Ramiro Guedes
FASCISMO
“Você não precisa queimar livros para destruir uma cultura. Basta fazer as pessoas pararem de lê-los”.
Em Teixeira de Freitas, o desprezo pelo projeto “Orquestrando o Futuro” é um ponto diverso de como se exerce a opção fascista.
Não se queimam apenas livros, queimam-se a inteligência e o pensamento livres.
Que a inteligência libertadora nos salve.
JUSTIFICA?
Opiniões divergentes se entrechocam na discussão do caso do empresário que, armado, invadiu a casa de um devedor para cobrar a dívida. Gostamos muito de dogmatismos, tipo: quem, deve tem que pagar. É correto, mas a reportagem não ouviu o devedor para saber o seu lado da questão e os motivos pelos quais estava devendo.
Para emitir qualquer julgamento, é preciso saber todos os detalhes, de todos os lados, e isso não aconteceu.
Prudência nos julgamentos e pleno conhecimento das causas, é o que se pede.
AUTO CRÍTICA E CRÍTICA
Maldosamente, um colega de imprensa perguntou a esse escriba porque não fui chamado para trabalhar em determinada emissora que estava surgindo em Teixeira de Freitas. Resposta clara: o dono tem juízo – Ramiro Guedes não contrataria Ramiro Guedes para uma rádio sua. Ultrapassado, doente, sectário, messiânico e vaidoso, pertence a uma era de rádio que não é mais a de hoje. Mas, a principal razão, respondi ao colega, é que o escriba não aceitaria o convite: convivo mal com traidor.
E Zé fini.
VERDADE
Em entrevista a um grande jornal cubano, Lula pontificou: “A elite quer a democracia sem povo.”
Na mosca.
E?
Bolsonaro, Ciro, Marina e Alckmin continuam se embolando nas pesquisas, se Lula não sair candidato.
Seguem o líder, apesar do golpismo.
TREMORES
A possibilidade de libertação de Lula, dia 26,pela 1ª. turma do STF, causa, segundo alguns órgãos de imprensa, tremores e cólicas no mercado. Para esse escriba, a preocupação é besta: o Supremo, sempre a serviço do golpismo, jamais libertará Lula, por mais justo que isso seja.
Quem viver, verá.
MARIELLE E ANDERSON
Já se passaram 3 meses do assassinato da vereadora Marielle e do motorista Anderson, no Rio de Janeiro e nada de novo aconteceu nas investigações. Aqui em Teixeira, apesar dos renovados propósitos e promessas das autoridades, o caso Geo Lopes já passou dos 4 anos em que ao menos se tenha notícias de alguma investigação.
O Brasil é o país do desrespeito à vida e a pátria da impunidade.
RECORDE MACABRO
No Mapa da Violência, Eunápolis é a vice campeã na modalidade morte. Porto Seguro também entra firme no Mapa e Teixeira, segundo os dados, melhorou, mas precisa melhorar mais.
A vida precisa ser respeitada.
TRISTE PARTIDA
A mudança para Vitória da Conquista do professor João Rodrigues e toda a família, por motivos estritamente pessoais, priva Teixeira de Freitas de um de seus mais competentes e queridos professores. Doutor, brilhante escritor e alma de cambaxirra profissional (obrigado, Nelson Rodrigues) João leva consigo não apenas a competência, mas uma saudade imorredoura de um ser humano riquíssimo e muito querido.
Que ele e sua família sejam felizes.
TRISTE PERGUNTA
Como alguém, nesse país de hoje, consegue viver com um salário mínimo?Com 1500 já está terrível, imagine-se com um mínimo? E tem muita gente vivendo com menos da metade do mínimo.
Brazil,zil,zil.
A COPA DOS PEQUENOS
O início da fase de grupos da Copa do Mundo vem mostrando que os times menores estão bem mais afiados do que nas últimas competições. A França suou frio para ganhar da Austrália, a Alemanha tombou frente ao México, o Uruguai sofreu com o Egito, a Argentina não passou de um empate com a Islândia e o Brasil levou o empate com a Suiça.
Davi vem batendo seguidamente Golias, nesse início de Copa.
BRAVO!
Na cerimônia de entrega dos equipamentos da Secretaria de Cuktura às Escolas, presença do satff maior da Prefeitura,inclusive do prefeito Timóteo Brito. Na sua fala, Timóteo afirmou que gostaria de ajudar mais o projeto Orquestrando o Futuro. Pedisndo a palavra,o maestro Orleu Costa foi direto: “-Se a Prefeitura pagar o que deve ao projeto, já ajuda!”
Constrangimento total.
PROFESSORES
Na paralisação que acontecerá dos professores municipais nos dias 18 e 19 e que poderá ter como consequência uma greve da categoria, a principal reivindicação é do reajuste devido de 6% e que a administração afirma não ter como honrar. Os professores gostariam que o pagamento de salário fosse feito, como de costume, no último dia do mês, mas entende que está sendo feito no 5º. dia útil, o que é legal. Mais conforto nas escolas, como carteiras e ventilação, também estarão sendo cobrados.
A Assembléia promete.
