Ramiro Guedes
COLETIVO DAS ARTES
Lançado, dia 21 de maio, o Coletivo das Artes Motiró. Quem esteve na Câmara Municipal, durante todo o dia, pode apreciar a exposição do artista plástico Gilberto Bahia. À noite, houve a apresentação do Coletivo, explicando-se ali o que pretende o movimento. Aí, deu-se o encantamento: canto dos hinos por Mirla e Tamires, Marcos Sena e Cássio em bela apresentação, bem como Vitor Silva e seu canto jovem, a bela declamação de Gil Soares, as falas de Kátia, Wanda, Erlan, Eliseu e a explicação sobre o cineclube por mim, além da homenagem feita a esse escriba, bela mas imerecida. Esperemos que o Coletivo das Artes Motiró tenha vindo para ficar e seja fiel à máxima de Foucault:
“Cultura não é aquilo que entra pelos olhos, é o que modifica seu olhar”.
A QUESTÃO SOCIAL
Em visita a Teixeira de Freitas, o governador Rui Costa elogiou o prefeito Timóteo Brito. Segundo o governador, sempre que vai ao interior, vai para inaugurar obras do Governo do Estado, quase nunca qualquer obra realizada com recursos próprios do município. Para o governador, Timóteo é um dos poucos que fez isso, com a inauguração do asfalto do Recanto do Lago, sendo esse um bom exemplo.
A claque de Timóteo vibrou e aplaudiu freneticamente
OBRAS DE VISIBILIDADE
Se há recursos próprios para obras de asfaltamento, quais os motivos pelos quais a área social, a mais importante para a população, está tão abandonada em Teixeira de Freitas? O binômio Saúde e Educação continua em crise. Na saúde, na semana que passou, faltavam simples ataduras para curativos nos postinhos, isso sem falar na deficiência da marcação de consultas, onde o gargalo continua entupido. Na Educação, chega-se ao cúmulo de fazer festa ao anunciar ventiladores chegando às escolas, como se isso fosse um fato maravilhoso e não uma necessidade essencial nesse Saara que é Teixeira de Freitas.
O governador Rui Costa elogia essa preferência asfáltica da administração municipal, mas deveria analisar em profundidade a nossa desdita social.
Amado Batista vem aí.
GREVE DOS CAMINHONEIROS
Foi para isso que os golpistas depuseram Dilma Roussef? Para reduzir o Brasil a um país sem combustível e com alta taxa de desabastecimento de alimentos?
Golpismo, batecum de panelas e abandono do povo dá nisso.
LÁ EM CURPIOBA MIRIM
Recebemos do nosso correspondente em Curpioba Mirim, Sóstenes Cauim Velásquez, a informação de que há um momento tenso nas relações entre dois vereadores na Câmara Municipal de Curpioba. O fato é que o polêmico vereador João Incisivo, oposicionista, ao ter um projeto seu contestado pelo vereador Sandoval Astério, líder de governo da prefeita Brígida Campolargo, fez uma ponderação que virou chacota nos meios políticos e causou a ira do líder. Incisivo, depois da argumentação de Astério, não deixou barato e rebateu:
“Sua argumentação, com o devido respeito, parece a de Rolando Lero”.
Pura crueldade.
AINDA EM CURPIOBA MIRIM
Uma das maiores escolas do município de Curpioba Mirim é a Escola Municipal Aurelina das Graças. Sóstenes Cauim Velásquez, nosso correspondente naquela progressista cidade, nos escreve dizendo que o Secretário de Educação, Trimegisto Tinga, com o beneplácito da prefeita Brígida Campolargo, inventou uma nova maneira de disfarçar a situação triste de algumas escolas. Quem passa em frente à Escola Aurelina das Graças, pode admirar um grande painel com mensagens educativas, colocado em frente à entrada da escola.
Há motivos?
MOTIVOS CURPIOBENSES
Da rua, não dá para ver o interior da escola, pois o painel tapa tudo. Segundo Cauim, moradores do bairro, pouquinha coisa mais espertos, afirmam que o belo painel tem a função de impedir que quem passa na rua possa ver lá dentro, pois a escola está estiolada e sem conservação.
