Ramiro Guedes
SHINDLER, O HERÓI
Final de semana sem Almoço à Brasileira (o programa está de férias), aproveito para ler “A Lista de Schindler”, de Thomas Heneally. Já havia visto o filme e me comovido com a história e, igualmente, me comovi com o livro. O enredo é primoroso: durante a Segunda Guerra Mundial, Oskar Schindler, industrial nazista, usa sua fábrica na Polônia para salvar milhares de judeus dos campos de concentração e de uma morte certa. Depois da guerra, Israel reconhece o heroísmo de Schindler, que tem seu túmulo colocado no panteão que celebra os heróis que lutaram contra o Holocausto.
Excelente livro, magnífico Schindler.
A NICA 180
Essas Nicas chegam a seu número 180. Ganharam elas fama injusta de serem exclusivamente oposição ao atual governo municipal. Nada mais falso. Somos contra qualquer governo que pratique ações nefastas contra o povo ou que deixe de praticar os atos que possam melhorar a vida da população. O atual governo municipal em Teixeira de Freitas faz as duas coisas de forma mais que nefasta. O dia em que coisas boas forem praticadas, serão devidamente divulgadas. Hoje, até os mais ferrenhos adeptos do governo timotista criticam sua forma de administrar.
A Nica apenas repercute tais práticas.
O BRASIL E A ONU
Três manifestações contra a determinação do Comitê de Direitos Humanos do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos (PIDCP), da ONU. Como esse comitê determinou que Lula faça campanha e seja candidato a Presidente da República, um jornalista da Globo, um ministro do Supremo e um capitão de pantufas, candidato a Presidente da República, resolveram desclassificar o Comitê e sua decisão.
Tiraram o sofá da sala para anular o adultério da esposa.
O JORNALISTA DA GLOBO
Ao jornalista da Globo, Carlos Sardenberg, que classificou a decisão do Comitê de fake news, seria justo sugerir-lhe, conforme admoesta o ex-ministro Eugênio Aragão: “escreva sobre o que entende. Não se meta, como jurista, a escrever sobre sociologia se não conhece minimamente os fundamentos e as grandes referências bibliográficas dessa ciência. Pega mal. E se insistir em escrever sobre essa ciência alheia a sua especialidade, pode ter que se explicar a uma banca de sociólogos e aí quebrar a cara.”
Que não vá o sapateiro além das sandálias, senhor jornalista.
O MINISTRO
Um ministro do Supremo deu à decisão do Comitê o valor de uma ata de condomínio: quase nenhuma. Voltemos a Eugênio Aragão: “A estatura de ‘ata de reunião de condomínio’ é, para o direito internacional, o valor que se dá a decisões pusilânimes ou interesseiras de um judiciário que perdeu seu apego ao estado democrático de direito. O conchavo entre instâncias, sem nenhum escrúpulo com as provas dos autos, para sacrificar uma liderança política, não é digno de um estado-parte do PIDCP. Referir-se a normas de direito internacional com tamanho desprezo mostra apenas quão pequenas nossas instituições são neste mundão de Deus. Não adianta nenhum verniz de viagens culinário-acadêmico-recreativas às “Oropa” para mascarar a tacanhice capiau de quem tem a descompostura de se manifestar desse jeito sobre instituições internacionais. Só uma coisa pode-se dizer desse ‘ministro’: não está à altura de suas responsabilidades.”
Fiel representante do alto saber jurídico de nossa Suprema Corte.
O CANDIDATO
O CANDIDATO Bolsonaro, assim que soube da decisão do Comitê, avisou que, se eleito, tirará o Brasil da ONU. Valemo-nos mais uma vez do ex-ministro da Justiça, Eugênio Aragão: “Finalmente, o capitão de pantufas. Querer sair da ONU é inédito. Estados brigam para entrar nela. Mudam até de nome, se for necessário, como a tal da Macedônia que aceitou ser Fyrom! O que será do Brasil pós-ONU? Parem o mundo porque quero descer? Desculpem o tom, mas é preciso exclamar: durma-se com um barulho desses!”
Com essas 3 furibundas e ridículas opiniões, é melhor que permaneçamos insones.
LÁ EM CURPIOBA MIRIM
Vieram perguntar a esse escriba se Sóstenes Cauim Velásquez, nosso correspondente em Curpioba Mirim, seria um determinado beletrista que dá plantão em Teixeira de Freitas. Resposta: não. Motivo: Sóstenes Cauim é jornalista, sabe escrever e não se atrela a governo algum. Mais: tem como lema o dístico de Millôr Fernandes:
“Jornalismo é oposição. O resto é balcão de secos e molhados.”
Tá respondido.
FECHADO O CÍRCULO DA IMPUNIDADE
No dia 17 de agosto, faleceu no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas D. Valdelira de Jesus, mãe do jornalista e radialista Ivan Rocha. Ivan foi sequestrado em Teixeira de Freitas, em 22 de abril de 1991 e até hoje o seu desaparecimento e possível assassinato não foram esclarecidos. D. Valdelira de Jesus sonhava com o esclarecimento do caso e em poder dar destino cristão aos restos mortais do filho. Morreu sem lograr seu intento, em um dos casos mais absurdos de impunidade na Bahia e Brasil.
Que descanse em paz, agora livre das injustiças dos poderosos que a privaram do filho.
NOSSA ÁGUA
Através da mídia impressa, ficamos sabendo que o Ministério Público instaurou Procedimento Investigativo contra o prefeito Timóteo Brito e o Secretário da Saúde, Max Almeida dos Santos. O procedimento se deu através da IDEA 003.9. 34292/2018, portaria 15/2018, tendo por objeto “investigar o Secretário da Saúde Max Almeida dos Santos, e o atual prefeito de Teixeira de Freitas, Timóteo Alves de Brito, pelo não cumprimento de metas relacionadas a análise de qualidade de água a ser consumida nesta urbe.
A instauração do procedimento se deu em 31 de julho passado e estamos torcendo para que a qualidade de nossa água consumida seja a melhor possível.
JOÃO BOSCO DEFINE: NÃO SOU CANDIDATO
O ex-prefeito João Bosco Bittencourt desistiu, oficialmente, de ser candidato a deputado estadual. Convocado para coordenar a campanha petista no Extremo Sul, João foi convencido de que a tarefa é árdua e não daria para acumulá-la com a candidatura.
Presidente do PT de Teixeira de Freitas, João vai ter tempo para suas inúmeras atividades?
OS CANDIDATOS DE JOÃO
Em lançamento no diretório do PT, João Bosco apontou seus candidatos: para estadual vai de Paulo Rangel e para federal Josias Gomes. Para João, são dois petistas históricos, amigos de Teixeira de Freitas e lutadores pela causa democrática. Para governador vai de Rui Costa e, para presidente, Lula ou quem seu partido, o PT, indicar. Espera seguidores.
Cada vez mais, os horizontes, a respeito de candidaturas, se delineiam.
A PESQUISA
Para maior desespero dos golpistas, saiu mais um resultado de pesquisa sobre as eleições presidenciais. O resultado: Lula (PT) - 37,3% Jair Bolsonaro (PSL) – 18,8% Marina Silva (Rede) – 5,6% Geraldo Alckmin (PSDB) – 4,9% Ciro Gomes (PDT) – 4,1% Alvaro Dias (Podemos) – 2,7% Guilherme Boulos (PSOL) – 0,9% João Amoêdo (Novo) – 0,8% Henrique Meirelles 0,8%, Cabo Daciolo (Patriota) – 0,4% Vera (PSTU) – 0,3% João Goulart Filho (PPL) – 0,1% José Maria Eymael (DC) – 0% Branco/Nulo – 14,3% Indeciso – 8,8%... –
Mesmo com toda a perseguição, Lula leva com facilidade.
TRANSFERÊNCIA DE VOTOS
Considerando apenas o universo de eleitores que inicialmente declararam voto no petista (37,3%), o ex-prefeito Fernando Haddad, vice na chapa de Lula, ficou em primeiro lugar, com 17,3% das intenções de voto, seguido de Marina Silva e Ciro Gomes, com 11,9% e 9,6%, respectivamente. Somados, votos brancos e nulos e índice de indecisos representam 47,9% do total.
A lambada vai ser feia.
FECHANDO A NICA
Homenageando D. Valdelira de Jesus, mãe do jornalista Ivan Rocha:
“Quem é essa mulher
Que canta sempre esse estribilho?
Só queria embalar meu filho
Que mora na escuridão do mar,
Quem é essa mulher
Que canta sempre esse lamento?
Só queria lembrar o tormento
Que fez o meu filho suspirar.
Quem é essa mulher
Que canta sempre o mesmo arranjo?
Só queria agasalhar meu anjo
E deixar seu corpo descansar.
Quem é essa mulher
Que canta como dobra um sino?
Queria cantar por meu menino
Que ele já não pode mais cantar.”
Letra de Angélica, de Chico Buarque, música composta em homenagem a Zuzu Angel, que nunca desistiu de procurar Stuart, seu anjo, assassinado pela ditadura.
CORRESPONDÊNCIA
Um estrato da população busca cenas de crimes. Entretanto, temos uma aula de poesia com A Nica; são absurdas as escolhas de uma parte população, vejamos Teixeira de Freitas, 19 cadeiras na Câmara e só salvamos 10 %dos edis. Expresso minha singela opinião, excluam julgamentos acerca do site. Aguardamos mais dicas de livros.
Resposta: Dessa vez recomendamos “A Lista de Schindler”: precisamos de exemplos nesses tempos tão bicudos. Volte sempre.