Ramiro Guedes
UM JOTA DA GUERRA CIVIL ESPANHOLA
“Y El cielo se encuentra nublado
No se ve relucir uma estrella
Los motivos del trueño e del rayo
Vaticinan segura tormenta.
Y son, y son, y son
Tiempos borrascosos
Que tienem, que trahen
Lagrimas a los ojos.”
O jota era uma canção de guerra e a letra desse acima nos remete ao rasil de hoje, de “tiempos borrascosos”, de “seguras tormentas.
PESQUISA DA FOLHA
Por mais que a Folha tente inverter os resultados, por mais que analistas locais, que apenas escrevem obviedades queiram, é impressionante como Lula, depois do último massacre midiático e da prisão, ainda tenha o dobro de votos do segundo colocado.
A direita não engole...
NOBEL PARA LULA
Se a propositura do prêmio Nobel para Lula, feito por outro premiado, Adolfo Perez Esquivel, se tornar realidade, aí é que a direita brasileira vai perder a cloaca. Será o reconhecimento internacional (que já é grande) a Lula, vindo de uma fonte insuspeita.
Aguardemos, pois.
MASSACRE
Maneira simples de humilhar e massacrar um funcionário: o patrão manda o empregado ficar em casa e só ir à empresa no final do mês para receber o salário. Humilhado, depois de um tempo, o empregado pede demissão e o patrão não precisa acertar os tempos.
É mais comum do que se pensa em Teixeira...
LÁ EM CURPIOBA MIRIM
O correspondente da coluna no aprazível burgo de Curpioba Mirim, Sóstenes Cauim Velásquez, nos escreve, cheio de verve e ironia. Afirma ele que a mais recente obra de D. Brígida frente à Prefeitura é colocar grandes placas de propaganda escolar em frente das escolas. Uma delas foi colocada em frente à Escola N. S. das Graças e tampa toda a frente da escola. Segundo Sócrates, a finalidade dos tapumes é uma só: é para quem passa na rua não ver como está estiolada a escola. Muro caindo, sala dos professores pequena, secretaria que quando se abre a janela a porta fecha e várias outras coisas. Colocado o tapume com as pinturas, ninguém vê a escola.
Enquanto isso, segue a marcha triste da educação curpiobense.
MAIS CURPIOBA MIRIM
Afirma-nos Sóstenes Cauim Velásquez que o pessoal da assessoria de imprensa da prefeita não agüenta mais as cincadas da mandatária. O chefe da assessoria, Salvatore Amaranti, confidenciou ao jornalista que a prefeita anda falando demais, muito e com muitas inconveniências Por exemplo: ela acha chique dizer que a saúde curpiobense está se recuperando e já está com 40% de positividade. Raciocina Salvatore que, quando se fala em 40%, lembra-se muito dos 60% que faltam, o que é ruim para a administração. Aliás, nem em 40% o povo acredita mais: faltam médicos e remédios nos postinhos, raros exames são marcados e o caos no Hospital Municipal é visível. A prefeita, segundo o secretário, afirma que a saúde está na UTI, uma gracinha sem graça para quem tem mais de 1 ano de governo e já não tem como mais jogar a culpa na administração passada.
O pior é que a prefeita não escuta ninguém...
PRESIDÊNCIA
Como temer é sempre chamado de Mordomo de Drácula, exibindo uma vampiresca presidência e D. Carmen Lúcia é sempre admirada pela semelhança com Bento Carneiro, o vampiro brasileiro, podemos concluir que na sexta-feira,m 13 de abril, o Brasil foi governado assim: o vampiro presidente viajou e passou o cargo para aquela que bebe o sangue da Constituição brasileira.
Estamos em boas mãos.
TO BE OR NOT TO BE
Esse escriba bateu um longo e sadio papo com um secretário da administração municipal teixeirense. Conversa vai, conversa vem, o secretário, que, lógico, pediu sigilo de seu nome, afirmou que pouco pode fazer em sua pasta, pois o prefeito Timóteo Brito lhe dá pouca autonomia. Questionei, afirmando, que , sendo assim, por qual motivo não abandonava a secretaria? A resposta veio rápida e encabulada: onde vou arranjar um salário desse tamanho?
Dá para entender, não para justificar.
RECORRÊNCIA
Dizem que tudo em que muito se insiste vira chateação. Mas, como não falar da escuridão que domina parte de Teixeira de Freitas? Quem quiser ver o que é escuro, dê uma volta na Urbis 3 e no Bonadiman. Será que a administração tem alguma coisa contra esses dois bairros?
Falta, no mínimo, uma explicação convincente.
OCUPAÇÃO
Excelente a idéia do MTST ocupar o triplex que Moro afirma ser de Lula. Lula mesmo avisou: se é meu, podem ocupar. O tal triplex pode abrigar algumas famílias, hoje ao desalento.
Excelente idéia.
A FAZENDA DOS MARINHO
Deu no Teixeira News:
“Cerca de 150 famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), ocuparam na madrugada deste sábado (14), a Fazenda Aliança, em Eunápolis, de propriedade da Família Marinho, dona da Rede Globo.
O MST considera a propriedade um “latifúndio abandonado, com mais de mil hectares improdutivos”. No total, segundo a coordenação estadual do MST, 150 famílias estão no local e o objetivo é tornar a fazenda um assentamento de reforma agrária.
A família Marinho ainda não falou sobre assunto, o que deve acontecer ao longo dessa semana.”
A família vai berrar logo e pedir a expulsão dos sem terra da fazenda. Bela ocupação.
CARLITO TANAJURA
Há 12 anos (2006) , era brutalmente assassinado a tiros o ex-prefeito de Vereda, Carlito Tanajura. De lá para cá, 4 foram indiciados, 2 fugiram e recursos interpostos foram adiando o júri. Agora, todos os recursos caíram e resta à Justiça marcar o julgamento. A sociedade espera com ansiedade que isso ocorra brevemente, para que se faça justiça ao morto. Tanajura era um homem bem quisto, cheio de amigos, um administrador competente e um homem de bem, que jamais mereceu acabar de maneira tão bárbara.]
Justiça e condenação dos culpados no caso Carlito Tanajura, é o que se exige.
FECHANDO A NICA
“Há quem morra chorando pelos pobres. Eu morrerei denunciando a pobreza”. (Bernard Shaw)
“Pode-se enganas algumas pessoas todo o tempo; pode-se enganar todas as pessoas algum tempo; mas não se pode enganar todas as pessoas todo o tempo”. (A. Lincoln)
“Não concordo com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-las”. (Voltaire)
“Liberdade, liberdade, quantos crimes se cometem em teu nome”. (Mme. Rolland, guilhotinada pela Revolução Francesa).
“Todo escravo que matar o seu senhor, seja em que circunstância for, mata em legítima defesa”. (Luiz Gama, lutando contra a escravidão no Brasil).
CORRESPONDÊNCIA
Barbeiro profissional em Mouere Barbearia
Logico que será! se separar os bizerros das vacas eles morrem de fome! kkkk... e alguns ainda tem chamam de um homem de cultura. que vergonha!
Resposta: Não deu para entender essa mensagem: não falei em bezerros, não falei em vacas e não discuto cultura com quem nem sabe se expressar, além de jamais ter dito ser alguém culto. Não deu para entender.