Ramiro Guedes

A ESSÊNCIA DO ATO DE VIVER

Uma frase do filósofo Octávio Ianni mostra bem a importância da Literatura nas artes e nos estudos estéticos de nossos bojudos tempos, principalmente quando se trata de Ciências Sociais. Ianni verbaliza: “A formação em ciências sociais ganha muito com o romance e a poesia. A literatura alarga o sentido da Literatura e da Vida”.

Sem poesia, sem literatura, vago é esse sentido, triste é essa aventura de viver,

Na mosca.

VERDADE INDISSOLUTA

Um amigo me procurou para dizer que peguei de frente determinada autoridade municipal em Teixeira de Freitas, situando o episódio, ardilosamente, em Curpioba Mirim. Vamos lá: primeiro,  Curpioba Mirim é uma ficção, uma cidade virtual que ganhei de presente de um amigo em Porto Seguro, Luiz Carlos Goza, já falecido.  De D. Brígida a outros personagens, cujos feitos vou laboriosamente construindo, não há realidade, mas ficção. São os que cometem mal feitos que trazem episódios  de lá  para Teixeira de Freitas. Segundo: esse escriba não acusa ninguém, apenas constata fatos verazes. Só os autores dessas “dichas”, fatos, é que são seus donos.

O resto são iluminuras.

QUEM REFORMA?

Recebo um telefonema de um morador do Teixeirinha, intrigado com uma placa da Prefeitura, que fala do valor da reforma da UBS daquele bairro:  R$ 384.309,85 (trezentos e oitenta e quatro mil trezentos e nove reais e oitenta e cinco centavos). A placa fala ainda em recursos próprios da municipalidade na reforma. O problema é que, próximo dali, uma outra placa dá a obra como realização também do Ministério da Saúde. Afinal, quem está bancando a obra? A Prefeitura sozinha ou há a participação do Ministério da Saúde?

A obra é importante, a transparência também.

VALEU,  MORORÓ!

Há um terreno baldio na Urbis, próximo à finada horta comunitária, que virou um projeto de pracinha. A Prefeitura chegou a colocar lá pneus velhos, para demarcar e enfeitar a área. O tempo passou e o mato tomou conta  do local, que acabou se transformando em feio criatório de lacraias e outros bichos postemáticos. Pois agora, por obra e graça do Departamento de Limpeza e indicação do vereador Marcílio Goulart, a área foi limpa e apresenta um aspecto agradável. Também foi limpo o lixão entre a Urbis e o Bonadiman, coisa que, aliás, a prefeitura faz frequentemente.

O povo  é que não ajuda e volta a jogar lixo lá da mesma maneira.

LÁ EM CURPIOBA MIRIM

Nosso correspondente em Curpioba Mirim, Sóstenes Cauim Velásquez, em correspondência angustiada, nos informa que D. Brígida e sequazes estão pressionando o dono do site curpiobense A TOCHA (“o que os outros não trazem, A TOCHA traz”) a demitir Cauim. O problema são as matérias que Cauim faz para o site e para essa coluna, que têm magoado muito os donos do poder daquela vetusta cidade. O proprietário do site, o jornalista Raimundo Aristodemo, afirma que não cederá às pressões, mas a Prefeitura anuncia no site  e está usando poder de pressão econômica.

Será que vai virar queda de braço?

AINDA EM CURPIOBA MIRIM

Com as eleições chegando, D. Brígida Campolargo, prefeita de Curpioba Mirim, está sendo instada a declarar a quem vai apoiar para o governo do estado. D. Brígida vem fazendo rapapés ao governador  Rui Costa, que tem prestigiado Curpioba. Ao mesmo tempo, a ladina gestora tem recebido seguidas visitas de adversários do governador e a eles prestado vassalagem sem conta.

1. Brígida está se tornando mestra em servir a vários senhores.

Até que esses exijam fidelidade exclusiva ...

RESGATE

O mundo deu uma lição de solidariedade e agora comemora o sucesso do resgate dos 12 meninos e o técnico na Tailândia.

Ainda podemos confiar no ser humano.

FREGE

Faltando 3 meses para as eleições, assistimos a farra do boi de domingo, em luta de  vaidades que apenas expõe a fragilidade jurídica do Brasil. Um juiz de 1ª. Instância, de férias, desrespeita a hierarquia e barra a decisão de  um desembargador. Aconteceu isso no tempo da ditadura? Quando? Como podemos viver sob esse tipo de ditadura, o tipo mais cruel, por ser disfarçado. Virou frege.

Brazil, zil, zil.

CASCA DE BANANA

Os maiores juristas brasileiros admitem: Moro ficou vulnerável a punições quando, de férias, interveio na decisão de um desembargador.

Escorregou na casca de banana de sua  própria vocação autoritária.

CONSTATAÇÃO

No vai e vem de domingo, solta Lula, prende Lula, desde a primeira notícia, esse escriba entendeu que a patacoada ia dar em contumácia. Não deu outra: desautorizou-se um platonista, um juiz em férias, em pleno domingo, saiu de seus deleites para exigir que a prisão de Lula continuasse, o TRF-4 manifestou sua tendência ditatorial, enfim; tudo como se esperava.

Lula continuou preso e o Brasil continuou sendo o palhaço do mundo.

PERGUNTA E RESPOSTA

Favreto foi do PT. E o Gilmar? E o Moraes? E o Barroso?​ E o Moro?

Ayres Britto militou no PT e ferrou o PT no mensalão...

Se for para falar em suspeição, fica difícil escapar alguém da Lava Jato.

POPÓ

Entrevistado na Rádio Câmara,  Acelino Popó de Freitas, perguntado como recebeu a notícia de um filho seu ser homossexual, respondeu: “-Como um pai que apóia o filho e continua a dar-lhe amor”.

Exemplar resposta,  preconceituosos de plantão.

E A MERENDA?

Os vereadores de Teixeira de Freitas receberam relatório do Conselho da Merenda Escolar do município e as constatações são graves. Segundo o órgão, a merenda que está chegando às escolas está chegando em quantidade inferior ao que deveria, não suprindo a necessidade dos alunos. A qualidade da merenda também não é a desejada. A Câmara está se dispondo a exercer uma fiscalização mais acurada à merenda.  O vereador Marcílio Goulart afirmou que a obrigação de fiscalizar é de todos os órgãos comunitários, pois a merenda é uma questão de toda a comunidade e elemento base para que a educação seja eficiente.

A questão de qualidade e quantidade da merenda está se tornando uma pedra no sapato em Teixeira de Freitas.

FECHANDO A NICA COM ERASMO DE ROTTERDAN

“Os maiores males infiltram-se na vida dos homens sob a ilusória aparência do bem.”

“A pior das loucuras é, sem dúvida, tentar ser sensato em um mundo de loucos.”

“Nenhum animal é mais calamitoso do que o homem, pela simples razão de que todos se contentam com os limites da sua natureza, ao passo que apenas o homem se obstina em ultrapassar os limites da sua.”

“O lobo talvez mude a pele, mas nunca a alma.”

CORRESPONDÊNCIA

Gracilian Escobar

Cada texto mais bem elaborado do que outro. Baila na literatura e mostra a bagagem de que transporta. Acerca do Gestor estapafúrdio, urge uma investigação.

Uma urbe entregue a abustres sagazes por comida. A população deve a cada dia buscar formas de desalienação; evitar certos tipos de ações instáveis e saber discernir o quão sofrido estamos nas mãos deste ALIENADO.

Quanto ao gado: um dia Perfeito, sua porteira se fechará. Cuidado com os ciganos. Vide Caso Maurício Contrim.

Ande com seus séquito preparado. Afinal, dizem às más línguas ( " o prefeito ama ninfetas"). Cuidado com seus atributos pífios; no amplo sentindo do termo.

Resposta: A coluna agradece os elogios, mas pede cuidado com referências pessoais. Concentremo-nos em fatos políticos, que é a nossa seara. Obrigado e volte sempre.

Whats Videos

Não sei falar desse jeito bonito não, mas esse ai é um pau mandado.

Resposta: Está se referindo a quem, cara pálida? Não precisa escrever bonito, mas precisa se fazer entender. Volte sempre.


Ciro fará giro pelo Nordeste para recuperar espaço perdido para

O candidato do PDT, Ciro Gomes, fará um giro por pelo menos cinco estados do Nordeste na próxima semana. A estratégia é recuperar o espaço

Doria diz que pretende estender projeto Cidade Linda para outras

Candidato ao governo visitou praça no Morumbi, Zona Sul da capital e falou sobre parceria público-privada. João Doria faz campanha na Zona Sul de

STJ nega arquivamento de ação que investiga amigo de Lula no caso

Advogado Roberto Teixeira solicitou que apurações sobre suposta lavagem de dinheiro fossem arquivadas. Segundo Ministério Público, ele

Antipetistas ricos deixam Marina e Amoêdo e migram para Bolsonaro

Candidato do PSL tem captado eleitor que rejeita o PT, mas tinha outra opção para o 1º turno. Alckmin tenta fazer o mesmo, mas não consegue.

Vaquinhas virtuais representam apenas 0,36% das arrecadações de

As chamadas vaquinhas virtuais, utilizadas pela primeira vez nas eleições de 2018, representaram até agora apenas 0,36% das arrecadações totais

Candidatos terão 25 seguranças e PF avalia proteção a mulher e

Ministro da Segurança Pública diz que inquérito sobre agressão em Minas deve terminar no prazo e nova investigação será aberta sobre

Bolsonaro prega voto útil para bloquear estratégia de adversários

O candidato do PSL a presidente da República, Jair Bolsonaro, que segue internado no Hospital Israelita Albert Einstein onde se recupera de ataque

Lewandowski diz que tentará liberar na próxima semana voto sobre

Ministro paralisou julgamento ao pedir vista e, com isso, caso saiu do plenário virtual e recomeçará em votação presencial. Definição sobre

Bolsonaro veta substituição em debates e diz a aliados que aposta

O general Hamilton Mourão, candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro Sara Resende/TV Globo O candidato do PSL à Presidência, Jair

Marina diz que vetaria legalização do aborto caso o tema fosse

Candidata da Rede à Presidência afirmou que legalização do aborto deveria ser discutida em plebiscito. Sem citar nomes, ela criticou

Nossos Apoiadores: