Ramiro Guedes

FERIADO EM LAZER

No feriado do aniversário da cidade, acontecido em 14 de maio, esse escriba, exausto pela transmissão do Seminário de Desenvolvimento Sustentável, aproveitou para descansar. Descanso para nós, significa uma boa leitura e um bom filme. Aproveitei para reler o divertidíssimo “As  aventuras do Senhor Picwick”, de Dickens e assistir antigos programas da Grande Família, que passava na Globo e que a Vênus Platinada, em má hora, tirou do ar, como ela faz com tudo que é bom.Valeu pelo descanso e pelo lazer.

DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA

A ONU resolveu instituir, para comemoração, o dia 15 de maio como Dia Internacional da Família. A Família é a instituição mais respeitada no mundo inteiro, inclusive por organizações criminosas, como a Máfia Italiana, A Yakuda japonesa, a Camorra, a Mão Negra e outras. A Máfia considera a família a organização mais perfeita e preciosa do mundo, mesmo que a desrespeite com seus crimes.

Ambivalências da paixão criminosa.

AS FAMÍLIAS

No Brasil, muitas famílias estão destroçadas pelo crime, inclusive pelos chamados crimes institucionais. Famílias quedam destroçadas por mãos criminosas, tanto marginais como  oficiais. Nesse dia, perguntamos: como estarão as famílias de Marielle e Anderson? Como estará a família de Geo Lopes? E a família do jornalista Ronaldo Santana, assassinado e tendo, apenas depois de 21 anos, os assassinos julgados? Como estará a família do presidente Lula, que teve D. Marisa Letícia praticamente assassinada pelas forças da Lava Jato e vê o melhor presidente que esse país já teve transformado em prisioneiro sem qualquer apresentação de provas? Como estará a família do reitor Cancelier, levado ao suicídio pelos abusos da Polícia Federal? Como estarão as famílias daqueles que vivem na miséria desse país tão desigual?

Família, instituição sagrada, mas tantas vezes violentada pela barbárie humana...

MAIS UMA

Além da APLB, a vereadora Erlita Freitas também encaminhou ao Ministério Público denúncia contra a administração municipal de Teixeira de Freitas pela contratação do cantor Amado Batista, através do Fundo Municipal de Educação, por 180 mil reais, para o S. João que a Prefeitura fará celebrar. No requerimento,  a vereadora pede abertura de inquérito civil para investigar a contratação do cantor com  verbas da Educação.

O que virá por aí?

 A PERGUNTA DO JUIZ

O juiz de Direito Dr. Roney Moreira, participando do Seminário de Desenvolvimento Sustentável, assim que terminou a palestra do conferencista Jorge Braz sobre “Cantagalo compra de Cantagalo” e foram abertos os debates em mesa redonda sobre o tema, dirigiu ao orador uma pergunta que intrigou a todos: a participação do Executivo foi essencial em Cantagalo? Resposta positiva, outra pergunta do magistrado: e quando o Chefe do Executivo é centralizador, como é que fica?

Muita gente quer saber quem é o gestor que centraliza suas decisões.

MAX E MAGELA

No Seminário de Desenvolvimento Sustentável, esse escriba recebeu a visita, nos estúdios da Rádio Câmara, do Secretário de Saúde, Max e o entrevistou sobre o Seminário e a pasta da saúde. Enquanto corria a entrevista, ao levantar os olhos, o escriba se deparou, do outro lado do salão, com o ex-secretário de Saúde na gestão do Pe. Apparecido, Geraldo Magela. Sabedor dos boatos que dão como certa a dispensa de Max e a contratação de Magela, em off, Max afirmou que isso fora cogitado, mas que a proposição fora afastada. Não é isso que estamos sabendo. O que se sabe é que o secretário Max está em pleno processo de fritura e que Magela será realmente o homem da saúde em Teixeira de Freitas. Atualmente, Magela é Secretário da Saúde em Nova Viçosa.

As transações continuam sendo tramadas no breu das tocas.

RONALDO SANTANA

Há 21 anos, mais precisamente em 9 de outubro de 1997,  era assassinado, em Eunápolis, o jornalista Ronaldo Santana de Araújo. Ele estava em companhia do filho, Alan, e foi morto quando se dirigia à Rádio Jornal, onde trabalhava. Depois de inúmeros adiamentos, o juri deve terminar no dia 16 de maio. Espera-se justiça e que os assassinos e mandantes sejam condenados.

A liberdade agradece.

LÁ EM CURPIOBA MIRIM

O caos na Educação em Curpioba Mirim tem causado grande incômodo à Prefeita D. Brígida. Conta-nos o correspondente dessas Nicas em Curpioba, Sóstenes Cauim Velásquez, que é iminente a queda do Secretário de Educação e Cultura, Trimegisto Tinga. A prefeita está insatisfeita com a falta de carteiras, com a falta de ventiladores nas escolas, com a falta de pagamento das aulas extras dos professores que optaram por essa tarefa , com a fragilidade da merenda escolar e com fechamento de escolas municipais. D. Brígida já tem, inclusive, um nome para substituir Tinga. Falta apenas agilizar um acordo político.

O secretário atual será devidamente fritado em fogo brando, dependendo sua substituição apenas desses acordos.

Quem viver verá.

AINDA EM CURPIOBA MIRIM

Mais um exemplo de que a administração e os áulicos que cercam a prefeita Brígida, em Curpioba Mirim, são autistas e vivem em um mundo próprio. Tais áulicos, segundo nosso correspondente Sóstenes Cauim Velásquez, estão passando para a inefável mandatária uma realidade falsa, em que a realidade administrativa de Curpioba é mascarada e apresentada “sob o manto diáfano da fantasia”. Com essas informações inverídicas, D. Brígida se conduz fora da realidade e só ouve elogios dos puxadores de saco.

Se D. Brígida não acordar, o caminho do brejo fica cada vez mais próximo.

RETRATO DO BRASIL

Mais uma do Dr. Gilmar Mendes: soltou o enroladíssimo Paulo Preto. Já Lula, sem provas quaisquer, continua preso.

Repete-se o caso bíblico de Barrabás.

COLETIVO DAS ARTES

Um grupo de artistas, das mais diversas modalidades das artes, resolveram se unir em uma Cooperativa e buscar uma forma unida de divulgar seus trabalhos. O primeiro momento será a exposição do artista plástico Gilberto Bahia, que estará mostrando sua obra dia 21 de maio, na Câmara Municipal, durante todo aquele dia. Na noite desse mesmo dia 21, com várias atrações de artistas do movimento, haverá a apresentação do Coletivo das Artes Mutirô à comunidade.

Em outro dia, ainda a ser divulgado, haverá a reativação do Cineclube Sal na Pipoca, com a apresentação do filme A ONDA, também na Câmara Municipal.

O Coletivo das Artes Mutirô quer apenas ser mais um equipamento de cultura dessa nossa Teixeira de Freitas.

PESQUISAS

Para desespero dos golpistas, saiu mais uma pesquisa sobre as eleições presidenciais. Mesmo preso e execrado pela mídia e partidários do golpismo, Lula continua liderando com folga e, mais preocupante para eles, mostrando grande poder de transferência de votos.

Enquanto o desespero baixa, a multidão continua às portas da PF em Curitiba, exigindo Lula Livre.

O homem virou mito.

LEMBRANÇA

Lembram os senhores que citei aqui o caso de um cidadão que precisa de um doppler, exame para determinar oclusão em veias nos membros  inferiores? Pois o cidadão continua sem poder realizar o exame, por ser muito caro e a Prefeitura não liberar o procedimento. O homem continua correndo risco de perder a perna (no caso, a esquerda), pois, sem o exame, fica difícil determinar o tratamento a ser seguido.

O prefeito de Teixeira continua afirmando que a saúde vai bem.

FECHANDO A NICA COM SARTRE

“Viver é isso: Ficar se equilibrando o tempo todo, entre escolhas e consequências.” 

“A escolha é possível, em certo sentido, porém o que não é possível é não escolher. Eu posso sempre escolher, mas devo estar ciente de que, se não escolher, assim mesmo estarei escolhendo.” 

“Não importa o que fizeram de mim, o que importa é o que eu faço com o que fizeram de mim.”

“Detesto as vítimas quando elas respeitam os seus carrascos.” 

 “Quando os ricos fazem a guerra, são sempre os pobres que morrem.” 

CORRESPONDÊNCIA

Rafael Rafael

Interessante falar que as ocupações aumentaram nos últimos cinco anos e ainda defende PT.

Resposta: Gostaria que o preclaro leitor indicasse, em algum texto meu, uma defesa do PT sobre o caso das ocupações. Haddad foi prefeito e tem responsabilidade sim, ele e os tucanos que, há mais de 20 anos, governam São Paulo. Escreva sempre.

Raquel Brito: A Gari que sonha em representar Teixeira de Freitas no

Teixeira de Freitas: Raquel Brito, uma mulher de 38 anos, nascida em Boca do Córrego, município de Belmonte/Ba, é mais do que uma simples gari.

PL 5.009/2019 sancionado: “Uma vitória para a cultura brasileira e

Brasília: Em uma grande vitória para a cultura brasileira, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira (26) três

Google proíbe publicidade política para as eleições municipais

O Google informou nesta quarta-feira (24) que, a partir de maio, vai proibir a veiculação de anúncios políticos para as eleições

Teixeira de Freitas celebra Emancipação com antecipação de

Teixeira de Freitas: A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas anuncia uma alteração no calendário de feriados locais: o feriado municipal

Trajetória de Lucas Bocão: De Radialista a Político

Teixeira de Freitas: Regionalmente conhecido como Lucas Bocão, Ubiratan Lucas Rocha Matos nasceu em 13 de janeiro de 1973, em Itabuna/BA. Criado

Mulheres Fortes e Novos Nomes Emergem na Pré-Campanha de Teixeira de

Teixeira de Freitas: Na pré-campanha fervilhante de Teixeira de Freitas, diversos nomes se destacam com determinação rumo à possível

Kátia Oliveira lamenta falecimento do ex-prefeito de Teixeira de

Bahia: A deputada estadual Kátia Oliveira (União Brasil) lamentou neste sábado (20) o falecimento do ex-prefeito de Teixeira de Freitas Temóteo

Morre o ex-prefeito Temóteo Brito: Conheça sua trajetória marcada

Teixeira de Freitas: Com imensa tristeza, comunicamos o falecimento do ilustre político e agropecuarista Temóteo Alves de Brito, aos 82 anos.

PF deflagra operação contra fraude em contratação de empresa por

Uma operação da Polícia Federal (PF) foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (18) em Ilhéus e Itabuna, no Sul; e Salvador. Intitulada de

Com saída do DC, o vereador Ronaldo Cordeiro deixa a base aliada do

Teixeira de Freitas: Ronaldo Alves Cordeiro, conhecido pelo apelido “Baitakão” e admirado por seu jeito simples e habilidoso de lidar com as

Nossos Apoiadores: