Campanha eleitoral no rádio e na televisão começa nesta sexta (31); Camarotti comenta
A campanha eleitoral entra na fase decisiva com o início da propaganda gratuita no rádio e na televisão a partir desta sexta-feira (1º). Até o momento, a campanha tem sido feita de forma tímida, em atividades de rua e eventos, e tem se mostrado ativa nas redes sociais.
Mesmo assim, as pesquisas indicam a primazia da força do tempo de televisão.
Na disputa nacional, o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, que tem o maior tempo, apostará todas as fichas nas inserções comerciais para recuperar intenções de votos. A ordem é mirar no candidato do PSL, Jair Bolsonaro, bem colocado nas pesquisas.
No PT, a estratégia é aproveitar os primeiros programas para tentar repassar para Fernando Haddad parte das intenções de votos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pode ter a candidatura barrada pelo TSE. Haddad é candidato a vice na chapa do PT, mas pode assumir protagonismo na candidatura se o TSE aceitar impugnação contra Lula.
Já Marina Silva, da Rede, Ciro Gomes, do PDT, e o próprio Bolsonaro – todos com tempo reduzido no horário eleitoral – devem priorizar entrevistas e a mobilização na internet para tentar compensar a desvantagem na propaganda gratuita.
Na internet, a eficácia da mobilização dos candidatos ainda é uma incógnita. Será testada pela primeira vez com força nessa eleição. Já há o primeiro caso de publicidade irregular: o PT é acusado de pagar influenciadores digitais para propaganda na internet.
Uma coisa é certa: nos Estados Unidos, a força das redes sociais ajudou, sim, a influenciar o resultado da disputa presidencial em 2016.
Editoria de Arte / G1