Ramiro Guedes
INCULTO QUE SOU...
A excelente revista Bula listou 70 livros básicos da Literatura Brasileira, denominando-os os melhores. Como em toda lista entra muito de pessoal e subjetivo, notei algumas ausências notáveis. Não vi na lista O Coronel e o Lobisomem, de José Cândido de Carvalho; Sargento Getúlio, de João Ubaldo”, nada de Mário Quintana; Quarup, de Antônio Callado e alguns outros. Mas, a lista é boa. Dos 70 que estão nela, esse inculto escriba leu apenas 29, o que mostra o quão distante estamos de qualquer veleidade intelectualística.
A revista Bula continua ótima.
GETÚLIO
Prazer redobrado de reler o romance GETÚLIO, do jornalista e historiador gaúcho Juremir Machado da Silva. Juremir romanceia a vida de Getúlio, tendo como pano de fundo as verdades aventurosas e ambivalentes do presidente esfíngico, ao mesmo tempo chamado de “pai dos pobres” e de ditador sanguinário. O poder é sempre íntimo e solitário e o romance de Juremir mostra a vida de um homem conflituoso e complexado até com a própria altura. Do livro, pelo menos no entendimento desse escriba, tresanda a figura lúgubre de Carlos Lacerda, o Corvo.
O livro é imperdível.
COLETIVO DAS ARTES
Definitivamente, entra em atividade o Coletivo das Artes. O Coletivo foi criado por um grupo de artistas de todos os matizes e busca reunir os que quiserem uma entidade que possa mostrar a arte e o talento dessa turma. O Coletivo das Artes marcará o início de suas atividades externas fazendo ressurgir o Cineclube Sal na Pipoca, que no dia 21 de maio exibirá o filme alemão A ONDA e, paralelamente, mostrará a exposição de quadros do artista plástico Gilberto Bahia. A programação terá lugar na Câmara Municipal, a partir das 19h.
Coletivo das Artes: Teixeira mostrando o talento de seus artistas.
HITLERIANA
Os juízes fascistas de Curitiba, devidamente chefiados por Sérgio Moro, não se comprazem apenas em manter em cárcere político um líder popular como Lula , mas insistem na inútil tentativa de desmoralizá-lo. A última gracinha foi a negação de licença para que o Nobel da Paz, Perez Esquivel e o teólogo Leonardo Boff pudessem visitar o presidente.
Mais uma vez, o Brasil foi exposto ao ridículo internacional.
DATAFOLHA, VOX POPULI E A ISENÇÃO DA GLOBO
Até hoje, a Globo “analisa” a pesquisa do Datafolha e pinça dela dados fatuais que desmerecem Lula. Sobre a pesquisa Vox Populi , que desmente cabalmente a Datafolha, nem um pio.
Essa é a isenção da Vênus Platinada.
AÉCIO OU O ABANDONO DO NAVIO PELOS RATOS
Depois da tunda no STF, quando se tornou réu, Aécio Neves vê o PSDB, seu partido, do qual até pouco tempo era presidente, correndo dele como o capeta corre da cruz. O afastamento está sendo coordenado pelo Santo Alckmin. De que serviu a Aécio a perseguição movida contra Dilma, apenas por ter perdido a eleição?
Sem dúvida, por sua escrotidão, Aécio merece o limbo político. Ele, o Santo e os outros cúmplices do golpe.
NOSSA SOLIDÃO DE IDEIAS
O que mais assusta Teixeira de Freitas nessa atual conjuntura de política tupiniquim, é o pauperismo de idéias administrativas que assola a atual gestão. Limpe-se a cidade e o resto está bem. Ninguém desdenha a crise municipalista que assola o país, mas mediocridade tem limites.Há pessoas no meio político local afirmando que não é mediocridade, é ajeito.
O fato é que, até agora, só conversa.
LÁ EM CURPIOBA MIRIM
O nosso correspondente em Curpioba Mirim, Sóstenes Cauim Velásquez, identificou mais um ponto de fúria da prefeita Brígida Campolargo. Conta Sóstenes que, no início de sua (con)gestão, a prefeita fez a prefeitura realizar um concurso público. Pois foram tantos os absurdos cometidos na realização de tal concurso, que o Ministério Público entrou com um pedido de anulação do bruto, e o juiz de direito da comarca deferiu.
Brígida está fula da vida.
AINDA EM CURPIOBA MIRIM
São várias as irregularidades que levaram o juiz de Curpioba Mirim a anular o concurso público realizado pela prefeitura daquela cidade. Listemos algumas:
Inexistência da participação da OAB no concurso para Procurador do município,
Aprovação ou a suplência de diversas pessoas ligadas à administração municipal,
Violação da Lei Federal nº 8.666/93, que determina a realização de licitação do tipo “melhor técnica” ou “técnica e preço”, nos casos de contratação de empresas para a prestação de serviços técnicos especializados de caráter intelectual, a exemplo do Concurso Público.
Para maior ódio de D. Brígida, o Promotor quer a anulação do concurso e a realização de outro em 30 dias, dessa vez de forma correta.
ALVÍSSARAS
Parece coisa pequena, mas os moradores da Rua 10, Urbis 3, depois de 6 meses de pedidos ingentes, celebram a colocação de uma lâmpada no poste do meio dessa via urbana.
Ufa!
HAVERÁ JEITO?
O que as pessoas podem faze quando atingidas por fakes nas redes sociais? Um nosso amigo, assim vilipendiado, recorreu à Polícia e abriu um Boletim de Ocorrência sobre uma calúnia que lhe foi assacada. O delegado prometeu empenho, mas já avisou que a apuração é muito difícil. Enquanto isso, covardes que não assumem as acusações que fazem, seguem atacando com mentiras pessoas indefesas, tudo sob abjeto anonimato.
A Internet foi sem dúvida um grande avanço, mas há quem faça dela uma cloaca de um mau cheiro sem nome.
Coisa de bandidos e covardes.
FECHANDO A NICA
“As ditaduras fomentam a opressão, as ditaduras fomentam o servilismo, as ditaduras fomentam a crueldade; mas o mais abominável é que elas fomentam a idiotia.” (Jorge Luís Borges)
“Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim.” (Millôr Fernandes)
“Todo Estado é uma ditadura.” (Antônio Gramsci)
“Ditadura é um discurso constante te ensinando que seus sentimentos, seus pensamentos, e desejos não têm a menor importância, e que você é um ninguém e deve viver comandado por outras pessoas que desejam e pensam por você.” (Stephen Vizinczey)
“A ditadura é um estado em que todos têm medo de um e um tem medo de todos”. (Alberto Moravia)