O povo é cruel.
IRRACIONALIDADE
A decisão do governo de usar o exército e as polícias para desobstruir as estradas e terminar com a greve dos caminhoneiros mostra a falta de avaliação consistente governamental sobre a situação. Se os sindicatos não interferirem, recomendando a desobstrução das vias, haverá resistência por parte dos grevistas. Nesse momento, um cadáver acabará de sepultar o governo. Não há caminho a não ser o diálogo.
Golpismo e força só trazem conseqüências funestas.
APROVEITADORES
Notícias nos chegam que aproveitadores e desonestos usaram e querem usar o momento de caos para subir criminosamente preços. Houve posto, no primeiro dia de greve, vendendo estoque de gasolina velho por R$5,99 o litro, comerciantes vendendo gás por R$ 100,00 o botijão e verduras por preços bem acima do que os praticados antes da greve. A recomendação ao consumidor: peça Nota Fiscal ao abusado e depois procure a Justiça.
A multa é pesada, pois isso é crime contra a economia popular.
SOLUÇÕES EMERGENCIAIS
O SINDICOMBUSTÍVEIS, revendedores, distribuidoras e órgãos públicos definiram, em 28 de maio, um modelo de distribuição de combustível para o interior, em órgãos emergenciais, a partir de um posto distributivo instalado na capital do estado. O posto será replicado em seis cidades pólos do interior da Bahia: Feira de Santana, Barreiras, Teixeira de Freitas, Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães e Jequié. Serão abastecidos veículos oficiais e aqueles usados para serviços essenciais, sem que haja previsão para quando o abastecimento volte ao normal para os demais cidadãos.
Espera-se que sejam contemplados realmente os veículos para serviços essenciais, sem cabudinhos estranhos.
A população vai estar de olho.
COPA DO MUNDO
Com o país virado às avessas, com a corrupção correndo solta na CBF, com a seleção brasileira saracoteando do Rio para Teresópolis de helicóptero, sempre se afastando do povo, a população brasileira está de pé atrás com o selecionado e a própria Copa do Mundo. Ruas permanecem sem pinturas, raras são as pessoas que usam as camisas verde-amarelas, enfim; a indiferença é visível. Essa indiferença, que jamais aconteceu, faz parte da revolta do povo com a atual situação.
Pra frente, Brasil!
FECHANDO A NICA
“Eu tenho o privilégio de não saber quase tudo”. (Manoel de Barros)
“A arte é uma enfermidade”. (Paul Auster)
“Havia uma estrela solitária e límpida no céu cor de rosas, um barco lançou um adeus desconsolado e senti na garganta o nó górdio de todos os amores que puderam ter sido e não foram”. (Gabriel Gaecia Márquez)
“A gente só fica irritado e zangado com uma proposta, quando não está muito seguro de poder resistir-lhe e quando está intimamente tentado a aceitá-la”. (Thomas Mann)
CORRESPONDÊNCIA
Agnaldo Ferreira Dos Santos ·
EMARC - Uruçuca - BA
E sobre a denuncia do Ex PREFEITO, nada?
RESPOSTA: O site publicou a notícia com todos os detalhes e finalizou: ainda cabe recurso. Cabendo recurso, não há, ainda, condenação. Volte sempre.
The Unforgiven
De vez enquando eu vejo suas publicações, e tirei uma conclusão você é maluco.
RESPOSTA: Posso ser maluco, mas assumo o que escrevo e não me escondo sob pseudônimo. Além do mais, “Graças a Deus, o mundo não é feito apenas de homens sérios, isto é, de gente dotada de boa lógica e muita sensatez. O mundo também é feito de loucos, aliás, bem menos perigosos que os outros”. (Sérgio Milliet). Ah, a nova pesquisa Vox Populi mostra Lula com 39% de intenções de voto, ganhando no primeiro turno. Volte sempre.