Ramiro Guedes
LUTO CULTURAL
Esse escriba, quando tinha 15 anos, foi passar encantadoras férias no Rio de Janeiro. Lá, moravam meu irmão Saul e minha irmã Norah. Fiquei na casa de Saul, no Leme, e Norah se encarregou de me levar aos pontos turísticos do Rio, Corcovado, Pão de Açúcar e outros encantos. Um dos passeios foi o da Quinta da Boa Vista, onde ficava o Museu Nacional. Ficava. Tantos anos depois, com a alma em luto, recordo a magnífica beleza natural da Quinta da Boa Vista e uma bela memória brasileira e mundial, guardada no Museu. Leio as histórias do incêndio e tomo conhecimento de que já havia previsão de que tal tragédia era uma coisa anunciada e que o Museu se encontrava praticamente abandonado.
Um país que não zela pelos seus repositórios históricos pode ser chamado de país?
CINISMO OFICIAL
Ao ler a nota de pesar com que o presidente Temer registrou o incêndio do Museu Nacional, como se os órgãos governamentais nada tivessem de responsabilidade na tragédia, lembrei-me de uma frase do saudoso vereador Gessé Inácio do Nascimento. Comentando uma estripulia de um famoso político local, Gessé foi brilhante: “Ramiro, Ramiro, esse homem mata e vai chorar na sentinela”.
Qual Temer, lamentando o incêndio do Museu.
LÁ EM CURPIOBA MIRIM
A prefeita de Curpioba Mirim, D. Brígida Campolargo, é largamente conhecida por seu perfil ditatorial. Ex-delegada de polícia, quando exerceu plenamente seu vezo de violência, D. Brígida carregou para a vida política essa característica. O correspondente da coluna em Curpioba, jornalista Sóstenes Cauim Velásquez, conta que D. Brígida acaba de apertar o rim de 3 vereadores da cidade, todos da bancada da prefeita, por ela beneficiados com cargos para a parentalha e amigos. Os ilustres edis foram chamados pelo prefeito de uma cidade próxima, que a eles ofereceu 25 mil reais para que votassem em sua filha, proposta como candidata a deputada estadual. Os 3 aceitaram a proposta e retornaram à Curpioba, com muita felicidade pelos bolsos fornidos.
Aí é que se deu a confusão.
AINDA EM CURPIOBA MIRIM
Brígida ficou indignada pela atitude dos vereadores, pois tinha destino para os votos de toda a sua bancada.Era líder e não podia sofrer tal afronta e desprestígio. Atitude imediata de D. Brígida: chamou os vereadores, deu-lhes uma bronca federal e tomou deles todos os cargos doados. Sexta feira, 31 de agosto, o RH da Prefeitura de Curpioba Mirim ficou cheia de uma triste procissão de quem peregrinava por lá, para assinar a demissão.
Dizem que os vereadores desobedientes estão tentando desfazer o busílis, mas D. Brígida está furiosa e nem quer conversa.
O OXIGÊNIO DA MORTE
Com muita razão, o prefeito de Teixeira de Freitas, Timóteo Alves de Brito, cancelou o contrato que a prefeitura mantinha com a empresa ASSIS E RODRIGUES LTDA, acusada pelo MP de estar fornecendo oxigênio industrial, impróprio para consumo humano, ao invés de medicinal a várias unidades hospitalares, entre elas o Hospital Municipal e a Unidade Materno Infantil de Teixeira de Freitas. O MP está investigando o fato e espera-se que a Prefeitura também o faça.
Espera-se todo o vigor na apuração, pois vidas humanas podem ter se perdido.
A INVESTIGAÇÃO EXIGIDA
Sem que se promova qualquer caça às bruxas e garantindo aos acusados de participação na tramóia do oxigênio adulterado a mais ampla defesa, a população, indignada, exige profunda apuração do caso. Há suspeitas levantadas que o número anormal de óbitos ocorridos nas unidades hospitalares em 2017, possa ter sido por conta do oxigênio adulterado e que muitas pessoas possam ter lucrado muito com a falcatrua sinistra. Que o inquérito seja aprofundado e que TODOS os culpados sejam punidos na forma da lei.
E quando falamos em TODOS os culpados punidos, que sejam TODOS, independente do cargo que ocupem.
ALVÍSSARAS
Esse escriba recebe faustosa notícia. Meu amigo Erlan, do Temat, nos confidenciou que vem para Teixeira de Freitas a Feira do Livro, nos moldes da que está em Porto Seguro. A promoção é da Casa de Cultura. Esperemos que seja para breve e que na feira haja engenho e arte livrescos.
Teixeira de Freitas precisa.
AS GELADEIRAS DA LEITURA
O Coletivo das Artes Motirô pretende espalhar pela cidade dez geladeiras de leitura. São 10 geladeiras já fora de uso, reformadas e plotadas que, cheias de livros, serão colocadas em pontos e bairros da cidade. Já existe uma na Câmara Municipal e outra será instalada no Shopping Teixeira Mall brevemente. Os livros poderão ser lidos no local ou levados para casa para posterior devolução.
A idéia inicial foi da UFSB e o Coletivo a adotou. Para doação de livros, o contato é 998333137, com Cátia Aslene.
QUAL A SURPRESA?
O TSE, que muita gente está definindo como Tribunal da Sujeira Eleitoral, alijou o presidente Lula da disputa eleitoral, mesmo contrariando parecer do ONU, que exigia a participação de Lula no processo até o julgamento de todos os recursos do ex-presidente em segunda instância. O que surpreendeu foi o voto do ministro Fachin, que optou por seguir a resolução da ONU.
Enquanto isso, Lula lidera as pesquisas – isso o golpe não consegue atingir.
CORRESPONDÊNCIA
Abmael Amado
Acho que faltou a lembrança de que A Hora da Estrela rendeu um dos mais belos filmes nacionais, que deu a Marcelo Cartaxo o Urso de Prata do Festival de Berlim.
Agradeço penhoradamente a citação.
Resposta: Fica agora a responsabilidade da coluna estar sendo lida por Borges Sampaio, gênio da advocacia, da língua e do bom caratismo. Volte sempre.
Gracilian Escobar
Jesse Souza A elite do atraso uma boa aula para eleitores alienados. Acerca do secretário indico Kafka texto diante da lei. A cultura educa. Povo que não sabe refletir sempre votará no fascismo das mídias. Vivemos sob a égide de um governo com 2% de aprovação Nacional o o temeroso não cai. Eita congresso é STF é senado que se coadunam no golpe.
Resposta: Excelentes conceitos sobre cultura e sua função educativa, além do “saber refletir”. Volte sempre.
FECHANDO A NICA
“A hipocrisia existe, e existirá, como soberano absoluto de todos os poderes humanos, porque precisamos do tecido felpudo e opaco das mentiras para cobrir tudo o que por baixo da roupa nos resta ainda de hircino, de viloso e de selvagem.” (Paolo Mantegazza)
“Os deuses amam os que morrem jovens porque o absoluto é a sua medida.” (Fernando Pessoa)
“A objeção, o desvio, a desconfiança alegre, a vontade de troçar são sinais de saúde: tudo o que é absoluto pertence à patologia.” (Nietzche)
“O homem vendido por outro pode não ser escravo; o que se vendeu a si mesmo, esse é o escravo absoluto.” (John Ruskin)