Teixeira de Freitas: No início da tarde desta quinta-feira, 30 de agosto, um protesto organizado por pacientes e familiares de pacientes do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF) movimentou a porta da unidade de saúde. O fato aconteceu após a surpreendente demissão do médico Dr. Marcelo Belitardo, que é referência em atendimento e tratamento humano na unidade. Após tomarem conhecimento da demissão sem nenhuma justificativa, o protesto foi organizado e cartazes e faixas foram confeccionadas. O fato intrigante na demissão é que ela ocorreu após uma ação do Ministério Público que descobriu uma fraude em cilindros de oxigênio que estavam sendo usados na unidade.
Durante a manifestação os pacientes e familiares de pacientes exibiram cartazes com os dizerem: #Volta Dr. Marcelo, “Nós precisamos de Dr. Marcelo no Regional”, “Dr Marcelo merece respeito”, “Quero Dr. Marcelo de volta”. Além dos cartazes, faixas eram levantadas assim que o trafego era interrompido. As faixas diziam: “Juntos somos mais fortes Dr. Marcelo Belitardo tem que voltar para o HMTF” e “A voz do povo clama pela volta de Dr. Marcelo Belitardo no HMTF”. O vice-prefeito de Teixeira de Freitas, Lucas Bocão, esteve no local e usou a palavra para tecer xingamentos contra o atual prefeito. O mesmo ainda disse que tem prerrogativa para apontar os erros da atual administração.
Já o momento mais gritado e aplaudido pelos manifestantes foi o momento em que o vereador Marcos Belitardo, irmão do Dr. Marcelo, chegou ao local e foi convidado para usar da palavra. Em um discurso repleto de acusações, o vereador acusou o presidente da Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas, Agnaldo da Saúde e também citou o vereador Arnaldinho. No seu discurso Marcos Belitardo disse: “Agnaldo, o que vossa excelência fez e faz pela saúde para carregar contigo esse nome saúde? O senhor não faz nada, a não ser compactuar com os seus interesses”.
E acrescentou: "Hoje foram 10 cirurgias canceladas, 03 oncológicas e 07 que não são oncológicas. Se fosse da família de vossa excelência qual seria a sua postura? Seria de levar para fazer cirurgia fora? Como foi feito com um parente do vereador Arnaldinho, que também se diz da saúde. Eu estou aqui para defender o direito do coletivo, e não vou me curvar a vossas excelências”.
O vereador ainda falou sobre uma reunião que estaria acontecendo na casa do prefeito de Teixeira de Freitas e em um tom forte afirmou: “Vossas excelências estão reunidas sabem onde? Na casa do prefeito Temóteo Brito agora, para quê? Almoçando uma comidinha gostosa. Eu não faço oposição a pessoas, eu faço a fatos. Mas, com essa perseguição politiqueira suja, eu vou levar nome às pessoas que praticam esses fatos sujos. Muito obrigado aos senhores e as senhoras”.
O vereador voltou a usar a palavra e questionou onde estaria a diretora do HMTF, e disse que a mesma estaria em viagem para o Paraguai e finalizou: “Não sejam canalhas. Venha, venham pra cima, me processem, eu não vou me curvar não. Eu tenho uma coisinha linda chamada caráter”. Segundo os manifestantes, as ações em apoio ao Dr Marcelo Belitardo irão continuar, e eles aguardaram um posicionamento do prefeito da cidade.
Nossa equipe entrou em contato com o vereador e presidente da Câmara de Vereadores, Agnaldo Barbosa, o Agnaldo da Saúde, citado no vídeo pelo vereador Marcos, mas, nossas ligações não foram atendidas. Já o vereador Arnaldinho, citado também na fala do vereador Marcos, estava em reunião e não atendeu as ligações. O Liberdade News se põe a disposição das partes citadas para suas versões e posicionamento sobre as denúncias e citações do vereador.
Por: Rafael Vedra/LiberdadeNews