Ramiro Guedes
COPA DO MUNDO
Deu França, batendo a Croácia, que fez um belo papel na competição. A França mereceu o título e ganhou em um dia depois do 14 de julho, data nacional francesa, tomada da Bastilha e uma data de liberdade.
O título ficou em boas mãos.
HÁ ESPERANÇA PARA O FUTEBOL BRASILEIRO?
Depois da empolgante final da Copa do Mundo, esse cinco estrelado escriba foi assistir Cruzeiro x Atlético Paranaense, pela Copa do Brasil. Jogo horrível, com o primeiro chute dado a gol aos 43 minutos do primeiro tempo. Horrível.
Haverá esperanças para nosso triste futebil?
HÁ ALGUMA ESPERANÇA?
Com nossas divisões de bases inexistentes, com a corrupção comendo solta na CBF, com o empresários atuando criminosamente do jeito que atuam, com nossos times (todos eles) mergulhados em dívidas estratosféricas, alguém pode esperar alguma coisa do futebol brasileiro para daqui a 4 anos?
“Sonhar, mas um sonho impossível”.
MERENDA ESCOLAR
Depois das últimas denúncias sobre a questão da merenda escolar (quantidade e qualidade) em Teixeira de Freitas, um vereador, que ainda pede segredo, afirma que vai propor um pedido de CPI sobre o assunto.
Do jeito que está não pode ficar.
DECLARAÇÃO POLÊMICA
“ACM Neto é Neto. Nada mais que isso”. (Totonho Borges)
MAIS UMA POLÊMICA
“Na ordem da irrelevância política, quem é Ângelo Coronel?” (Um deputado estadual baiano).
Respostas à redação.
PROGRAMA
Pediram a esse escriba uma avaliação do programa de Xandão, o que entrou no lugar do programa do vice-prefeito Lucas Bocão. Ouvi 3 programas de Xandão e tive a confirmação do que penso: é um excelente radialista, que faz um ótimo programa de entretenimento. Gostei do estofo do programa novo, onde Xandão vem com mais calma e menos contundência do que Bocão, também um grande comunicador. Confesso que gostei do programa de Xandão, apesar de achar que sua praia é outra, onde ele é inimitável. Para concluir: não me vejo com capacidade para avaliar programa de ninguém:
As considerações aqui são pessoais e políticas.
JULGAMENTO
Está marcado para 1º. de agosto o julgamento público pela Câmara Municipal de Teixeira de Freitas das contas de 2015 do ex-prefeito João Bosco. Conversei com Bosco e ele afirmou que confia na aprovação dessas contas, que foram rejeitadas pelo TCM. A palavra final, o último julgamento cabe à Câmara. João Bosco afirma que confia no julgamento da casa, que considera independente e sábia.
Aguardemos.
AINDA O JULGAMENTO
O ex-prefeito João Bosco afirma confiar na aprovação das contas por elas não terem nenhuma dolosidade: as falhas são apenas técnicas. É o caso, segundo ele, da extrapolação dos índices de contratação de pessoal, quando convênios federais são colocados, nas contratações, como responsabilidade das prefeituras e o Tribunal já está revendo suas disposições punitivas no caso.
João está otimista e esperançoso demais em poder registrar sua candidatura a deputado.
LÁ EM CURPIOBA MIRIM
Na progressista e macondística Curpioba Mirim, a prefeita D. Brígida está ocupando o cargo pela segunda vez. Ela afirma com orgulho que jamais teve uma conta rejeitada pelo TCM nesses dois mandatos. Sóstenes Cauim Velásquez, nosso correspondente em Curpioba, afirma que conversou com um antigo conselheiro do Tribunal e esse afirmou: não teve contas rejeitadas porque sempre foi da panela do carlismo, onde o senador ACM tinha seus eleitos para não caírem na malha. O conselheiro afirma que a coisa agora é diferente e que nessa gestão D. Brígida não escapa.
O tempo é o senhor da razão.
AINDA EM CURPIOBA MIRIM
Existe em Curpioba Mirim várias estradas vicinais que servem para escoar a produção rural das pequenas propriedades e fazendas do município. Para que a economia de Curpioba, eminentemente agro-pastoril, funcione, é preciso que essas estradas estejam em bom estado. Conta-nos Sóstenes Cauim Velásquez que fez um tour por várias vicinais e a situação é de calamidade. A estrada que liga a sede ao povoado de Matição, a mais extensa de todas, está em petição de miséria. Buracos por todo lado e qualquer chuva interdita a passagem de veículos, principalmente caminhões. A coisa está tão feia que os moradores da região estão pensando em ir à Prefeitura, perguntar à D. Brígida onde está a retribuição pelos votos que deram a ela nas últimas eleições.
Avisa à morena que o trem tá feio.
A IDADE DA PEDRA
A atual administração de Teixeira de Freitas tem usado as chuvas como desculpa para a buraqueira que tomou conta da cidade. Realmente, as chuvas têm sido intensas, mas não justificam a situação em que chegamos. Um exemplo? Ali perto da Pizzaria Napolitana, descendo para a cidade, há uma buraco em cujo interior está nascendo uma simpática plantinha. Do tempo em que ela germinou até agora, vai uma distância razoável.
Buracos não podem fazer parte de nossa sofrida paisagem urbana...
AGRADECIMENTOS
Esse escriba agradece a todos que prestigiaram o chá de panela de D. Maira. A festinha contou com a animação dos tocadores Cássio Leite e Péricles Ramalho. A interpretação dos dois de “Céu de Santo Amaro” é de fazer chorar um frade de pedra.
Foi bom para aquietar a tristeza.
SINAL DOS TEMPOS
Imaginem os senhores uma das maiores escolas de Teixeira de Freitas. São 17 turmas. Para essas 17 turmas, apenas um datashow. Resultado: a escola está sem usar esse importante e moderno equipamento.
Essa é a nossa Teixeira de Freitas.
FECHANDO A NICA COM INÉDITOS DE PESSOA
“Caem-nos tristes e lassos
Os nossos braços...
Que fazes, ó meu amor
Ó que alegrias tão dor!
Que cansaço tão cansaços!
Um dia de cinza. Chama
Por mim. Que ama,
Quando se conhece e sente?
Sentir-se é estar doente.” (TÈDIO)
“Foi-se do dogmatismo a dura lei
E o criticismo não foi mais feliz.
“Nada sei” o Agnóstico enfim diz...
Eu menos, pois nem sei se nada sei. (Agnosticismo Superior)