Teixeira de Freitas: Diocese de Teixeira de Freitas faz o lançamento da Campanha “Cidade Limpa”, o evento foi realizado no auditório Dom “Antônio Eliseu Zuqueto”, no final da tarde desta sexta-feira (10), com a participação do Bispo Diocesano Teixeira/Caravelas, Dom Jailton Lino, e algumas autoridades do município, e convidados. A campanha surgiu de uma proposta da Igreja Católica Apostólica Romana, na pessoa do Bispo Jailton Lino, que compartilhou a ideia com outras pessoas, que firmaram apoio para com a referida Campanha.
O evento teve abertura com apresentação das crianças da Orquestra “Dand Corda” da Escola Educandário Paz e Bem, que se apresentaram cantando músicas populares brasileira, dando assim um brilho especial no evento. Logo após o evento teve início a formação da mesa, sendo convidado o idealizador e coordenador do Projeto, Dom Jailton; Dr. Roney Jorge Cunha, representando o Poder Judiciário; o vereador Ronaldo Cordeiro, representando o Poder Legislativo; Secretário Municipal de Meio Ambiente, José Archângelo, representando o Poder Executivo; Irmã Cristina, representando a FASB e IFA; Sebastiana de Moraes, representando Associação dos Catadores e Reciclagem; e a professora Célia Viana, representado a Secretaria de Educação.
O evento teve a fala dos participantes, que manifestaram a importância de se iniciar um trabalho de conscientização, e de se fortalecer a cultura de uma cidadania, para com uma cidade melhor, de forma limpa, e com a participação dos munícipes para que isso possa acontecer, pois, somente através do papel dos governantes o caminho se torna bem mais longo e difícil de se realizar. Mas, o momento mais importante foi a fala do Bispo Dom Jailton, por ser o idealizador e coordenador do projeto, que terá no seu primeiro momento, a realização da Campanha “Cidade Limpa”.
A Campanha contará com a participação poder público, através do apoio do prefeito Timóteo Brito, e dos gestores das secretarias municipais envolvidas, para consolidação do referido projeto, com ações e investimentos necessários. Dom Jailton ressalvou na sua fala, a questão da imagem que a cidade de Teixeira de Freitas tem no requisito de limpeza, pois ele vem de outra região, que, lá se tem uma cultura bem mais avançada, nesta questão do papel do cidadão, para com a sua participação direta, na manutenção e limpeza nas áreas urbanas das cidades.
O bispo destacou ainda: “Algo muito forte mim chamou a tenção quando cheguei aqui em Teixeira de Freitas, sendo a quantidade de urubus circulando por toda a cidade. Observei também que por mais que a limpeza pública é feita, de uma certa forma não se consegue atender toda a cidade. Mas, o que mim chamou ainda mais atenção, foi com a falta da participação da população de forma geral, para que se possa fazer a diferença para uma cidade mais limpa, e organizada. Por isso, temos de compartilhar essa necessidade de uma mudança de cultura cidadã, recebendo apoio de todos. Assim, resolvemos buscar meios para que possamos ter uma cidade mais bonita, e limpa com a participação de todos nós”.
O bispo disse ainda sobre a realização do Dia “D” da campanha “Cidade Limpa”, sendo o dia 04 de outubro, dia de São Francisco de Assis, simbolizando assim uma data que será referenciada para com o projeto de continuidade da conscientização para uma cidade bonita, e limpa. No qual irá ser motivado a todos cidadãos teixeirenses, que se faça uma ação, seja coletiva ou individual, desde que seja voltada para manter limpa, e organizada a nossa cidade.
Por: Cloves Neto/Liberdadenews