Ramiro Guedes

ALDIR BLANC

Esse escriba, cansado de tanto pensamento sério e de curtir um país tão pouco sério, resolveu dar um tempo e se divertir um pouco na leitura. Para isso, sacou do excelente  “Rua dos artistas e transversais”, crônicas do mestre da prosa e compositor Aldir Blanc. Meu amigo Érico Cavalcânti não gosta desses escritos de Blanc, pois acha que eles são muito personalistas. Gosto justamente disso: o personalismo de  Aldir é universal e posso raciocinar, respeitando a opinião de Cavalcânti: qualquer livro é autobiográfico. Da primeira e deliciosa história, onde o menino prende a fimose (só tinha fimose) no fecho da calça, até as aventuras de Waldir Iapetec e a turma de Vila Isabel, tudo é delicioso no livro.

Para quem não se conforma com o reino do golpe, é uma leitura cheia de adjutório.

DUAS FRASES CITADAS POR ALDIR

“Quando ele parava de ler Moby Dick para fazer xixi ou beber um gole na cozinha, capengava com sua imaginária perna de marfim, transfigurado no Capitão Ahab; no rosto,  deixando a bola com Melville ‘a avassaladora dignidade de alguma poderosa angústia’. Afinal, “não havia perigo de que alguém fosse tomar a sério o seu sonho”.

É o que acontece com o sonho do brasileiro de hoje.

O NÚMERO

Chego ao número 160 dessas nicas com a sensação de ter mastigado cabo de guarda-chuva ou corrimão de escada. Afinal, são 160 semanas, mais de três anos, e encontramos o Brasil pior, Teixeira de Freitas sem rumo e o assassinato de Geo Lopes sem esclarecimento ou qualquer perspectiva de. A ocupação do exército no Rio nada rendeu a não ser mais violência, o desemprego continua em 14 milhões e a economia só dá sinais de recuperação para ricos e poderosos.

Enquanto isso, a senzala continua sentindo o gosto de cabo de guarda-chuva ou corrimão de escada na boca.

É justo?

PREVISÃO

Identifico alguns outrora descrentes companheiros de  esquerda com expectativa positiva sobre a aprovação do habeas corpus, favorecendo a Lula no dia 4 de abril. Que fique claro: pela canalhice que assola o país e pelo STF que temos, esse escriba não acredita em tal habeas corpus. A prisão de Lula é questão de dias.

Tomara que esse escriba esteja errado.

MALUF

A reversão da prisão fechada de Maluf para domiciliar por questões humanitárias é da maior justiça. Que os bens de Maluf sejam confiscados para repor ao erário os valores tungados, mas que a lei não procure vingança, deixando em cárcere privado um ancião à beira do termo fatal.

A lei não admite vingança ou crueldade.

LÁ EM CURPIOBA MIRIM

Nosso correspondente no interessante burgo de  Curpioba Mirim, Sóstenes Cauim Velásquez, registra que o ânimo de D. Brígida, alcaide da próspera comunidade, está de mal a pior. Um auxiliar mais chegado da prefeita contou ao correspondente, pedindo segredo de sete chaves, que é a iminente chegada da Polícia Federal à cidade para investigar licitações defeituosas e parentais e desvio na verba da merenda escolar.

1-Brígida culpa o Secretário de Educação pelos percalços, mas não pode dispensá-lo agora.

Trimegisto Tinga sabe de muita coisa,  afirma o auxiliar bem informado.

MAIS CURPIOBA MIRIM

Bem humorado, Cauim Velásquez conta que, em um dia passado, uma viatura da Polícia Federal se deparou com um acidente de trânsito em pleno centro da cidade. Como passava por ali sem maiores cuidados, colocaram o rapaz acidentado na viatura para levá-lo para a UPA. Pois foi o carro da PF sair, para um grupo de pessoas começar a gritar: “- É D. Brígida, é D. Brígida!”

A prefeita considerou o lamentável engano como molecagem.

TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE

Com a prisão de Yunes e do Coronel Lima, mesmo sendo posteriormente libertados, ganha um doce quem descobrir um assessor ou amigo de Temer (inclusive ministros) que não estejam enrolados com a justiça.

Inclusive o próprio Temer.

COLETIVO DAS ARTES

Em mas uma reunião, o Coletivo das Artes determinou para dia 25 de abril a reinauguração do Cineclube Sal na Pipoca, além da exposição de pinturas do artista plástico Gilberto Bahia. Horário e local serão posteriormente avisados, além do nome do filme que será exibido.

E viva a diferença...

OS PELADÕES

O casal que se compraz em fazer sexo explícito em público em Teixeira de Freitas voltou a dar o ar de sua graça (ou falta de graça). Dessa vez,  praticaram o ato em frente à Câmara Municipal. Mais: o rapaz acrescentou ao momento erótico um discurso de protesto contra situações administrativas na cidade. Como foi praticada em frente â Câmara, o Poder Legislativo se sentiu ofendido pela coisa e deve tomar providências de repressão. Enquanto as representações foram em locais públicos,  mas não oficiais, ninguém se mexeu. Agora, um dos nossos poderes se sentiu desrespeitado.

Antes tarde do que nunca.

APURAÇÃO

Pede-se o maior rigor na apuração da acusação da mãe que teria perdido sua criança nascitura por descaso na UMMI em Teixeira de Freitas. Sem qualquer laivo de pré-julgamento, não se pode aceitar como natural o sofrimento físico da mãe durante o processo do parto, o sofrimento moral da família pela morte do bebê e, se for comprovada a omissão médica, a responsabilidade deles no caso. Que se proceda com justiça e rigor.

É o que pede a cidadania.

NÚMEROS DO ABSURDO

É  inacreditável os números sobre as mortes acontecidas no Hospital Municipal em 2017. Em 2016 aconteceram ali 200 óbitos, já em 2017 eles subiram para 800.

Sendo verdade esses números, o que os justifica?

FECHANDO A NICA COM CHICO BUARQUE

“Minha mãe sempre diz: Não há dor que dure para sempre! Tudo é vário. Temporário. Efêmero. Nunca somos, sempre estamos. E apesar de saber de tudo isso, porque algumas dores duram tanto?”

“Às vezes o que a gente procura, não é o que a gente procura. É o que a gente encontra.” 

“Era televisão e futebol. Construíram estádios e essa rede impressionante de telecomunicações por todo o Brasil, e, ao mesmo tempo,  uma degradação crescente em termos de educação e saúde. Tudo isso foi descuidado.” 

“Menino quando morre vira anjo; mulher vira uma flor no céu; malandro quando morre vira samba.” 

“Nem toda a loucura é genial, nem toda a lucidez é velha.”

CORRESPONDÊNCIA

Sonumeros Santos

Cada dia mais sensato, voltarei sempre para me deliciar com suas palavras, concordo plenamente contigo em relação ao ex presidente Lula, apesar de ser simpatizante de outro pré candidato (Boulos) acho absurdo o que fazem com o Lula. NOVAMENTE PARABÉNS PELA COLUNA.

Resposta: A coluna agradece as referências elogiosas e espera por críticas e debates produtivos. Volte sempre.

Raquel Brito: A Gari que sonha em representar Teixeira de Freitas no

Teixeira de Freitas: Raquel Brito, uma mulher de 38 anos, nascida em Boca do Córrego, município de Belmonte/Ba, é mais do que uma simples gari.

PL 5.009/2019 sancionado: “Uma vitória para a cultura brasileira e

Brasília: Em uma grande vitória para a cultura brasileira, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira (26) três

Google proíbe publicidade política para as eleições municipais

O Google informou nesta quarta-feira (24) que, a partir de maio, vai proibir a veiculação de anúncios políticos para as eleições

Teixeira de Freitas celebra Emancipação com antecipação de

Teixeira de Freitas: A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas anuncia uma alteração no calendário de feriados locais: o feriado municipal

Trajetória de Lucas Bocão: De Radialista a Político

Teixeira de Freitas: Regionalmente conhecido como Lucas Bocão, Ubiratan Lucas Rocha Matos nasceu em 13 de janeiro de 1973, em Itabuna/BA. Criado

Mulheres Fortes e Novos Nomes Emergem na Pré-Campanha de Teixeira de

Teixeira de Freitas: Na pré-campanha fervilhante de Teixeira de Freitas, diversos nomes se destacam com determinação rumo à possível

Kátia Oliveira lamenta falecimento do ex-prefeito de Teixeira de

Bahia: A deputada estadual Kátia Oliveira (União Brasil) lamentou neste sábado (20) o falecimento do ex-prefeito de Teixeira de Freitas Temóteo

Morre o ex-prefeito Temóteo Brito: Conheça sua trajetória marcada

Teixeira de Freitas: Com imensa tristeza, comunicamos o falecimento do ilustre político e agropecuarista Temóteo Alves de Brito, aos 82 anos.

PF deflagra operação contra fraude em contratação de empresa por

Uma operação da Polícia Federal (PF) foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (18) em Ilhéus e Itabuna, no Sul; e Salvador. Intitulada de

Com saída do DC, o vereador Ronaldo Cordeiro deixa a base aliada do

Teixeira de Freitas: Ronaldo Alves Cordeiro, conhecido pelo apelido “Baitakão” e admirado por seu jeito simples e habilidoso de lidar com as

Nossos Apoiadores: