás e conservou o horário das 9 às 12. Ainda que algum secretário diga o contrário, a remudança se deu por pressão popular.
Imperou o bom senso.
A COLUNA
Esse escriba volta a repetir: essa coluna não existe apenas para repicar notícias carimbadas, mas é uma coluna de comentários, basicamente. Para repetir notícias, existem sites e jornais. A coluna é para lançar um olhar crítico sobre a sociedade, sem que esse olhar seja verdade definitiva. Esse olhar pode ser favorável ou não: aqui não há empreitada contra ou a favor, mas de acordo com o que nos determina a consciência crítica.
E estamos conversados.
PINTA
Pela movimentação, o vereador Jonathas Molar dá toda a pinta de que sairá candidato a deputado estadual, resta saber por qual partido.
Aguardemos.
SILÊNCIO OBTUSO
Nossas gloriosas autoridades justiceiras não pensaram, até agora, em investigar as denúncias do Ministro da Justiça, Torquato Jardim. Segundo ele, comandantes da PM do Rio de Janeiro foram escolhidos em acordo entre o tráfico e deputados simpatizantes às drogas.
O que segura a apuração?
LA PREGUNTA
Como combater o tráfico no Rio se a Polícia estiver envolvida com a bandidagem?
Resposta ao ministro Torquato Jardim.
LÁ EM CURPIOBA MIRIM
Nosso correspondente em Curpioba Mirim, Sóstenes Cauim Velásquez, em alentada correspondência, chama a atenção para uma prática da gestão de D. Brígida, que é, no mínimo, temerária. Segundo Velásquez, o vereador João Incisivo está furioso com a situação de determinadas escolas do município, que começaram o ano letivo sem as mínimas condições. Segundo o vereador, são, no mínimo, 9 escolas em terrível situação física. A indagação do vereador:
como essas escolas puderam começar o ano letivo?
AINDA EM CURPIOBA MIRIM
O vereador João Incisivo, com assento na Câmara curpiobense, se diz atônito com outra medida da Secretaria de Educação da cidade. Segundo Incisivo, que também é professor, o secretário Trimegisto Tinga estabeleceu, por não haver escolas suficientes, o rodízio escolar. Uma turma de alunas vai às aulas 2, 4ª e 6ª. e outra em outros dias da semana.
Pergunta do vereador e pedagogo: como vai ficar o calendário escolar para esses alunos?
POSSE
Com uma bela festividade na Catedral de Teixeira de Freitas, tomou posse o novo bispo diocesano de Teixeira/Caravelas, D. Jailton Lino. Chega para substituir D. Carlos Alberto, sob cuja gestão foi construída a nova catedral.
Espera-se muito do novo prelado.
POSSE DE QUEM?
Pelas notícias que foram dadas pelos nossos sites teixeirenses, notícias que frisaram muito mais a presença do prefeito Timóteo na posse do bispo, pareceu que o prelado era ele, Timóteo. Muito mais citado foi ele do que D. Jailton.
Quem sabe é o bispo novo e não sabemos? Será D. Timóteo?
SAÚDE EM FOCO
Uma pergunta, apenas: por qual motivo perdemos a Residência Médica em Teixeira de Freitas? Um membro do Conselho Municipal de Saúde nos explicou que foi por completo abandono da gestão atual, que achou mito cara a manutenção do serviço. Resultado: perdemos 16 especialidades médicas e a oportunidade de transformar o Hospital Regional em Hospital Escola.
O prejuízo para a saúde é incalculável.
ALERTA
Depois de perdermos a Residência Médica, avisa o conselheiro, corremos o risco de perder o campus de saúde para outra cidade. Basta que, para isso, outra unidade ofereça condições de manutenção melhores e os riscos passam a acontecer.
Esperemos que não haja tanta insensibilidade.
JORNAL DO BRASIL
Chegou às bancas, na madrugada desse domingo, no Rio de Janeiro, o novo Jornal do Brasil. O antigo JB morreu de inanição financeira e perseguição da ditadura. Agora ressuscita.
Que seja bem-vindo.
MINISTÉRIO DA DEFESA
No bojo das medidas de intervenção no Rio de Janeiro, o presidente Temer criará o Ministério da Defesa. Nele colocará, como ministro, provavelmente um militar. É tudo que quer Jair Bolsonaro quer.
Estamos em campanha?
O PROCESSO
O Festival de Berlim é um dos mais gabaritados em todo o mundo. Na última edição, acontecida semana passada, foi distinguido com premiação e aplausos o filme O PROCESSO, documentário de Maria Augusta Ramos, que narra como aconteceu o impeachment de Dilma no Brasil. Maria Augusta conseguiu percorrer os meandros sombrios do Congresso Nacional e consegue visualizar bem as pessoas envolvidas no processo. Um crítico que lá estava, assim se manifestou: “As lentes e, mais propriamente, o olho da diretora souberam captar a fragilidade, o terror, os pensamentos hediondos, o humano, enfim. O resultado é, estética e dramaturgicamente, perfeito.” Alemão é difícil de aplaudir, mas O PROCESSO foi ovacionado 10 minutos seguidos.
Os alemães entenderam o golpe e sua vilania.
FECHANDO A NICA
“Os covardes morrem várias vezes antes da sua morte, mas o homem corajoso experimenta a morte apenas uma vez.” (William Shakespeare)
“O medo depende da imaginação, a covardia do caráter.” (Joseph Joubert)
“O ódio é a vingança do covarde” . (George Bernard Shaw)
“Covarde: alguém que, numa situação perigosa, pensa com as pernas.” (Ambrose Bierce)
CORRESPONDÊNCIA
Paulo Klinger Santiago ·
Trabalha na empresa Autônomo
A ILUMINAÇAOPULBLICA EM TEIXEIRA ESTA UM CAOS, EGUIDO MARECHAL CASTELO BRANCO E AVENIDA GETULIO VARAGAS EXISTEM MAIS DE CEM LAMPADAS QUEIMADAS, ESPERO QUE O SENHOR PREFEITO E O SECRETARIO DE INFRA ESTRUTURA TOE UMA MEDIDA COM A MAXIMA URGENCIA, DO CONTRARIO SERA IMPOSSIVEL CAMINHAR A NOITE NESSAS AVENIDAS.
Resposta: Encaminhamos sua reclamação para o setor competente. Aguardemos.
Paulo Klinger Santiago ·
Trabalha na empresa Autônomo
A CAMPANHA ELEITORAL AINDA NAO COMEÇOU IMAGINEM QUANDO REALMENTE COMEÇAR, PREPAREM SEUS OUVIDOS PORQUE O BAIXO NIVEL SERA O TOM DA BENDIDA CAMPANHA, SALVE -QUEM PUDER.
RESPOSTA: Esperemos que nossas previsões estejam erradas, pois a coluna concorda com você: salve-se quem puder...
Gracilian Escobar ·
Üsteğmen em Estudante
As histórias de Teixeira de Freitas é região dar uma boa série.
Poderíamos chamar o Stephen King.
O fazer uma continuação do filme.
Fred versus Jason.
Aproveitariamos as brigas locais nas cenas de ação.
Porém, em alhures o sofistas e demagogos não participariam.
Tome nica
Resposta: Em algumas situações, de tão ridículas e vergonhosas, tememos que o próprio Stephen King não dê conta de retratar o que vai acontecer. Talvez, quem sabe, o consiga com a ajuda de Tarantino. Nica neles, pois não.