Ramiro Guedes
O PENITENTE
“Segundo vi eu, ela resplandecia com a graça da castidade. O conceito de que os olhos são as janelas da alma não é mera figura de linguagem. Você pode ver nos olhos de uma pessoa se ela é cheia de arrogância ou modéstia, honestidade ou astúcia, orgulho ou humildade, temor de Deus ou abandono. Os olhos daquele jovem refletiam tudo que é bom em um judeu”.
Nesse final de semana, o escriba se deleitou em ler “O Penitente”, do escritor polonês naturalizado norte-americano Isaac Bashevis Singer, Nobel de Literatura em 1978. O Penitente é a história da volta de Joseph Shapiro à fé. A técnica narrativa de Singer, segundo a crítica, “se embasa nas raízes da cultura judaica polonesa, revelando a condição humana universal”.
O final de semana valeu a pena.
MIDLIN
Na boa revista Bula, esse escriba leu uma entrevista do empresário Midlin que, além de empresário, foi um grande cultor de livros, tendo uma biblioteca de mais de 40 mil volumes. Na entrevista, Midilin disse que sua média de leitura era de 100 livros por ano. Isso quer dizer que o homem lia uma média de 8 livros por mês. Dos livros que leu, ele classificou Pai Goriot, de Balzac, como o melhor de todos.
Boa escolha.
AINDA MIDLIN
Outro dia, recebi a gozação de um amigo que me disse que fico falando de livros que li por vaidade, apenas para mostrar sabença. Nada mais injusto: leio porque gosto demais e porque a língua é meu instrumento de trabalho. Leio pouco ainda e leio mal, com muita dispersão. Midlin lia muito e bem.
Seria meu sonho.
APOSENTADORIA DE PANTERA
Chegou a esse indigitado escriba a infausta notícia de que Pantera se aposentou de suas lides políticas fofocais. Uma pena. Mais: me afirmaram que uma chusma de gente quer ocupar a vaga panterística. Por enquanto, quem está no topo da lista, com amplas possibilidades de vitória, são os chamados estrategistas políticos.
Bem longe, aliás, de ter o brilho de Pantera.
RETIFICAÇÃO
Na Nica anterior, afirmei que o vereador Jonathan Mollar quer se candidatar a Deputado Estadual. Engano: ele que sair para federal.
Perdão, leitores.
PROCESSO
Em conversa com esse escriba, o ex-prefeito João Bosco afirmou que já está com o áudio em que o prefeito Timóteo Brito o chama de ladrão e que vai processar o mandatário.
A ofensa foi proferida na assinatura da Ordem de Serviço para o término da UBS do Liberdade II.
ANÁLISE
Várias pessoas que estiveram no local tiveram uma só análise: como a saúde no tempo de João funcionou e agora está capenga, para justificar o fracasso resta a Timóteo atacar a gestão anterior.
Só que essa estratégia funciona no primeiro ano, apenas.
Depois, o povo acorda.
EXPLICAÇÃO
O deputado Jorge Solla afirmou, alto e bom som, que não está entendendo o motivo do descaso da atual gestão municipal com a Residência Médica em Teixeira de Freitas. Segundo Solla, o custo benefício da Residência favorece à população de maneira gigantesca, pois são 16 especialidades médicas sendo atendidas. Solla se propõe ajudar para que volte a Residência e o belo aparato do Hospital Regional se tornar um Hospital Escola.
Que seja feliz na empreitada.
MOMENTO ÚNICO
Teixeira teve dois belos momentos na Educação na semana que passou. Um deles foi o lançamento do Curso de Agronomia do IF Baiano, campus de Teixeira de Freitas. O outro foi a Aula Inaugural do Curso de Medicina da UFSB, no campus Paulo Freire.
Beleza.
O QUE ACONTECEU?
Em todas as chamadas da Prefeitura, frisou-se a instalação do Curso de Agronomia do IF Baiano, aliás, com muito merecimento. O que não se entende é o pouco valor que se deu pelos órgãos oficiais do município à Aula Inaugural da Faculdade de Medicina da UFSB, conquista da comunidade teixeirense e que veio para cá no governo Lula.
Não está a hora de deixar a politicalha de lado?
LÁ EM CURPIOBA MIRIM
O nosso correspondente em Curpioba Mirim, Sóstenes Cauim Velásquez, avisa que está em pânico com os dados da saúde curpiobense. Segundo Velásquez, um levantamento feito por uma conceituada agência de pesquisa, dá conta de que, em 2016, os óbitos ocorridos no Hospital Municipal da cidade não passaram de 200. Em 2017, segundo o tal levantamento, chegaram a 600. O que justificaria tal aumento? Segundo Velásquez, entre outras coisas, a unidade oncológica do Hospital não tem anestésicos para cirurgias. Mais: não tem realizado biópsias por falta de material.
Segundo Cauim, o MP deve, nesses próximos dias, fazer alguma intervenção na catastrófica situação.
LA PREGUNTA
Depois da chegada da Federal no apartamento de Jaques Wagner, estando lá a espera a reportagem da Globo BA, há sérias dúvidas sobre a legitimidade do fato e da operação. Até o mais ferrenho adversário do PT, o colunista Reinaldo Azevedo, ridicularizou a operação, principalmente os números: “é absurdo pensar que, em obra de 650 milhões, 450 tenham sido desviados. Isso representa 66% do valor da obra, coisa impossível de acontecer.”
E se os relógios forem realmente cópias?
Ai será o vexame total, isso se divulgarem os laudos.
ADVERTÊNCIA
Sua Excelência, ACM Grampinho Neto, depois da ardilosa incursão da PF no apartamento de Wagner, não se pejou em deitar falação, dizendo que isso é uma vergonha para a Bahia.
A CPI da Barra vem aí.
CRUZEIRO!!!!!!!!!
O Clube Patético Mineiro, depois de perder por 1 x 0 no Horto, dia 4, para o Cruzeiro, quer processar o clube estrelado por desrespeito. Diretores das frangas alegam que o Cruzeirão bateu em mulher e desrespeitou a Lei Maria da Penha.
Maria da Penha que estava no Mineirão, aliás.
0SCAR
Muito boa a transmissão do Oscar pela Globo, que esse escriba, como bom cinéfilo, assistiu até o final. Grata surpresa foi a apresentação de Dira Paes: segura, passando a certeza de que assistiu os filmes, falando corretamente os nomes de artistas e diretores, Dira foi a melhor apresentadora do Oscar do último anos.
Valeu. Agora é torcer pra que os premiados cheguem ao Brasil.
O FANTÁSTICO DE 4
Domingo, dia 4, foi dia do Fantástico ficar de 4 em determinado momento do programa., A apelação foi feia: durante 14 minutos, o Fantástico apresentou extensa propaganda onde procurou jogar a responsabilidade da crise atual toda em cima do PT. Que o governo Dilma Roussef teve responsabilidade em tudo que aconteceu e acontece é verdade. Mas onde a reportagem se transforma em propaganda é quando desconsidera todos os aspectos da crise.
Senão, vejamos.
O QUE A PROPAGANDA NÃO MOSTROU
Quem perdeu a eleição em 2014 inviabilizou o governo Dilma Rousseff, com a discussão no Congresso de uma pauta que paralisou investimentos.
Os derrotados emparedaram a presidente reeleita com a ameaça do impeachment.
E a pauta-bomba que Eduardo Cunha colocou sobre a mesa da Câmara dos Deputados?
Não se pode descartar também o ambiente criado pela Lava Jato, que transformou o Brasil numa plataforma defeituosa da Petrobras.
A grande culpa do governo de Dilma foi aceitar que o grande mal do Brasil é a corrupção. A grande tragédia desse país é a desigualdade social. Querer fazer crer que toda a crise é gerada pelo PT é um serviço que a Globo aceita, caindo de 4, prestar aos golpistas. Só que as últimas pesquisas, mantendo Lula em 44%, bem à frente de seus adversários, dá uma resposta do povo:
O POVO NÃO É BOBO, ABAIXO A REDE GLOBO!
FECHANDO A NICA
“A inveja é a amargura que se sente por causa da felicidade alheia”. (Cícero)
“Duas são as feras que em nós produzem mais danos: uma cruel e selvagem, a inveja; outra, mansa e doméstica, a adulação.” (Juan Luiz Vives)
“A competição é a paixão das almas nobres; a inveja, o suplício das almas vis”.- (Antoine Rivarol)
CORRESPONDÊNCIA
Paulo Klinger Santiago ·
Trabalha na empresa Autônomo
BOM MAIS UMA VEZ NAO SEI DE QUEM FOI A IDEIA DE MUDAR O HORARIO DO DOMINGO DE LAZER PARA A TARDE POIS SEMPRE CAMINHO PELA MANHA NOS DOMINGOS E NINGUEM ME CONSULTOU OU MESMOS AS PESSOAS QUE CAMINHAM TAMBM, AINDA BEM QUE VOLTARAM ATRAS, TIVERAM BOM SENSO.
Resposta: o bom senso foi provocado pela reação contrária da população e não pela cândida explicação de que uma pesquisa mudou tudo. Mas, concordamos: ainda bem que voltaram atrás.