Ramiro Guedes
METAMORFOSE, DE KAFKA
Gregor Samsa é o principal personagem do livro A Metamorfose, de Kafka. Esse é um dos livros mais lidos da história universal. Para Kafka, a desesperança e a alienação do homem moderno, que vive mergulhado em um mundo incompreensível, são objetos de magistral descrição. O escritor tcheco influenciou o surrealismo, o existencialismo e o teatro do absurdo. A transformação de Samsa em monstruoso inseto, sem que isso possa ser compreendido, coloca o ser humano em um nível de desespero tal que o eleva acima de sua humanidade,
Metamorfose: essencial para entender o absurdo da vida e do ser humano.
SURREALISMO É POUCO
Andando de ônibus em demanda da Urbis, esse escriba pode ver a buraqueira da Padre Anchieta tampada com...terra. Qual será a justificativa para esse absurdo? Será essa a famosa Operação Tapa Buraco, cantada em verso e prosa pelos áulicos da administração municipal?
Qual será a resposta?
QUEM SÃO OS TERRÁQUEOS?
Comentando o fato acima, dos buracos tampados com terra, fui informado de que quem tampava os tais buracos eram os moradores daquelas vias escavoucadas.
Aí, já enveredamos pelo perigoso caminho da galhofa.
LÁ EM CURPIOBA MIRIM
O correspondente da coluna em Curpioba Mirim, Sóstenes Cauim Velásquez, em alentada correspondência, nos diz que teve frouxos de riso ao assistir o Fantástico, em um domingo desses. Segundo Cauim, a reportagem enfocava a venda de títulos dos 100 melhores prefeitos do Brasil. Os Institutos vendem esses títulos a prefeitos que paguem. Só que a reportagem comprou um diploma em nome de um jumento, que, juntamente com outros gestores, foi premiado. Até aí, a polca tocou de maneira ridícula. Mas, além de ridícula, passou a ser hilária quando Cauim Velásquez descobriu que a prefeita Brígida Campolargo foi uma que comprou o título. O TCM disse que vai punir e fazer os prefeitos compradores devolverem às prefeituras o dinheiro gasto com o prêmio.
Ela e o jumento vão ter que se virar.
AINDA EM CURPIOBA MIRIM
Sem saber como se comportar nas eleições para a Câmara Estadual e Federal, já que procura ficar bem com todos, a prefeita D. Brígida vem incentivando candidatos locais em suas pretensões. Há dias, conversou, segundo nosso correspondente Sóstene s Cauim Velázquez, com uma pré-candidata do PSDB para estadual, Valdelira Alícia e garantiu a ela apoio. A candidata não se animou, pois sabe da rejeição de D. Brígida nas pesquisas. Não descartou o apoio de vez, pois Alícia não tem a mínima chance de eleição e qualquer apoio serve. Perácio Aramito, outro pretenso candidato a federal, também foi chamado e incentivado, mas esse recusou na hora: não quer ser confundido com áulicos da administração municipal de Curpioba.
1-Brígida está só com seu pau de galinheiro.
A ABSTENÇÃO
Continua a pergunta sobre quem teria praticado abstenção no dia da votação das contas rejeitadas do prefeito João Bosco. O pessoal arrisca palpites e todos convergem para o mesmo lado.
Como a votação é secreta...
SERÁ?
As mais diversas informações continuam a chegar a esse escriba sobre a candidatura do ex-prefeito a deputado estadual e que atitude vai tomar sobre a rejeição de suas contas. Para dirimir qualquer dúvida, esse escriba falou com o próprio João Bosco. O ex-prefeito foi claro: até hoje (8 de agosto) a sua intenção é de concorrer. Como foi convidado para coordenar a campanha de Lula no Extremo Sul, vai discutir a própria candidatura com a Coordenação da campanha lulista.
A solução vem nas próximas horas.
SEM ACEITAÇÃO
João Bosco afirma que não aceita ou aceitará passivamente a decisão de rejeição de suas contas pela Câmara Municipal, em manobra claramente dominadora do Coronel. Não sabe ainda que atitude tomará, o que está sendo discutido com sua assessoria jurídica, mas alguma atitude nesse âmbito será tomada. Segundo ele, tinha até se posicionado em se recolher politicamente, mas não aceita sair desmoralizado do processo.
Está decidindo o que vai fazer, mas que vai fazer, vai.
É BOM MORAR NA URBIS, MAS...
Depois que foi asfaltada, a Urbis passou a ser um dos melhores bairros para se morar. Só que a imprevidência governamental de vez em quando ataca. Na semana que passou, a fedentina de esgotos entupidos estava insuportável. Várias ruas também estavam tomadas pela escuridão, principalmente o final da 9 e da 10, coisa que já se tornou constante. O velho costume das famílias sentarem às portas para “tomar a fresca” foi pro espaço, pois ninguém se atreve a permanecer na escuridão, exposto à sanha da bandidagem.
Queremos a nossa URBIS de volta, pessoal!
ALMOÇO DE FÉRIAS
Para tentar resolver problemas de saúde do locutor que vos fala, o Almoço à Brasileira entra de férias depois do programa do dia 5 de agosto. O programa voltará em setembro, em nova situação. O Almoço é um programa do Coletivo das Artes Motirô e caminha para 30 anos de transmissão ininterrupta.
Obrigado pela tolerância.
MAIS UM QUE CORREU DO PAU
Em Minas, Aécio Neves desistiu da reeleição para o Senado, assim que viu as pesquisas mostrando Dilma Roussef à frente das intenções de voto. Seguiu o exemplo de ACM Neto na Bahia, que quando viu a frente do Correria, nanicou.
É o povo respondendo ao golpe.
HADDAD
Haddad vice de Lula, com Manuela na encolha para qualquer eventualidade (caso Lula seja impedido de se candidatar) é uma boa jogada do PT e de setores da esquerda. Na primeira pesquisa em São Paulo, com Haddad na chapa e Lula transferindo voto, o ex-prefeito já encostou em Alckmin.
Pesquisas mostram que Lula transfere a seu indicado, se não puder ser candidato, 37% de seus votos.
É segundo turno na certa.
MORO NA JUSTIÇA
Do alto de seus 2% nas pesquisas, o presidenciável Álvaro Dias afirma que chamará Moro para Ministro da Justiça.
Ainda bem que a distância é grande.
FECHANDO A NICA