Ramiro Guedes

RILKE

Otto Maria Carpeaux, intelectual e literato brasileiro do maior valor, afirmou que Rainer Maria Rilke seria “o poeta mais atual e permanente de nosso tempo”, Aproveitando o feriado de quarta e a 5ª. de recesso, esse gotoso escriba, em forçada vilegiatura, aproveitou-se do tempo para reler “Cartas a um jovem poeta”.  Foi em um fevereiro de 1903 que Rilke recebeu uma carta do jovem chamado Franz Kappus. Na carta, o jovem pede conselhos ao escritor sobre como se tornar porta. A troca de correspondência entre os dois gerou o  “Carta a um jovem poeta”. O livro é uma das mais belas páginas de prosa do maior poeta alemão do século XX e responde aos questionamentos de Kappus, além de debater os grandes temas da existência humana.

Essencial.

PEQUENO TRECHO DE RILKE

“A volúpia corporal é uma vivência dos sentidos, não difere do simples olhar ou da pura sensação de água na boca, causada por uma fruta: ela é uma grande experiência, infinita, que nos é dada, um saber do mundo, a plenitude e o brilho de todo saber”.

ESTRANHO SILÊNCIO

De repente, fez-se estranho silêncio sobre a presença da Polícia Federal, investigando, aqui e em mais sete cidades, problemas em prefeituras com o FUNDEB, transporte e merenda escolar, No primeiro momento, todos os sites noticiaram o ocorrido, mesmo sem citar nome. Depois, um silêncio profundo, sem continuação da notícia.

Muito estranho.

ESTRANHO ADESIVO

Esse atoleimado escriba costuma tomar condução rumo ao trabalho ali na Urbis 3, em frente à fechada Mercearia do Hamilton. Outro dia, como chovia fino, esperei o buzu na outra calçada, embaixo de um pequeno toldo ali existente. Na parede, um adesivo preto e amarelo dizia: “Fora, Jão do PT.” Incontinenti, rasguei o plástico e saí, pensando:

“Ninguém joga pedras em árvore que não dá fruto”.

A ÓTIMA AVALIAÇÃO DE TEMER NA BAHIA

Na Bahia, 91,1% desaprovam o governo do presidente Michel Temer. A avaliação positiva é feita por 3,2% dos baianos. A pergunta é: como o Instituto Paraná achou esses 3,2% de aprovação?

A pesquisa deve ter sido feita no Castelo do Drácula, lá na Transilvânia.

LÁ EM CURPIOBA MIRIM

O Instituo Barbará  Focus foi contratado e pago regiamente para realizar uma pesquisa de aprovação/reprovação do governo municipal de D. Brígida em sua gestão. Segundo nosso correspondente em Curpioba Mirim, Sóstenes Cauim Velásquez, dois motivos fizeram com que a prefeita odiasse o resultado da pesquisa.

Quais foram?

PRIMEIRO MOTIVO

Segundo Cauim Velásquez, não era para ser vazado o resultado da tal pesquisa, mas apenas duas horas depois de entregue, os números já estavam na boca do povo. Era o assunto da Praça do Mercadão. Furiosa, a prefeita Brígida quer saber a fonte do vazamento.

Até agora, só achou o sofá do conúbio onde o infiel dormiu.

O SEGUNDO MOTIVO

O pior para D. Brígida foram os resultados da pesquisa. Apenas 3,2% dos eleitores consultados aprovaram o governo brigidiano. 73,2%  consideram o governo péssimo, 3,1% ruim, 3,2% bom e o restante não quis opinar. Nosso correspondente, Sóstenes Cauim Velásquez, frisa que essa é a pior avaliação de um governo municipal em 20 anos da política de Curpioba Mirim.

Ela merece.

INDIGNAÇÃO

Em Teixeira de Freitas, o secretário Hermon Freitas acabou incorrendo na ira da APLB Sindicato e dos profissionais de educação. Em coletiva à imprensa, Hermon Freitas acusou que determinados itens da merenda escolar estão sendo desviados, o que desfalca e enfraquece o cardápio dos alunos. Os profissionais do setor afirmam que o secretário não tem provas e não nomina os culpados do desvio, generalizando as acusações.

Os professores querem as provas  e o Secretário deve apresentá-las ou responder pelas acusações.

Simples assim..

CIAO, QUERIDO!

Vendo a greve dos caminhoneiros e seus resultados, o presidente da Petrobrás, Pedro Parente, pediu demissão do cargo. É bom não sermos ingênuos: Parente saiu, mas a nefasta política de preços da estatal do petróleo continua a mesma.

Mudou o gerente, ficou o modelo de gestão Temer: os trabalhadores sempre  pagam a conta.

MOTIVO

O que pode explicar o fenômeno Lula?  A última pesquisa Vox Populi mostra o ex-presidente com 39% dos votos.  Somando-se os números de todos os outros concorrentes à Presidência, eles não alcançam esse total, o que dá Lula vencedor ainda no primeiro turno.

A direita tem razão: para derrotar o barbudo, só com prisão, mesmo sem provas.

Se não fizerem assim, é taca!

RUI CORRERIA

Parece que o sonho da direita baiana de derrubar o PT do governo estadual vai ficar para outra vez. Em que pesem as profecias de “entendidos” teixeirenses, Rui leva no primeiro turno, principalmente depois que ACM Neto nanicou, correu do pau. Para o Senado, Jaques Wagner é certo e só dá Jutahy se Lídice não for candidata ao Senado. Se ela for, até a segunda vaga do Senado fica com a esquerda.

A realidade é clara.

E A SURPRESA DA DITADURA CORRUPTA?

A surpresa vem apenas para quem hoje clama pela volta dos militares ao poder. Para quem conhece a história, não há surpresa alguma em saber que a ditadura abafou casos de corrupção de seus áulicos. O caso da compra de fragatas inglesas, superfaturadas, é apenas um caso assim. Os  papéis secretos do governo britânico,  agora colocados à tona,  apontam o que aconteceu nos governos Médici e Geisel. O escândalo foi tamanho que o governo britânico quis devolver ao Brasil 3 milhões de libras, prometendo ajudar nas investigações que apontassem os culpados. O governo brasileiro da época não aceitou e preferiu perder a grana a identificar os culpados. Vem mais coisa por aí e bem mais cabeludas.

AUDÁLIO DANTAS

Mais uma morte sentida pelos democratas do Brasil. Audálio Dantas se foi. Exemplo de jornalista, Audálio foi o primeiro a denunciar a morte  de Wladimir Herzog, assassinado nos porões pela ditadura militar.

Grande Audálio, grande falta.

RIDÍCULO

A fala de Temer, se dizendo iluminado por Deus para tirar o Brasil da atual crise, serviu como marca de desrespeito aos evangélicos brasileiros. Caetano e Boulos não perdoaram: Vampiro suga pátria não pode falar  em Deus e iluminações.

Esse povo é capaz de tudo.

FECHANDO A NICA

“Empinei o meu cavalo/percorri as plantações.../Eu já fui até soldado/Hoje muito mais amado/Sou chofer de caminhão...(Vandré, em Ventania)

“O terreiro lá de casa/Não se varre com vassoura/Varre com ponta de sabre/Bala de metralhadora... (Vandré)

“E o dono senhor de tudo, sentado mandando dar/E a gente fazendo conta, pro dia que vai chegar... (Vandré)

“Madeira de dar em doido/Vai descer até quebrar/ É a volta do cipó de arueira no lombo de quem mandou dar...(Vandré, em Arueira)

PF deflagra operação contra fraude em contratação de empresa por

Uma operação da Polícia Federal (PF) foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (18) em Ilhéus e Itabuna, no Sul; e Salvador. Intitulada de

Com saída do DC, o vereador Ronaldo Cordeiro deixa a base aliada do

Teixeira de Freitas: Ronaldo Alves Cordeiro, conhecido pelo apelido “Baitakão” e admirado por seu jeito simples e habilidoso de lidar com as

Mudança Política em Teixeira: Vereador Ailton Lacerda deixa o

Teixeira de Freitas: Em um movimento político surpreendente, o vereador Ailton Lacerda Ferreira anunciou sua desfiliação do partido PODEMOS e

Foco, força e fé: A inspiradora trajetória de Talitha Rendeiro

Teixeira de Freitas: Talitha Rendeiro Paranhos, CEO da revista Mulher em Foco, é uma mulher cuja vida é guiada pela fé e integridade. Nascida em

Lula veta projeto e mantém saidinhas de presos para visita a

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou parcialmente o projeto que acaba com as saídas temporárias de presos, que tinha sido aprovado

Integrantes do MST invadem área do governo federal em Itabela

Itabela: Cerca de 400 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam, na manhã desta terça-feira (9), uma área da

Jadna Paiva: Experiência e Compromisso na pré-candidata à

Medeiros Neto: Jadna Paiva, uma figura política veterana com mais de 30 anos dedicados ao serviço público, foi confirmada como pré-candidata a

Empresário Betão reafirma apoio a Marcelo Belitardo em evento do

Teixeira de Freitas: Em uma noite marcada pela política e alianças, o empresário conhecido como Betão, ex-prefeito de Lajedão, declarou seu

Vereadores Van Van e Nido perdem mandato após TSE reconhecer fraude

O colegiado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheceu, em sessão realizada na noite de terça-feira (2), que houve fraude à cota de gênero

Justiça Federal nega suspensão de leilão de área reivindicada por

Um terreno de 60 mil metros quadrados localizado em Trancoso, litoral Sul de Porto Seguro, foi colocado em leilão, na manhã desta segunda-feira

Nossos Apoiadores: