Guaratinga: A prefeitura de Guaratinga se pronunciou, no fim da tarde de quinta-feira (26), sobre a operação da Polícia Federal que investiga suspeita de desvios de verbas do SUS [Sistema Único de Saúde] pelo Hospital Municipal Joana de Moura.
No início da manhã de quinta-feira, agentes da Polícia Federal deflagraram a Operação Agentes Nocivos, para apurar denúncia de que procedimentos médicos não foram realizados, mas foram pagos com recursos do SUS. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão no hospital e na Secretaria Municipal de Saúde.
Conforme o Ministério Público Federal, as verbas foram repassadas ilicitamente em benefício dos investigados. A quantia em dinheiro supostamente desviada pelo grupo não foi divulgada pela polícia.
NOTA DA PREFEITURA - Por meio de nota, a prefeitura de Guaratinga informou que o caso é referente à gestão anterior e que, ao saber de denúncias referentes aos procedimentos médicos, feitas aos Ministérios Públicos Federal e Estadual, antes mesmo de qualquer notificação oficial do MPF, determinou a rigorosa apuração dos fatos através de sindicância investigativa.
Já o ex-prefeito de Guaratinga, Kenoel Viana, informou que as acusações contra ele são inverídicas.
A gestão atual disse também na nota, que uma servidora envolvida na fraude foi afastada do cargo. Ainda em nota, a prefeitura informou que além das medidas administrativas adotadas, como investigação e afastamento da servidora, a gestão municipal se colocou à disposição de todos os órgãos de controle e também do Poder Judiciário, no sentido de colaborar com as autoridades competentes nos procedimentos investigatórios instaurados para apuração dos mesmos fatos, visando a responsabilização civil e criminal dos agentes públicos envolvidos.