Ramiro Guedes
PARA ENTENDER MARIELLE
O assassinato da vereadora carioca Marielle de Castro precisa ser entendido em todas as nuances. Para esse entendimento, é preciso ler “Justiça Paralela”, do mestre advogado teixeirense José Maria Terra e do doutor advogado Thiago Fabres de Carvalho. Recomendamos o Capitulo 1: “A favela nunca foi um reduto de marginal... A favela é um problema social...”
A partir daí vamos compreender o verdadeiro drama dos favelados.
TEMER CANDIDATO
Lendo sobre as razões de Temer para justificar sua sempre negada candidatura à reeleição, fica explicado assim o motivo principal: quer defender sua honra na sequência desse mandato.
Se não for reeleito, os processos espoucam no dia seguinte ao que deixar a presidência.
Está explicado.
MAIS UM
Caiu, não como uma bomba, mas pelo menos como um traque, a notícia de que Gelson do Portela quer ser candidato a deputado federal. A notícia não foi muito bem recebida pelos esportistas da cidade, que temem uma vinculação à política do projeto Portela.
Gelson já está pedindo votos.
SOLIDARIEDADE
Parece que próceres do Solidariedade não se empenharam muito na reunião que o partido realizou na Câmara Municipal. Prevê-se uma contenda entre as candidaturas de Caio e Molar, o que poderia prejudicar o partido.
Aguardemos os próximos rounds.
CONTIGENTE
A ONU recomenda que se tenha 1 policial por 450 habitantes em qualquer núcleo populacional. Dados que nos chegam informam que, para uma mínima atuação da polícia, deveríamos ter um efetivo de 355 policiais em Teixeira de Freitas. O caso é que temos 120, sendo que, desses, 10 estão de férias e 20 trabalham na área administrativa.
A situação preocupa.
LÁ EM CURPIOBA MIRIM
Segundo nosso correspondente no próspero burgo de Curpioba Mirim, Sóstenes Cauim Velásquez, as justificativas dadas para a falta de carteiras escolares na rede municipal foram as mais risíveis possíveis. Na reunião feita com a imprensa para explicar a falta, o secretário Trimegisto Tinga culpou os alunos, que destroem carteiras e outros equipamentos. Segundo o professor, a Prefeitura não tem velocidade de trabalho para repor o material danificado.
Tradução: os alunos vão continuar sentando no vento.
AINDA EM CURPIOBA MIRIM
A Secretaria de Educação Curpiobense agendou data para um mutirão de instalação de ventiladores nas escolas. Os alunos, que lutam por espaço perto dos ventiladores nas aulas, esperam ansiosos pelo benefício.
Sofreram o verão inteiro com a canícula,mas, antes tarde do que nunca.
DENÚNCIAS
Sites de Teixeira repercutem notícia de que o MP vai investigar a administração Timóteo Brito na questão da licitação do lixo na cidade. Há suspeitas de que são frágeis as licitações que dão ao filho do prefeito, Fabian Brito, uma parcela da exploração do lixo. Mais: a coleta de lixo hospitalar estaria sendo feita juntamente com a do comum, o que é irregular. O prefeito Timóteo Brito afirma que tudo não passa de “intriga da oposição”.
Aguardemos o futuro.
MARCÍLIO E BRASÍLIA
A reação do vereador Marcílio Goulart às declarações da professora Brasilia Marques, da APLB, de que o vereador estava buscando destruir conquistas dos professores, foi em um tom absolutamente polêmico. Marcílio topou a briga, chamou Brasília de pelega e de levar a APLB a fazer um papel de pelego frente á atual administração municipal, além de dizer que a professora nem conseguir se eleger vereadora conseguiu, o que denota que a classe não a apóia. Marcílio não aceita ser acusado de ser contra os professores e Brasília não aceita ser chamada de pelega.
Vem mais por aí.
GLOBO
Nojentice total a cobertura da Globo (incluindo a filial News) na cobertura do caso Marielle. Como se fosse vestal inviolada, tentou se apossar do sentimento das ruas e, mais um vez, buscou aprofundar diferenças ideológicas, deslocando completamente o foco da discussão. Em qual momento a GNews e seus miquinhos comentaristas amestrados discutiram as questões propostas pela vereadora? Os assassinatos da polícia no Acari? O medo da intervenção do Exército no Rio, intervenção sobre a qual Marielle foi contra? Agora, os miquinhos posam de moralistas indignados pela morte da vereadora, como se a digital da Globo não estivesse na arma que efetuou os disparos.
Que nojo!
COTINUAMOS NO ESCURO
Desde o princípio da atual gestão Teixeira sofre com o escuro, ora em um bairro, ora em outro. É a licitação que está sendo feita, são as lâmpadas que estão chegando, mas o escuro prevalece. Claro que reconhecemos que Teixeira de Freitas, por seu passado de povoado, é uma cidade de difícil administração, mas há limites. Na Urbis, na rua desse escriba, há coisa de um ano a rua está às escuras. E não é só ela: a rua que liga ao presídio é um desafio e nas cercanias da Associação de Moradores, idem.
Voltamos a clamar, se isso adianta.
COLETIVO DAS ARTES
Volta a ativa o movimento cultural Coletivo das Artes. Deve começar com um cineclube, nos moldes do que foi o Sal na Pipoca.
A cultura merece.
FECHANDO A NICA COM TAGORE
“ Quando morre uma flor, nasce uma semente; quando uma semente morre, nasce uma planta. E a vida continua o seu caminho, mais forte do que a morte.”
-
“Adormeci e sonhei que a vida era alegria; despertei e vi que a vida era serviço; servi e vi que o serviço era alegria.”
“A verdade dificilmente está do lado de quem mais grita.”
“A morte não é o apagamento da luz; é o ato de dispensar a lâmpada porque o dia já raiou.”
CORRESPONDÊNCIA
Gracilian Escobar ·
Üsteğmen em Estudante
Ainda sobre a cidade de Teixe ira de Freitas, temos escolas municipais liberando os discentes as 9 a.m, segundo alerta um genitor por falta de merenda. Ai temos a pergunta que vale um milhão. Saúde na UTI segundo o gestor atual. E onde está a merenda dos discentes? Me ponho a pensar e só resta responde, que , este discente ( ser com luz), estão sofrendo a má gestão do Aluno - Prefeito ( prefeito sem luz).
E tome nica. A saber, a escola sem merenda é a Solidariedade, pareçe que o gestor não sabe o significado de ser solidario. Que belo paradoxo, a barriga do Prefeito cheia e a dos educandos vazias.
Resposta: O modelo é esse, a gestão é essa. E segue a polca.
The Unforgiven
Esse liberdade news, só tem noticia ruim, essa nica da liberdade é uma bosta tendenciosa.
Resposta: A nossa tendência é pela justiça e liberdade. A sua é pela b.... mesmo. Parabéns pela escolha e volte quando quiser.
Paulo Klinger Santiago ·
Trabalha na empresa Autônomo
A iluminaçao pilblica de teixeira continua de mal a pior, um colega de faculdede me liou voce tem o numero do celular do secretario de infra estrutura e falei que tinha, passou uns dias depois me disse minha rua continuar escura ai e perguntei e o secretario o que disse que esta em fase de licitaçao que as lampadas iram chegar, ate quando teremo que suportar tamanha ma gestao do dinheiro pulblico, simplesmente nao da mais para suportar essa situaçao.
Resposta: A desculpa padrão é essa mesmo: licitação e as lâmpadas vão chegar. Enquanto isso, o escuro domina.