Ramiro Guedes
A ESSÊNCIA DO ATO DE VIVER
Uma frase do filósofo Octávio Ianni mostra bem a importância da Literatura nas artes e nos estudos estéticos de nossos bojudos tempos, principalmente quando se trata de Ciências Sociais. Ianni verbaliza: “A formação em ciências sociais ganha muito com o romance e a poesia. A literatura alarga o sentido da Literatura e da Vida”.
Sem poesia, sem literatura, vago é esse sentido, triste é essa aventura de viver,
Na mosca.
VERDADE INDISSOLUTA
Um amigo me procurou para dizer que peguei de frente determinada autoridade municipal em Teixeira de Freitas, situando o episódio, ardilosamente, em Curpioba Mirim. Vamos lá: primeiro, Curpioba Mirim é uma ficção, uma cidade virtual que ganhei de presente de um amigo em Porto Seguro, Luiz Carlos Goza, já falecido. De D. Brígida a outros personagens, cujos feitos vou laboriosamente construindo, não há realidade, mas ficção. São os que cometem mal feitos que trazem episódios de lá para Teixeira de Freitas. Segundo: esse escriba não acusa ninguém, apenas constata fatos verazes. Só os autores dessas “dichas”, fatos, é que são seus donos.
O resto são iluminuras.
QUEM REFORMA?
Recebo um telefonema de um morador do Teixeirinha, intrigado com uma placa da Prefeitura, que fala do valor da reforma da UBS daquele bairro: R$ 384.309,85 (trezentos e oitenta e quatro mil trezentos e nove reais e oitenta e cinco centavos). A placa fala ainda em recursos próprios da municipalidade na reforma. O problema é que, próximo dali, uma outra placa dá a obra como realização também do Ministério da Saúde. Afinal, quem está bancando a obra? A Prefeitura sozinha ou há a participação do Ministério da Saúde?
A obra é importante, a transparência também.
VALEU, MORORÓ!
Há um terreno baldio na Urbis, próximo à finada horta comunitária, que virou um projeto de pracinha. A Prefeitura chegou a colocar lá pneus velhos, para demarcar e enfeitar a área. O tempo passou e o mato tomou conta do local, que acabou se transformando em feio criatório de lacraias e outros bichos postemáticos. Pois agora, por obra e graça do Departamento de Limpeza e indicação do vereador Marcílio Goulart, a área foi limpa e apresenta um aspecto agradável. Também foi limpo o lixão entre a Urbis e o Bonadiman, coisa que, aliás, a prefeitura faz frequentemente.
O povo é que não ajuda e volta a jogar lixo lá da mesma maneira.
LÁ EM CURPIOBA MIRIM
Nosso correspondente em Curpioba Mirim, Sóstenes Cauim Velásquez, em correspondência angustiada, nos informa que D. Brígida e sequazes estão pressionando o dono do site curpiobense A TOCHA (“o que os outros não trazem, A TOCHA traz”) a demitir Cauim. O problema são as matérias que Cauim faz para o site e para essa coluna, que têm magoado muito os donos do poder daquela vetusta cidade. O proprietário do site, o jornalista Raimundo Aristodemo, afirma que não cederá às pressões, mas a Prefeitura anuncia no site e está usando poder de pressão econômica.
Será que vai virar queda de braço?
AINDA EM CURPIOBA MIRIM
Com as eleições chegando, D. Brígida Campolargo, prefeita de Curpioba Mirim, está sendo instada a declarar a quem vai apoiar para o governo do estado. D. Brígida vem fazendo rapapés ao governador Rui Costa, que tem prestigiado Curpioba. Ao mesmo tempo, a ladina gestora tem recebido seguidas visitas de adversários do governador e a eles prestado vassalagem sem conta.
1. Brígida está se tornando mestra em servir a vários senhores.
Até que esses exijam fidelidade exclusiva ...
RESGATE
O mundo deu uma lição de solidariedade e agora comemora o sucesso do resgate dos 12 meninos e o técnico na Tailândia.
Ainda podemos confiar no ser humano.
FREGE
Faltando 3 meses para as eleições, assistimos a farra do boi de domingo, em luta de vaidades que apenas expõe a fragilidade jurídica do Brasil. Um juiz de 1ª. Instância, de férias, desrespeita a hierarquia e barra a decisão de um desembargador. Aconteceu isso no tempo da ditadura? Quando? Como podemos viver sob esse tipo de ditadura, o tipo mais cruel, por ser disfarçado. Virou frege.
Brazil, zil, zil.
CASCA DE BANANA
Os maiores juristas brasileiros admitem: Moro ficou vulnerável a punições quando, de férias, interveio na decisão de um desembargador.
Escorregou na casca de banana de sua própria vocação autoritária.
CONSTATAÇÃO
No vai e vem de domingo, solta Lula, prende Lula, desde a primeira notícia, esse escriba entendeu que a patacoada ia dar em contumácia. Não deu outra: desautorizou-se um platonista, um juiz em férias, em pleno domingo, saiu de seus deleites para exigir que a prisão de Lula continuasse, o TRF-4 manifestou sua tendência ditatorial, enfim; tudo como se esperava.
Lula continuou preso e o Brasil continuou sendo o palhaço do mundo.
PERGUNTA E RESPOSTA
Favreto foi do PT. E o Gilmar? E o Moraes? E o Barroso? E o Moro?
Ayres Britto militou no PT e ferrou o PT no mensalão...
Se for para falar em suspeição, fica difícil escapar alguém da Lava Jato.
POPÓ
Entrevistado na Rádio Câmara, Acelino Popó de Freitas, perguntado como recebeu a notícia de um filho seu ser homossexual, respondeu: “-Como um pai que apóia o filho e continua a dar-lhe amor”.
Exemplar resposta, preconceituosos de plantão.
E A MERENDA?
Os vereadores de Teixeira de Freitas receberam relatório do Conselho da Merenda Escolar do município e as constatações são graves. Segundo o órgão, a merenda que está chegando às escolas está chegando em quantidade inferior ao que deveria, não suprindo a necessidade dos alunos. A qualidade da merenda também não é a desejada. A Câmara está se dispondo a exercer uma fiscalização mais acurada à merenda. O vereador Marcílio Goulart afirmou que a obrigação de fiscalizar é de todos os órgãos comunitários, pois a merenda é uma questão de toda a comunidade e elemento base para que a educação seja eficiente.
A questão de qualidade e quantidade da merenda está se tornando uma pedra no sapato em Teixeira de Freitas.
FECHANDO A NICA COM ERASMO DE ROTTERDAN
“Os maiores males infiltram-se na vida dos homens sob a ilusória aparência do bem.”
“A pior das loucuras é, sem dúvida, tentar ser sensato em um mundo de loucos.”
“Nenhum animal é mais calamitoso do que o homem, pela simples razão de que todos se contentam com os limites da sua natureza, ao passo que apenas o homem se obstina em ultrapassar os limites da sua.”
“O lobo talvez mude a pele, mas nunca a alma.”
CORRESPONDÊNCIA
Gracilian Escobar
Cada texto mais bem elaborado do que outro. Baila na literatura e mostra a bagagem de que transporta. Acerca do Gestor estapafúrdio, urge uma investigação.
Uma urbe entregue a abustres sagazes por comida. A população deve a cada dia buscar formas de desalienação; evitar certos tipos de ações instáveis e saber discernir o quão sofrido estamos nas mãos deste ALIENADO.
Quanto ao gado: um dia Perfeito, sua porteira se fechará. Cuidado com os ciganos. Vide Caso Maurício Contrim.
Ande com seus séquito preparado. Afinal, dizem às más línguas ( " o prefeito ama ninfetas"). Cuidado com seus atributos pífios; no amplo sentindo do termo.
Resposta: A coluna agradece os elogios, mas pede cuidado com referências pessoais. Concentremo-nos em fatos políticos, que é a nossa seara. Obrigado e volte sempre.
Whats Videos
Não sei falar desse jeito bonito não, mas esse ai é um pau mandado.
Resposta: Está se referindo a quem, cara pálida? Não precisa escrever bonito, mas precisa se fazer entender. Volte sempre.