Ramiro Guedes

SHINDLER, O HERÓI

Final de semana sem Almoço à Brasileira (o programa está de férias), aproveito para ler “A Lista de Schindler”, de Thomas Heneally. Já havia visto o filme e me comovido com a história e, igualmente, me comovi com o livro. O enredo é primoroso: durante a Segunda Guerra Mundial, Oskar Schindler, industrial nazista, usa sua fábrica na Polônia para salvar milhares de judeus dos campos de concentração e de uma morte certa. Depois da guerra, Israel  reconhece o heroísmo de Schindler, que tem seu túmulo colocado no panteão que celebra os heróis que lutaram contra o Holocausto.

Excelente livro, magnífico Schindler.

A NICA 180

Essas Nicas chegam a seu número 180. Ganharam elas fama injusta de serem  exclusivamente oposição ao atual governo municipal. Nada mais falso. Somos contra qualquer governo que pratique ações nefastas contra o povo ou que deixe de praticar os atos que possam melhorar a vida da população. O atual governo municipal em Teixeira de Freitas faz as duas coisas de forma mais que nefasta. O dia em que coisas boas forem praticadas, serão devidamente divulgadas. Hoje, até os mais ferrenhos adeptos do governo timotista criticam sua forma de administrar.

A Nica apenas repercute tais práticas.

O BRASIL E A ONU

Três manifestações contra a determinação do Comitê de Direitos Humanos do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos (PIDCP), da ONU. Como esse comitê determinou que Lula faça campanha e seja candidato a Presidente da República, um jornalista da Globo, um ministro do Supremo e um capitão de pantufas, candidato a Presidente da República, resolveram desclassificar o Comitê  e sua decisão.

Tiraram o sofá da sala para anular o adultério da esposa.

O JORNALISTA DA GLOBO

Ao jornalista da Globo, Carlos Sardenberg, que classificou a decisão do Comitê de fake news, seria justo sugerir-lhe, conforme admoesta o ex-ministro Eugênio Aragão: “escreva sobre o que entende. Não se meta, como jurista, a escrever sobre sociologia se não conhece minimamente os fundamentos e as grandes referências bibliográficas dessa ciência. Pega mal. E se insistir em escrever sobre essa ciência alheia a sua especialidade, pode ter que se explicar a uma banca de sociólogos e aí quebrar a cara.”

Que não vá o sapateiro além das sandálias, senhor jornalista.

O MINISTRO

Um ministro do Supremo deu à decisão do Comitê o valor de uma ata de condomínio: quase nenhuma. Voltemos a Eugênio Aragão: “A estatura de  ‘ata de reunião de condomínio’ é, para o direito internacional, o valor que se dá a decisões pusilânimes ou interesseiras de um judiciário que perdeu seu apego ao estado democrático de direito. O conchavo entre instâncias, sem nenhum escrúpulo com as provas dos autos, para sacrificar uma liderança política, não é digno de um estado-parte do PIDCP. Referir-se a normas de direito internacional com tamanho desprezo mostra apenas quão pequenas nossas instituições são neste mundão de Deus. Não adianta nenhum verniz de viagens culinário-acadêmico-recreativas às “Oropa” para mascarar a tacanhice capiau de quem tem a descompostura de se manifestar desse jeito sobre instituições internacionais. Só uma coisa pode-se dizer desse ‘ministro’: não está à altura de suas responsabilidades.”

Fiel  representante do alto saber jurídico de nossa Suprema Corte.

O CANDIDATO

O CANDIDATO Bolsonaro, assim que soube da decisão do Comitê, avisou que, se eleito, tirará o Brasil da ONU. Valemo-nos mais uma vez do ex-ministro da Justiça, Eugênio Aragão: “Finalmente, o capitão de pantufas. Querer sair da ONU é inédito. Estados brigam para entrar nela. Mudam até de nome, se for necessário, como a tal da Macedônia que aceitou ser Fyrom! O que será do Brasil pós-ONU? Parem o mundo porque quero descer?  Desculpem o tom, mas é preciso exclamar: durma-se com um barulho desses!”

Com essas 3 furibundas e ridículas opiniões, é melhor que permaneçamos insones.

LÁ EM CURPIOBA MIRIM

Vieram perguntar a esse escriba se Sóstenes Cauim Velásquez, nosso correspondente em Curpioba Mirim, seria um determinado beletrista que dá plantão em Teixeira de Freitas. Resposta: não. Motivo: Sóstenes Cauim é jornalista, sabe escrever e não se atrela a governo algum. Mais: tem como lema o dístico de Millôr Fernandes:

“Jornalismo é oposição. O resto é balcão de secos e molhados.”

Tá respondido.

FECHADO O CÍRCULO DA IMPUNIDADE

No dia 17 de agosto, faleceu no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas D. Valdelira de Jesus, mãe do jornalista e radialista Ivan Rocha. Ivan foi sequestrado em Teixeira de Freitas, em 22 de abril de 1991 e até hoje o seu desaparecimento e possível assassinato não foram esclarecidos. D. Valdelira de Jesus sonhava com o esclarecimento do caso e em poder dar destino cristão aos restos mortais do filho. Morreu sem lograr seu intento, em um dos casos mais absurdos de impunidade na Bahia e Brasil.

Que descanse em paz, agora livre das injustiças dos poderosos que a privaram do filho.

NOSSA  ÁGUA

Através da mídia impressa, ficamos sabendo que o Ministério Público instaurou Procedimento Investigativo contra o prefeito Timóteo Brito e o Secretário da Saúde, Max Almeida dos Santos. O procedimento se deu através da IDEA 003.9. 34292/2018, portaria 15/2018, tendo por objeto “investigar o Secretário da Saúde Max Almeida dos Santos, e o atual prefeito de Teixeira de Freitas, Timóteo Alves de Brito, pelo não cumprimento de metas relacionadas a análise de qualidade de água a ser consumida nesta urbe.

A instauração do procedimento se deu em 31 de julho passado e estamos torcendo para que a qualidade de nossa água consumida seja a melhor possível.

JOÃO BOSCO DEFINE: NÃO SOU CANDIDATO

O ex-prefeito João Bosco Bittencourt desistiu, oficialmente, de ser candidato a deputado estadual. Convocado para coordenar a campanha petista no Extremo Sul, João foi convencido de que a tarefa é árdua e não daria para acumulá-la com a candidatura.

Presidente do PT de Teixeira de Freitas, João vai ter tempo para suas inúmeras atividades?

OS CANDIDATOS DE JOÃO

Em lançamento no diretório do PT, João Bosco apontou seus candidatos: para estadual vai de Paulo Rangel e para federal Josias Gomes. Para João, são dois petistas históricos, amigos de Teixeira de Freitas e lutadores pela causa democrática. Para governador vai de Rui Costa e, para presidente, Lula ou quem seu partido, o PT, indicar. Espera seguidores.

Cada vez mais, os horizontes, a respeito de candidaturas, se delineiam.

A PESQUISA

Para maior desespero dos golpistas, saiu mais um resultado de pesquisa sobre as eleições presidenciais. O resultado: Lula (PT) - 37,3% Jair Bolsonaro (PSL) – 18,8% Marina Silva (Rede) – 5,6% Geraldo Alckmin (PSDB) – 4,9% Ciro Gomes (PDT) – 4,1% Alvaro Dias (Podemos) – 2,7% Guilherme Boulos (PSOL) – 0,9% João Amoêdo (Novo) – 0,8% Henrique Meirelles 0,8%, Cabo Daciolo (Patriota) – 0,4% Vera (PSTU) – 0,3% João Goulart Filho (PPL) – 0,1% José Maria Eymael (DC) – 0% Branco/Nulo – 14,3% Indeciso – 8,8%... –

Mesmo com toda a perseguição, Lula leva com facilidade.

TRANSFERÊNCIA DE VOTOS

Considerando apenas o universo de eleitores que inicialmente declararam voto no petista (37,3%), o ex-prefeito Fernando Haddad, vice na chapa de Lula, ficou em primeiro lugar, com 17,3% das intenções de voto, seguido de Marina Silva e Ciro Gomes, com 11,9% e 9,6%, respectivamente. Somados, votos brancos e nulos e índice de indecisos representam 47,9% do total.

A lambada vai ser feia.

FECHANDO A NICA

Homenageando D. Valdelira de Jesus, mãe do jornalista Ivan Rocha:

“Quem é essa mulher
Que canta sempre esse estribilho?
Só queria embalar meu filho
Que mora na escuridão do mar,

Quem é essa mulher
Que canta sempre esse lamento?
Só queria lembrar o tormento
Que fez o meu filho suspirar.

Quem é essa mulher
Que canta sempre o mesmo arranjo?
Só queria agasalhar meu anjo
E deixar seu corpo descansar.

Quem é essa mulher
Que canta como dobra um sino?
Queria cantar por meu menino
Que ele já não pode mais cantar.”

Letra de Angélica, de Chico Buarque, música composta em homenagem a Zuzu Angel, que nunca desistiu de procurar Stuart, seu anjo, assassinado pela ditadura.

CORRESPONDÊNCIA

Gracilian Escobar

Um estrato da população busca cenas de crimes. Entretanto, temos uma aula de poesia com A Nica; são absurdas as escolhas de uma parte população, vejamos Teixeira de Freitas, 19 cadeiras na Câmara e só salvamos 10 %dos edis. Expresso minha singela opinião, excluam julgamentos acerca do site. Aguardamos mais dicas de livros.

Resposta: Dessa vez recomendamos “A Lista de Schindler”: precisamos de exemplos nesses tempos tão bicudos. Volte sempre.

Google proíbe publicidade política para as eleições municipais

O Google informou nesta quarta-feira (24) que, a partir de maio, vai proibir a veiculação de anúncios políticos para as eleições

Teixeira de Freitas celebra Emancipação com antecipação de

Teixeira de Freitas: A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas anuncia uma alteração no calendário de feriados locais: o feriado municipal

Trajetória de Lucas Bocão: De Radialista a Político

Teixeira de Freitas: Regionalmente conhecido como Lucas Bocão, Ubiratan Lucas Rocha Matos nasceu em 13 de janeiro de 1973, em Itabuna/BA. Criado

Mulheres Fortes e Novos Nomes Emergem na Pré-Campanha de Teixeira de

Teixeira de Freitas: Na pré-campanha fervilhante de Teixeira de Freitas, diversos nomes se destacam com determinação rumo à possível

Kátia Oliveira lamenta falecimento do ex-prefeito de Teixeira de

Bahia: A deputada estadual Kátia Oliveira (União Brasil) lamentou neste sábado (20) o falecimento do ex-prefeito de Teixeira de Freitas Temóteo

Morre o ex-prefeito Temóteo Brito: Conheça sua trajetória marcada

Teixeira de Freitas: Com imensa tristeza, comunicamos o falecimento do ilustre político e agropecuarista Temóteo Alves de Brito, aos 82 anos.

PF deflagra operação contra fraude em contratação de empresa por

Uma operação da Polícia Federal (PF) foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (18) em Ilhéus e Itabuna, no Sul; e Salvador. Intitulada de

Com saída do DC, o vereador Ronaldo Cordeiro deixa a base aliada do

Teixeira de Freitas: Ronaldo Alves Cordeiro, conhecido pelo apelido “Baitakão” e admirado por seu jeito simples e habilidoso de lidar com as

Mudança Política em Teixeira: Vereador Ailton Lacerda deixa o

Teixeira de Freitas: Em um movimento político surpreendente, o vereador Ailton Lacerda Ferreira anunciou sua desfiliação do partido PODEMOS e

Foco, força e fé: A inspiradora trajetória de Talitha Rendeiro

Teixeira de Freitas: Talitha Rendeiro Paranhos, CEO da revista Mulher em Foco, é uma mulher cuja vida é guiada pela fé e integridade. Nascida em

Nossos Apoiadores: