Ramiro Guedes
AVENTURA DE VIDA
Uma aventura divina é descobrir um novo poeta ou uma nova poetisa. Estava esse escriba folheando uma revista LIVROS (ganhei uma coleção do meu irmão e amigo Celso Maderi), quando senti que havia encontrado uma nova poetisa. Seu nome é Mônica Menezes e viveu no interior de Sergipe até a idade adulta. Um poema de Mônica mostra as asas abertas de uma poesia cotidiana e enxuta. O poema se chama Herança. Assim: “Há uma mangueira em minha vida/Não tive barbies, bicicletas/ou festas de aniversário/Só uma velha e frondosa mangueira./ A mangueira me deu tudo/E eu nunca soube ser muito infeliz”.
Bela Mônica.
FOLCLORE POLÍTICO: ANTONICO E ULDURICO
Esse escriba fazia jornalismo e o Almoço à Brasileira na Rádio Caraípe FM. Era época de campanha política municipal, onde eram adversários o deputado Uldurico Pinto e o Dr. Wagner Mendonça. Em um sábado qualquer, fazia eu o Almoço quando recebo no estúdio a visita querida e amiga de Sandra Reuter. Ficamos ali batendo papo e ouvindo música, quando, em dado momento, Sandra me disse que o deputado Uldurico havia mandado pedir uma música.
Acendeu-me a curiosidade.
MAIS ANTONICO E ULDURICO
Perguntei à Sandra qual fora a pedida de Uldurico, que apenas pedia Terra Tombada, com Chitãozinho e Chororó. Qual não foi o meu espanto, quando Sandra nomeou o pedido do deputado: “Antonico”, de Ismael Silva. Na interpretação de Gal Costa, “Antonico” é jóia rara da MPB. Intrigado, perguntei à amiga onde Uldurico descobrira “Antonico”. Sandra olhou de lado e, visivelmente constrangida, explicou: “-Ele ouviu a música e ela começa assim: Ó Antonico, vou lhe pedir um favor.... Ele acha que quando Gal canta “Ó Antonico”, fica parecendo “Ó Uldurico”.
Pano rápido.
A FALA DE DATIVO
Na eleição em que Ubaldino Jr. e Timóteo Brito se defrontaram como candidatos a prefeito de Teixeira de Freitas, Dativo do Tancredo saiu candidato a vereador. O último comício da campanha aconteceu no Bairro Tancredo Neves, reduto de Dativo, e ele discursou. Terminou a valorosa fala, afirmando: “-O que eu pusso eu fissu, o que eu não pussu eu não fissu e o que eu fissu, eu fissu supra tudo”.
Ganhou a eleição.
RÁDIO
Por falar em rádio, é sempre prazeroso ouvir Clébio Rodrigues, todos os domingos, de 9 às 12, no Manhã Show pela Rádio Sucesso. Juntos com ele, atuam a companheira, a Juba e, agora, cantando demais, a filhota Jennifer.
Biscoito fino.
SÃO JOÃO
Saiu a programação do São João do Amor, festa promovida pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas. Que seja uma bela festa, pois o povo precisa de alegria. Só não deve acontecer o surrado discurso de “resgate da tradição do S. João”.
Há muito, a “tradição” foi pro espaço.
Amado Batista que o diga.
UFSB
Uma Universidade Federal em Teixeira de Freitas foi um sonho realizado pelo governo petista, trazendo para cá o ganho de uma instituição pública e de qualidade. A acusação que ganha corpo de que há fraudes na distribuição de cotas para negros é grave e deve ser profundamente investigada. O que não pode acontecer é um ilícito desse tipo (se for provado) ser usado para desvalorizar a importância da conquista da UFSB para nós.
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
INSULINA
Ainda não aferido o número de pessoas que são portadoras de diabetes em Teixeira de Freitas. Sabe-se que o número é grande e a gravidade do mal, intensa. O governo federal, há muito, desde Lula, subsidia a insulina que regula a glicose do portador do diabetes. Há quem tome dois tipos de insulina, a NPH e a Regular, de efeito mais rápido e que custa mais caro. Pois a festa está acabando. No Ambulatório Central, não se acha mais da insulina regular. Nas farmácias, a informação é que o governo federal cortou o fornecimento gratuito de insulina regular.
Outros remédios gratuitos estão indo pelo mesmo caminho, cortados pelo governo golpista de Michel Temer.
Realmente, o social está em baixa.
LÁ EM CURPIOBA MIRIM
Resolvida a fazer a festa de São João, a prefeita D. Brígida contratou vários artistas de nome para animar os festejos. Sabendo disso, o MP listou uma série de recomendações para que a festa fosse feita sem abusos e gastos desnecessários. Segundo nosso correspondente em Curpioba, Sóstenes Cauim Velásquez, uma das recomendações do MP é a Prefeitura analisar se não há áreas sociais sufocadas e em crise financeira. Com a saúde de mal a pior e os professores ameaçando greve por deficiências graves na Educação, técnicos municipalistas estão prevendo tempos borrascosos para a administração brigidiana para depois da tal festa.
O Tribunal de Contas está de olho.
AINDA EM CURPIOBA MIRIM
Por causa da vigília do Tribunal de Contas sobre os festejos juninos, um secretário sugeriu a D. Brígida que cancelasse a festa. Furibunda, ela declarou que não cancela, que os contratos com os artistas já estavam assinados e que ela não teme Tribunal algum. Sóstenes Cauim Velásquez, nosso correspondente em Curpioba Mirim, aponta em outra direção para o não cancelamento da festa. Segundo ele, D. Brígida prefere correr risco de ser punida pelo Tribunal do que cancelar a festa e ver a sua baixíssima popularidade despencar mais ainda. Famosa por suas festas, ela acha que o Tribunal não vai achar nada a ser punido. O secretário contrário à festa teme, inclusive, que o dito Tribunal ache sinais de superfaturamento nos contratos de artistas famosos. Essa é uma prática comum nas festas dos municípios e o Tribunal está atento:
O preço contratado é x, mas o artista recebe menos x. A diferença vai para mares nunca dantes navegados.
DESCRENÇA
Pode até ser preconceito, mas fica difícil confiar nos bons propósitos de Trump e Kim nas relações dos Estados Unidos e Coréia do Norte.
Os dois são feios demais e chegados demais a exóticas excentricidades capilares.
A conferir.
LA PREGUNTA
Pode o PT teixeirense almejar alguma vitória nas próximas eleições, dividido como está? Qual a lógica de dividir o partido, lançando como candidato Marcelino Galo a estadual, mesmo cargo pretendido pelo ex-prefeito João Bosco? O vereador Marcílio, na plenária do dia 10 de junho, ressaltou esse fato, avisando que o partido deve se unir a João,o que, inclusive, daria chances de votos a outros candidatos, Marcelino entre eles.
Há tendências autofagistas dentro do PT que podem derrotar o partido.
FECHANDO A NICA COM SAMUEL BECKETT
“Tenta. Fracassa. Não importa. Tenta outra vez. Fracassa de novo. Fracassa melhor.”
“Todos nós nascemos loucos. Alguns permanecem.”
“Toda a palavra é como uma mácula desnecessária no silêncio e no nada.”
“Os moralistas são pessoas que coçam onde os outros têm comichão.”
“A virtude absoluta mata o ser humano com tanta segurança como o vício absoluto, pela letargia e pomposidade que provocam.”