Ramiro Guedes

INCULTO QUE SOU...

A excelente revista Bula listou 70 livros básicos da Literatura Brasileira, denominando-os os melhores. Como em toda lista entra muito de pessoal e subjetivo, notei algumas ausências notáveis. Não vi na lista  O Coronel e o Lobisomem, de José Cândido de Carvalho; Sargento Getúlio, de João Ubaldo”, nada de  Mário Quintana; Quarup, de Antônio Callado e alguns outros. Mas,  a lista é boa. Dos 70 que estão nela, esse inculto escriba leu apenas 29, o que mostra o quão distante estamos de qualquer veleidade intelectualística.

A revista Bula continua ótima.

GETÚLIO

Prazer redobrado de reler  o romance  GETÚLIO, do jornalista e historiador gaúcho Juremir Machado da Silva. Juremir romanceia a vida de Getúlio, tendo como pano de fundo as verdades aventurosas e ambivalentes do presidente esfíngico, ao mesmo tempo chamado de “pai dos pobres” e de ditador sanguinário. O poder é sempre íntimo e solitário e o romance de Juremir mostra a vida de um homem conflituoso e complexado até com a própria altura. Do livro, pelo menos no entendimento desse escriba, tresanda a figura lúgubre de Carlos Lacerda, o Corvo.

O livro é imperdível.

COLETIVO DAS ARTES

Definitivamente, entra em atividade o Coletivo das Artes. O Coletivo foi criado por um grupo de artistas de todos os matizes e busca reunir os que quiserem  uma entidade que possa mostrar a arte e o talento dessa turma. O Coletivo das Artes marcará o início de suas atividades externas fazendo ressurgir o Cineclube Sal na Pipoca, que no dia 21 de maio exibirá o filme alemão A ONDA e, paralelamente, mostrará a exposição de quadros do artista plástico Gilberto Bahia. A programação terá lugar na Câmara Municipal, a partir das 19h.

Coletivo das Artes: Teixeira mostrando o talento de seus artistas.

HITLERIANA

Os juízes fascistas de Curitiba, devidamente chefiados por Sérgio Moro, não se comprazem apenas em manter em cárcere político um líder popular como Lula , mas insistem na inútil tentativa de desmoralizá-lo. A última gracinha foi a negação de licença para que o Nobel da Paz, Perez Esquivel e  o teólogo Leonardo Boff  pudessem visitar o presidente.

Mais uma vez, o Brasil foi exposto ao ridículo internacional.

DATAFOLHA, VOX POPULI E A ISENÇÃO DA GLOBO

Até hoje, a Globo “analisa” a pesquisa do Datafolha e pinça dela dados fatuais que desmerecem Lula. Sobre a pesquisa Vox Populi , que desmente cabalmente a Datafolha, nem um pio.

Essa é a isenção da Vênus Platinada.

AÉCIO OU O ABANDONO DO NAVIO PELOS RATOS

Depois da tunda no STF, quando se tornou réu, Aécio Neves vê o PSDB, seu partido, do qual até pouco tempo era presidente, correndo dele como o capeta corre da cruz. O afastamento está sendo coordenado pelo Santo Alckmin. De que serviu a Aécio a perseguição movida contra Dilma, apenas por ter perdido a eleição?

Sem dúvida, por sua escrotidão, Aécio merece o limbo político. Ele, o Santo e os outros cúmplices do golpe.

NOSSA SOLIDÃO DE IDEIAS

O que mais assusta Teixeira de Freitas nessa atual conjuntura de política tupiniquim, é o pauperismo de idéias administrativas que assola a atual gestão. Limpe-se a cidade e o resto está bem. Ninguém desdenha  a crise municipalista que assola o país, mas mediocridade tem limites.Há pessoas no meio político local afirmando que não é mediocridade, é  ajeito.

O fato é que, até agora, só conversa.

LÁ EM CURPIOBA MIRIM

O nosso correspondente em Curpioba Mirim, Sóstenes Cauim Velásquez, identificou mais um ponto de fúria da prefeita Brígida Campolargo. Conta Sóstenes que,  no início de sua (con)gestão, a prefeita fez a prefeitura realizar um concurso público. Pois foram tantos os absurdos cometidos na realização de tal concurso, que o Ministério Público entrou com um pedido de anulação do bruto, e o juiz de direito da comarca deferiu.

Brígida está fula da vida.

AINDA EM CURPIOBA MIRIM

São várias as irregularidades que levaram o juiz de Curpioba Mirim a anular o concurso público realizado pela prefeitura daquela cidade. Listemos algumas:

Inexistência da participação da OAB no concurso para Procurador do município,

Aprovação ou a suplência de diversas pessoas ligadas à administração municipal,

Violação da Lei Federal nº 8.666/93, que determina a realização de licitação do tipo “melhor técnica” ou “técnica e preço”, nos casos de contratação de empresas para a prestação de serviços técnicos especializados de caráter intelectual, a exemplo do Concurso Público.

Para maior ódio de D. Brígida, o Promotor quer a anulação do concurso e a realização de outro em 30 dias, dessa vez de forma correta.

ALVÍSSARAS

Parece coisa pequena, mas os moradores da Rua 10, Urbis 3, depois de 6 meses de pedidos ingentes, celebram a colocação de uma lâmpada no poste do meio dessa via urbana.

Ufa!

HAVERÁ JEITO?

O que as pessoas podem faze quando atingidas por fakes nas redes sociais? Um nosso amigo, assim vilipendiado, recorreu à Polícia e abriu um Boletim de Ocorrência sobre uma calúnia que lhe foi assacada. O delegado prometeu empenho, mas já avisou que a apuração é muito difícil. Enquanto isso, covardes que não assumem as acusações que fazem, seguem atacando com mentiras pessoas indefesas, tudo sob abjeto anonimato.

A Internet foi sem dúvida um grande avanço, mas há quem faça dela uma cloaca de um mau cheiro sem nome.

Coisa de bandidos e covardes.

FECHANDO A NICA

“As ditaduras fomentam a opressão, as ditaduras fomentam o servilismo, as ditaduras fomentam a crueldade; mas o mais abominável é que elas fomentam a idiotia.” (Jorge Luís Borges)

“Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim.”  (Millôr Fernandes)

“Todo Estado é uma ditadura.” (Antônio Gramsci)

“Ditadura é um discurso constante te ensinando que seus sentimentos, seus pensamentos, e desejos não têm a menor importância, e que você é um ninguém e deve viver comandado por outras pessoas que desejam e pensam por você.” (Stephen Vizinczey)

“A ditadura é um estado em que todos têm medo de um e um tem medo de todos”. (Alberto Moravia)

Saiba como usar o FGTS Futuro na compra da casa própria

O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço aprovou a regulamentação do FGTS Futuro para compra de casa própria nesta

Ex-vereador Lucas Leite morre em Eunápolis aos 63 anos após luta

Eunápolis: O ex-vereador Lucas Leite morreu na tarde deste domingo (24), aos 63 anos, em Eunápolis. Ele estava internado no Hospital Ramos, onde

Teixeira de Freitas lamenta o falecimento do ex-candidato a vereador

Teixeira de Freitas: A comunidade de Teixeira de Freitas foi tomada por uma onda de tristeza nesta quarta-feira, 20 de março, ao receber a

Nova Diretoria do PSB assume em Teixeira de Freitas: Fortalecimento e

Teixeira de Freitas: No dia 18 de Março, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Teixeira de Freitas iniciou um novo capítulo no último sábado

Eunápolis: TJ-BA mantém suspensão de atos da comissão da Câmara

Os desembargadores integrantes da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) negaram provimento ao recurso interposto

Prefeitura de Alcobaça alerta população para prazo de

Segundo informações do TRE os eleitores têm até o dia 8 de maio para tirar a primeira via do título, regularizar a situação eleitoral ou

Major Barbosa firma parceria com o partido Avante e anuncia

Alcobaça: Após declarar sua pré-candidatura à Prefeito do município de Alcobaça, o ex-comandante Major Barbosa já está dando os primeiros

Das 113 assinaturas para o pedido de impeachment, 32 são governistas

Das 113 assinaturas de deputados para a abertura do pedido de impeachment do presidente Lula, 32 são parlamentares governistas. O pedido de

Dino defende expulsão sem salário de juízes e militares com

O ainda senador Flávio Dino, declarou no domingo, 18, que irá apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para a exclusão do

Deputados de oposição pedem impeachment de Lula por fala sobre

Deputados federais de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irão protocolar um pedido de impeachment contra o

Nossos Apoiadores: