Ramiro Guedes
PALAVRA DE ORDEM
"Se me prenderem e eles não me deixarem andar, eu andarei pelas pernas de vocês. Se eles não me deixarem falar, eu falarei pela boca de vocês. Se meu coração parar de bater, baterá pelo coração de vocês. Não é de mim que eles têm que ter medo, eles têm que ter medo de vocês." (Luís Inácio Lula da Silva)
RESPOSTA DE ORDEM
Teremos honra em sermos seus pés na caminhada, a sua voz na hora do grito, a sua boca na hora da fala e o seu coração, que jamais cessará de bater.
Seremos todos Lula.
LULA LIVRE.
E A ESTRELA
Mesmo com Lula preso em Curitiba, em uma das maiores insanidades desse pobre judiciário brasileiro, esse escriba gostaria de saber quando apagarão o brilho da estrela mais fulgurante de nossa política. A direita é contra ele, pois sabe que se ele se candidatar, ganha.
E aí, como ficariam as boquinhas dos energúmenos e as tenebrosas transações?
NANICOU, CORREU DO PAU
Que ACM Neto desculpe a franqueza: o fato é que ele, o famoso grampinho, correu do pau quando viu as pesquisas. As últimas davam Rui Costa com 84%, ganhando no primeiro turno. Aí medrou e preferiu ficar no comando da prefeitura de Salvador por mais 3 anos do que ficar sem mandato por 4. As explicações que dá, dizendo que fica por amor a Salvador e seu povo, são apenas isso: discurso para justificar o naniquismo político.
Quando viu a rebordosa, fugiu do pau.
AS VIÚVAS DE GRAMPINHO
O que tem de candidato a deputado verberando a desistência de ACM da candidatura ao governo não está no gibi. Muitos contavam com a força da majoritária e agora ficaram pendurados na brocha sem terem a que se agarrar.
A chapa para esses esquentou.
E AS AULAS EXTRAS?
Para começar, nesse pagamento do dia 6 de março, os professores da rede municipal teixeirense não puderam receber seus contracheques, pois a empresa que os confecciona terminou o contrato e outra licitação ainda não ficou pronta, isso depois de mais de um ano de governo. Quando os professores receberem tais contra cheques, terão a ingrata surpresa, aqueles que têm direito, de ver que não receberam as aulas extras.
Quando receberão, só Deus na causa.
LÁ EM CURPIOBA MIRIM
Relata-nos o nosso correspondente em Curpioba Mirim que a prefeita D. Brígida aumentou o seu grau de nervosismo e grossura com auxiliares por conta de notícias sobre uma operação da PF que aconteceu em Cabedelo, na Paraíba. Lia ela, em seu gabinete, o jornal do dia, quando topou com a infausta notícia. Segundo o jornal, “A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira, (03/04/2018), a operação Xeque-Mate para desarticular um suposto esquema que teria a participação de integrantes dos Poderes Executivo e Legislativo de Cabedelo, na Paraíba. A ação é feita em parceria com o Ministério Público estadual.
Nas investigações, a PF descobriu que o grupo criminoso atuava em dois núcleos, um instalado no Poder Executivo e outro no Legislativo. Os dois atuavam sob o comando do prefeito da cidade e tinham como integrantes outros 74 funcionários públicos.
A PF mapeou desvios que vão desde fraude a licitações até propina paga para a aprovação ou rejeição de projetos de lei. Outro tipo de desvio investigado é a devolução de funcionários comissionados de parte dos salários para os políticos que os nomearam.”
Afirma-nos Cauim que esse esquema também está montado em Curpioba e há sinais de que a PF pode aparecer por lá.
Daí vem o nervosismo de D. Brígida.
AINDA EM CURPIOBA MIRIM
Segundo o nosso correspondente em Curpioba Mirim, Sóstenes Cauim Velásquez, nota-se um ar de fim de feira no governo de D. Brígida Campolargo. O motivo maior é que os fatos administrativos não andam, pois a prefeita centralizou toda e qualquer atividade de sua administração. Cauim afirma que a prefeita faz questão até de assinar todas as notas de abastecimento, de todas as secretarias. Todas as despesas têm que passar por suas mãos ou pelas do super-secretário sem pasta, Gastão Adjuntier. Por conta dessa centralização, os vereadores já estão se revoltando e os próprios secretários estão incomodados com a situação, onde se parecem com a rainha da Inglaterra, que reina mas não governa. Há vereadores que estão se preparando para deixar a base do governo e secretários que já estão com a demissão batida.
Só não entregaram ainda por causa da pecúnia dos salários. É aguardar.
COLETIVO DAS ARTES
Agora é mais que oficial: o Coletivo das Artes entra em atividade de maneira real. No dia 25 de abril, às 19h, na Câmara Municipal, o Coletivo estará reavivando o Cineclube Sal na Pipoca e a Exposição de Quadros do artista plástico Gilberto Bahia. O filme que será exibido será A ONDA, filme alemão de 2009. O filme conta a história do professor que usou sua classe para um experimento fascista, apenas como proposta de pesquisa. Em determinado momento, o professor perde o controle dos alunos e eles levam a experiência fascista a se espalhar na cidade. Filme baseado em fatos reais, mostra o perigo de se brincar com o absolutismo.
Todos estão convidados para a sessão e para a exposição de artes plásticas de Gilberto Bahia.
E salve o Coletivo das Artes...
11 DE ABRIL
Nesse dia, uma quarta-feira, o ministro Marco Aurélio Melo levará ao plenário do Supremo as ações sobre prisões em segunda instância. Se tais prisões forem condenadas, Lula será imediatamente solto. Tem gente no PT que acredita que a ministra Rosa Weber votará contra as prisões. Santa ingenuidade, Batman. Para quem na votação do habeas votou a favor das prisões e afirmou que votava contra suas convicções por causa da colegiabilidade, o que se esperar? Rosa vota contra e as prisões em 2ª. instância prevalecerão. Devemos esclarecer que a coluna ainda não errou uma previsão nesse caso e pretende continuar a não ser ingênua.
A Constituição permanecerá em frangalhos, dilacerada pelo STF.
FECHANDO A NICA COM POLÍTICA
As frases a seguir foram tiradas do livro UM POUCO DE MUITOS-MEMORIZANDO, do bravo ex-deputado Alencar Furtado, exemplo de político e de combatente pela liberdade.
“Se uma sociedade livre não puder ajudar os muitos que são pobres, não poderá salvar os poucos que são ricos”. (John F. Kennedy)
“Se a boiada está quieta não é bom soltar os cachorros. Nunca se sabe onde os bois vão parar...” (Leonel Brizola)
“O futuro habita em nós muito antes de acontecer...” (Rilke)
“Onze juízes! Um Tribunal!
Supremo coito venal.
Vergonha nacional.
Pisam o direito,
Celebram o mal...” (Reginaldo Veloso)