LÁ EM CURPIOBA MIRIM
O nosso correspondente em Curpioba Mirim, Sóstenes Cauim Velásquez, em alentada correspondência à coluna, avisa que o Secretário da Educação, Trimegisto Tinga, está com os dias contados para se ver defenestrado do Governo Municipal. A última, que levou D. Brígida a paroxismos de fúria, foi Tinga ter se declarado contrário aos festejos de S. João, menina dos olhos da Prefeita. Brígida não perdoa o secretário ter querido sair de santo no episódio do absurdo pagamento de uma grande atração dos festejos.
Com D. Brígida é assim: não seguiu a cartilha de seu governo, tá na rua.
MAIS CURPIOBA MIRIM
Um cidadão, em Curpioba Mirim, precisava de um exame chamado Doppler, doente que estava com problemas circulatórios nos membros inferiores. O exame é essencial para determinar o tratamento, já que existe até o risco de amputação, se tal tratamento não for bem feito. A família do cidadão correu por todo canto da municipalidade e não conseguiu o exame, como acontece com outras pessoas e até com exames mais simples, pois a saúde de Curpioba passa por péssimos momentos. Resultado: como a situação do senhor se agravasse, amigos se reuniram e bancaram o exame.
Se dependesse da Prefeitura, o cidadão teria sentado na graxa.
FECHANDO A NICA
“Os discursos de quem não viu são discursos. Os discursos de quem viu são profecias”, (Pe, Antônio Vieira)
“Deus sempre fala muito logicamente”. (Jung)
“Dia nublado
E no peito do sabiá
Sol do meio-dia”.(Alice Ruiz)
“Acontece com o amor verdadeiro o mesmo que acontece com a aparição de fantasmas: todo mundo fala deles, mas poucos os viram”. (La Bruyère)
CORRESPONDÊNCIA
Na atual conjuntura, o maior inimigo do PT, é o proprio PT. Por isso que João não foi reeleito.
Resposta: Depois da onça morta, todo mundo tem coragem de pisar no pescoço da bicha. Parabéns por sua sabedoria e volte sempre.
No limiar do texto poesia, nas entrelinhas descobre uma poeta, partimos para mais informações o escriba cita uma pessoa chamada Reuters. Ademais, revive uma ave de rapina suscitando uma música de MPB, a ave trocou os verbetes ( risos), talvez o tal deputado seja iliterato; assim, adentra no dativo com seus vícios linguísticos, quiçá erros, entretanto, adoça a matéria com um pouco de insulina, o texto se torna torna acre, o PT se polarizou, em vez de dilatar o ismo, viraram antípodas no mesmo município.
De mais a mais, nos deparamos com um déspota tal e qual é demiurgo que não aceita oposição. Seria uma espécie "Palavra de Rei não volta atrás"?
Desse modo, no que remete o escrito a comer a caner ( risos) seria, talvez, um canibalismo mesmo.
Ao fim e ao cabo, derrube as grandes é veríamos nossa cidade virar terra de ninguém, faz jus ao sonho americano, é, a pre(potência) de Kin o Maligno. Só uma bela poesia de Manoel de Barros para refrigerar:
" Naquele outono, de tarde, ao pé da roseira de minha avó, eu obrei.
Minha avó não ralhou nem.
Obrar não era construir casa ou fazer obra de arte.
Esse verbo tinha um dom diferente.
Obrar seria o mesmo que cacarar.
Sei que o verbo cacarar se aplica mais a passarinho.
Os passarinhos cacaram nas folhas nós postes nas pedras do rio nas casas.
Eu só obrei no pé de roseira de minha avó.
Mas ela não ralhou nem.
RESPOSTA: É sempre bom terminar uma mednsagem citando Manoel de Barros e suas obras, obradas para o bem das gentes. Volte sempre.
Trabalha na empresa Autônomo
Caro Ramiro dizem que sou sonhador, talvez eu seja, sonhocom um
pais com transparencia pulblica, com gestao de qualidade, transparencia, eficiencia e eficacia, onde a corrupçao e a impunidade sejam banidas, mas infelizmente o sistema politico nos tornar refem do mesmo.
Que pais e esse, boa pergunta ha muitos uma musica perguntava ate onde ninguem respondeu.
A copa do mundo vem chegando e o povo brasileiro disiludido com a ultima copa que se realizou aqui, que foi uma vergonha nacional em todos os sentidos, estadios que ate hoje nao terminaram, desvios monstruosos na construçao ou melhoria dos mesmos, a bendinta corrupçao que abraçou todos os envolvidos, gorveno federal e estaduais, pagamos um preço ate hoje da vergonha nacional, sim o povo brasileiro e para piorar veio a Alemanha numa vitoria monunmental, nos fez ver ainda maior a vergonha nacional, de um pais para poucos, mas que muitos se aproveitam de cargos politicos ou interesses pessoais para cada vez mais envergonhar esse pais
Resposta: Dessa vez, o povo não está se entregando com a mesma alienação (que muitos chamam de patriotismo) à Copa. O que foi citado pelo leitor, acima, é oque nos traz essa quase indiferença.
E segue a polca da corrupção. Volte sempre.