Lajedão: Após Moção de Repúdio, aprovada na Câmara Municipal de Lajedão, por indicação do vereador Rodrigo Caires, sobre a queimada da palha de cana, no entorno do distrito de Vila Betinho, a direção da Empresa Agro Unione emitiu uma nota, informando que já tomou providências para solucionar o problema.
Segue abaixo a nota na íntegra:
"No dia 21 de agosto, o Sr. Antônio Freire de Oliveira Júnior entrou em contato com a diretoria da Agro Unione, informando sobre as reclamações recebidas sobre as queimadas de cana de açúcar, próximo às residências no Distrito de Vila Betinho.
Tomamos conhecimento também, no dia 29/08, através da Secretaria de Meio Ambiente, sobre a emissão no dia 23 do corrente mês, da Moção de Repúdio, de número 001/18, do Senhor Rodrigo da Silva Caires, vereador deste município, onde foi submetido ao plenário da Câmara de Vereadores do município de Lajedão, o mesmo assunto já abordado anteriormente pela Secretaria de Meio Ambiente.
Em resposta, a Agro Unione tem a informar que tomou conhecimento e, de imediato, entrou em contato com essa secretaria na intenção de buscar uma solução para o fato ocorrido, onde tivemos várias conversas por telefone, pois, é hábito desta empresa estar sempre pronto a apoiar ações de melhorias em suas operações, que contribuam para as comunidades, fato este é a geração de empregos, melhores condições de trabalho, obediência às leis de trabalhistas e de ambiente, e ações de cunho social em que apoiamos.
Desta forma, estamos adotando de imediato a implantação de uma faixa de segurança ao redor do distrito da Vila Betinho, onde efetuaremos o corte de cana crua, apesar desta ação aumentar consideravelmente os custos de nossas operações de corte, devido à baixa produtividade que se obtém nessa modalidade.
Essa decisão tem a finalidade de eliminar o impacto no distrito de Vila Betinho. Com essa atitude atendemos à solicitação da Secretaria de Meio Ambiente e da Câmara Municipal de Lajedão, pois entendemos que necessitamos compartilhar os espaços com a população, de forma amistosa, para um convívio harmonioso.
Colocamos-nos desde já à disposição para, sempre que necessário, dialogar com as instituições sobre o bem maior, que é a população deste município".
O vereador Rodrigo Caires agradeceu à empresa pela presteza e rapidez em responder à Moção de Repúdio, e se colocar disposta em resolver o problema, se comprometendo a não queimar mais cana em área inferior a 500 metros da zona urbana.
Um vídeo gravado por populares mostra o horror vivido pela pequena comunidade, quando as queimadas ocorrem. "A Vila Betinho está pegando fogo. Meu Deus do céu. Que absurdo, que falta de respeito com a comunidade", disse uma moradora.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews